A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Fisioterapia imediata no esporte

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fisio Esportiva
Atendimento imediato do fisioterapeuta no esporte
· Acalmar o atleta sempre na hora da lesão. A tendência é que ele se sinta pressionado pela competição e machucar próximo ao momento do campeonato pode piorar
Benefícios: colocar a mão encostando no ombro para nocicepção e usar abordagens com uso da fala motivadora dizendo que a situação está controlada
· Próximas abordagens podem ser Regra de Otawwa (em caso de entorse) 
· Diminuição de inchaço de edema
· CRIOMASSAGEM – Padrão ouro para uso de gelo como forma analgésica
· No momento, não importa identificar qual ligamento sofreu a lesão e nem qual grau foi a entorse. O que pode ajudar é a avaliação da funcionalidade explicado mais á baixo
· Mobilização fascial: a fáscia é o primeiro a ser impactado em caso de desequilíbrios do sistema. É a primeira barreira de proteção! 
· A fáscia tende a sofrer densificação
· São 3 a 5 minutos no mínimo para liberar a parte densificada
· BANDAGEM ou BRACE: Solicitar o atleta que escolha a que ele se sinta melhor (ele pode ter alergia ao esparadrapo da bandagem, por exemplo)
· REGRA DO ACDC
· A: Atenção total ao jogo (sem celular, sem distrações) para enxergar o mecanismo de lesão
· C: Controle do atendimento (local e atleta! E no atleta: foi emergencial?) o local permite atendimento sem atrapalhar os outros atletas e o jogo? O atleta possui sinais vitais? Sofreu concusão na cabeça?
· D: Descartar lesão séria 
· C: Considerações e tomada de decisão ( não é todo atleta que deve voltar para o campeonato. Não somos superheróis e devem ser pensados os próximos jogos para que ele consiga se recuperar para os mais importantes)
PEACE AND LOVE 
(Protocolo atualizado em substituição ao POLICE)
Proteção; Elevação; Antiinflamatórios (evite); Compressão; Educação;
& Carga (a dor vai guiar se é seguro aumentar a carga) ; Otimismo; Vascularização; Exercício.
· O uso de gelo não foi incluído nesse protocolo (existem discussões acerca disso)
· Teste de lesão alta de tornozelo (sindesmose): chamado de SQUEEZE TEST
È feita uma compressão medial e lateral com a fíbula e a tíbia: em caso de presença de dor insuportável, é confirmada a lesão.
· Teste simples de funcionalidade SLL TEST
Possui 4 níveis: desde não conseguir ficar de pé 1; consegue sustentar em pé 2; levanta na ponta do pé por 3 segundos e 3 vezes seguidas 3; realiza 3 “pulinhos” 4;
CRIOTERAPIA COM INTERVALO
Um artigo publicado em 2006 na BR J SPORTS MED, foi verificado que 10 MINUTOS de crio + 10 MINUTOS de repouso\movimentação + 10 MINUTOS de crio novamente demonstrou maior melhora da lesão e mais efeito analgésico do que 5 a 15 minutos contínuos da crioterapia.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.