Buscar

GABARITO 1ANO CAPIT 20-QUESTOES 1 2 E 3 livro sociologia do sec XXI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO DE SOCIOLOGIA 1°ANO SEMANA 1 e 2/ 4° BIMESTRE
CAPÍTULO 20- “ A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA...” RELIGIOSIDADE E JUVENTUDE NO SÉCULO XXI
1- Explique a importância da religião para Durkheim, Marx e Weber.
Para Durkheim, toda religião tem como característica separar o mundo em coisas profanas e sagradas. Nas coisas profanas os indivíduos têm atitudes utilitárias, ou seja, objetos, ideias e coisas, quando não servem mais, podem ser descartados, pois só têm valor na medida em que são úteis. Nas coisas sagradas ocorre o contrário, objetos, ideias e coisas assumem um valor superior ao dos indivíduos. O sagrado é objeto de adoração, é superior ao homem, é reverenciado. O homem não é mais o centro do universo e nem a origem das coisas.
Para Marx, a religião não faz o homem, o homem é quem faz a religião. Ela é a expressão de um sofrimento real dos homens, ou seja, eles têm necessidade de acreditar em algo para aliviar seus sofrimentos, como o ópio. Por outro lado, segundo Marx, as classes dominantes utilizam-se da religião como ideologia para dominar os oprimidos e explorados. Portanto, a religião é vista como ilusão, ideologia que contribui para justificar uma dominação de classe. Weber defende que, na compreensão dos comportamentos religiosos, podemos entender melhor as atividades humanas, pois a religiosidade influencia outras atividades humanas como a ética, a economia, a política, as artes. Em seus estudos, tentou provar que houve uma mudança na concepção de trabalho a partir da ética protestante.
2 – Qual a importância do estudo das religiões para a Sociologia?
O estudo das religiões é importante para uma melhor compreensão de nossa sociedade pois, muitas vezes, as ações dos indivíduos não são inspiradas só por interesses econômicos ou políticos, mas também por questões religiosas.
3 – A religiosidade é um fator importante na vida dos jovens de hoje? Por quê?
Segundo pesquisa conduzida pela socióloga Regina Novaes, os jovens estão à procura da religião, pois estão preocupados com o futuro e querem uma explicação para o sentido da vida. Para a atual geração de jovens brasileiros, o futuro, o mercado de trabalho e as drogas são fatores de sofrimento. A religiosidade ajuda a tornar isto suportável. Diante da dura competição do mercado de trabalho, que cria muitas angústias, somente o acesso à informação tecnológica e científica não basta. As religiões incentivam a formação de grupos jovens, que têm o papel social de ser um lugar de trocas, onde o lazer se associa à religião.
Dialogando com a turma 
1-sim. Infelizmente, isso vem acontecendo com muita frequência em nosso país e em outros lugares do mundo. Na realidade, há muitos líderes religiosos mal intecionados que usam a fé para enganar pessoas em troca de promessas e milagres e em troca as pessoas dão grandes ofertas em dinheiro e bens materiais.
2-Não acho possivel, pois tais religioes possuem um grande número de adeptos e assim como outras religiõesseus ensinamentos emantras são passados de geração em geração.
Verificando o seu conhecimento
1- Letra E
2- Letra B

Continue navegando