Buscar

Avalição DISCURSIVA Acessibilidade e Inclusão Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (Cod.:682404)
Peso da Avaliação 4,00 Prova 39024162
Qtd. de Questões 2 Nota 10,00
1 - A Acessibilidade metodológica busca promover uma educação sem barreiras de técnicas, métodos e teorias. Consiste na inclusão de materiais didáticos adequados para atender às necessidades educacionais especiais, deseja-se que educadoras e educadores tenham o conhecimento das teorias da inteligência múltipla, compreendendo diversos estilos para ensinar e aprender. Disserte sobre as recomendações quanto a essa dimensão de acessibilidade.
Resposta esperada
*Recomenda-se a adequação dos métodos de ensino, atendimento especializado, bidocência, a presença de estagiárias e estagiários para auxiliar e educar de forma participativa, *uso de laboratórios especializados no espaço escolar, diversidade de materiais na biblioteca e/ou brinquedoteca para pessoas com deficiência e a criação de projetos acessíveis, *como projetos de competência em informação realizados por profissionais de Biblioteconomia.
2 - A Acessibilidade comunicacional visa extinguir barreiras na comunicação interpessoal, no acesso à informação escrita e virtual. Acessibilidade comunicacional é, portanto, oferecer recursos, atividades e bens culturais que promovam independência e autonomia aos indivíduos que necessitam de serviços específicos para acessar o conteúdo proposto. Disserte sobre algumas formas práticas de implantação de acessibilidade comunicacional.
Resposta esperada
*Esse tipo de acessibilidade ocorre na comunicação face a face, *na impressão de materiais bibliográficos e placas em braile, *o uso de computadores adaptados para pessoas com baixa visão, *na inclusão de intérpretes de libras nos programas de televisão, *o uso de áudio livros,* recursos auditivos nos caixas eletrônicos *e uso de softwares especiais para navegação na internet, entre outros recursos.

Outros materiais