Buscar

Atividade 1 Saneamento Básico Unigran

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Saneamento Básico
Profa. Ma. Ana Paula Silva Teles
AULA 1: História do Saneamento Básico no Mundo
O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Qual o objetivo do ODS 6? Não esqueça de informar as fontes consultadas (caso houver) que embasaram sua resposta.
R: São objetivos que visam levar melhor qualidade de vida para a população. Acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e levar paz e prosperidade. Como exemplo, podemos citar o Objetivo 6 que procura garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 25/10/2021.
AULA 2: Saneamento Básico no Brasil
Comente sobre duas ações que, na sua opinião, devem ser consideradas prioritárias para a melhoria da saúde ambiental de uma sociedade. Não esqueça de informar as fontes consultadas (caso houver) que embasaram sua resposta.
R: Acredito que duas ações muito importantes são a redução da produção de lixo bem como a reciclagem. Se essas ações forem efetivas, a demanda por matéria prima irá diminuir, provocando uma reação em cadeia, fazendo com que reduza o consumo energético, a extração de matéria prima e a emissão de poluentes no meio ambiente.
AULA 3: Legislação e Políticas
Cite pelo menos três legislações brasileiras que abordam a temática saneamento básico, com número da lei, data de publicação e ementa (texto que descreve de forma sucinta a lei).
R: A Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007 veio tentar normatizar a questão, em especial quanto à titularidade dos serviços de saneamento básico, cuja indefinição legal estava contribuindo de forma decisiva para que o problema não fosse enfrentado. Todavia, é necessário que se ressalte que a norma jurídica é impotente para solucionar os problemas decorrentes da inexistência de recursos financeiros para a implementação das medidas urgentes e necessárias em matéria de saneamento básico, decorrentes de uma enorme dificuldade de investimento por parte do Estado e uma resistência nem sempre justificada de conceder o serviço (ANTUNES, 2020, p. 898).
Lei Federal n° 14.026, de 15 de julho de 2020, que estabelece o Novo Marco Legal 23 do Saneamento, cujas principais alterações são a previsão da universalização dos serviços de água para 99% da população brasileira e de coleta e tratamento de esgoto para 90% dos brasileiros até 2033. Também prevê o encerramento dos lixões até 2024 para os municípios que elaborarem seus planos municipais de resíduos sólidos. Pressupõe a viabilização de investimentos privados nos serviços de saneamento.
Lei Federal n° 6.938, de 31 de agosto de 1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), tem por objetivo “a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana”.
AULA 4: Abastecimento de Água Potável
Pesquise sobre o abastecimento de água potável em sua cidade e elabore um texto apresentando a sua opinião em relação ao serviço prestado, além do percentual da população com acesso a este serviço de saneamento básico. Não esqueça de informar o nome de sua cidade e estado, bem como as fontes consultadas (caso houver) que embasaram sua resposta.
R: A cidade em que resido, Chapecó – SC, não possui um bom sistema de abastecimento de água potável. A cidade possui uma única fonte de captação de água, um pequeno rio que corta o município, que já não é mais suficiente para a demanda da cidade que está em 43128 m3 por dia nas suas 68753 unidades consumidoras. Nos dois últimos anos, enfrentamos estiagens nas quais o rio ficou praticamente seco e houve a necessidade de um forte racionamento. Além disso, há uma perda de 47,6% nos encanamentos pela cidade. O abastecimento de água chega a 100% das residências, mas o esgoto apenas a 42%.
Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/chapeco/pesquisa/30/0. Acesso em 25/110/2021.

Outros materiais