Buscar

apresentaocadeiadesuprimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Integrantes do Grupo:
Alda Rodrigues 
Luana 
Giliade 
Jonathan
*
*
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Tópicos Abordados: 
O papel do Planejamento Agregado na Cadeia de Suprimentos
 O problema do Planejamento Agregado
 Estratégias do Planejamento Agregado
*
*
Cadeia de Suprimentos
Exemplificação Gráfica 
*
*
Exemplo 
 Cadeia de suprimentos de suco de laranja concentrado: 
*
*
Planejamento Agregado na Cadeia de Suprimentos
O objetivo do plano agregado é para satisfazer a demanda de uma forma que maximiza o lucro para a empresa ao longo do horizonte de planejamento. O período de tempo para o planejamento agregado não é suficiente para a construção de um novo conjunto de instalações para aumentar a produção e atender o aumento da demanda. Do mesmo modo também não é suficiente para reduzir a capacidade também. Assim, em alguns períodos do horizonte de planejamento , pode haver capacidade ociosa e, em alguns períodos, o inventário pode precisar de ser acumulado.
Planejamento agregado é feito para um determinado projeto da cadeia de suprimentos. Isto significa que a capacidade das diversas instalações na cadeia de abastecimento são restrições agora. Mas a demanda tem variabilidade previsível ou prevista para período a período no horizonte de planejamento. Além disso há uma variação da procura, que não pode ser prevista. Plano agregado é feito para se maximizar o lucro a partir da demanda estimada e dadas as limitações da cadeia de suprimentos.
*
*
A definição do Problema de Planejamento Agregado
Dada a previsão de demanda para cada período do horizonte de planejamento, determinar o nível de produção, nível de estoque e do nível de capacidade (a variação medida é possível, como números de turnos, horas extras, etc.) para cada período que maximiza o lucro da empresa ao longo do horizonte de planejamento.
*
*
Dados necessários Para Planejamento Agregado
Previsão de demanda em unidades para cada período do horizonte de planejamento.
Dados de custo:
Custo do trabalho – por tempo regular e horas extras
Custo de subcontratação
Custo de mudar a capacidade de contratação e demissão de trabalhadores
Custo de adição ou redução de capacidade da máquina
Custo de manutenção do estoque ou segurando custo
*
*
Dados necessários Para Planejamento Agregado
Falta de estoque ou carteira de custo ou aterro custo
Man hours e horas de máquina necessários por unidade 
Restrições 
Horas extras
Demissões 
Capital para financiamento de estoque
Rupturas
*
*
Dados necessários Para Planejamento Agregado
Para obter dados de custos necessários para a tomada de decisão do modelo, os gestores da cadeia de suprimentos, gerentes de produção e planejadores de produção tem que projetar e desenvolver sistemas em sistema de contabilidade gerencial para obter os dados do passado e tem que ter a ajuda de executivos envolvidos nas previsões econômicas e várias atividades operacionais como compra / contratação sub, gestão de recursos humanos, etc.
*
*
Agregados Estratégicas de Planejamento
Estratégia Chase: Capacidade é a alavanca. Capacidade é alterada conforme a demanda. Capacidade inclui tanto a capacidade da máquina e capacidade de poder do homem. 
Workforce tempo flexibilidade estratégica de capacidade com base: Workforce trabalha para mais ou menos tempo, dependendo d demanda. A capacidade da máquina não é variada. Tamanho da força de trabalho também não é variado, mas o tempo de trabalho é feita flexível.
Estratégia nível: Os níveis de produção são mantidos uniforme e inventário é acumulado durante os períodos de folga e utilizado durante os períodos de pico de demanda. Neste caso, em algum excesso de produção mês está lá e é realizada como inventário e, em alguns meses, algumas ordens não serão cumpridas. Ela pode ser usada quando os custos de inventário e pedido pendente, são relativamente baixos.
*
*
Algumas Sugestões Para Planejamento Agregado Eficaz:
Fazer análise de sensibilidade e ser flexível com os planos de agregação.
Estar pronto para executar novamente o plano agregado quando as condições o justificarem.
Como a utilização da capacidade aumenta, mais atenção é necessária em planejamento de capacidade. 
*
*
CONCLUSÃO
Consumidores estão demandando cada vez mais preços competitivos, menores prazos de entrega e acompanhamento em tempo real. Para que isso aconteça uma cadeia de suprimento bem planejada é fundamental.
Devido a terceirização de manufaturas e logisticas, as cadeias de suprimentos estão se tornando cada vez mais complexas, portanto coordenar esse novo processo da cadeia de suprimento se tornou um grande desafio e a colaboração entre parceiros (fornecedores) se tornou um ponto chave.
*
*
Bibliografia:
- Administração da Produção - Nigel Slack, Stuart Chambers e Robert Johnston

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais