Buscar

resumo direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOÇÕES BÁSICAS DE DIREITO
Conceito de DIREITO – É um conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para a realização da segurança segundo os critérios de justiça.
 a) Normas = são as regras que definem os procedimentos a serem adotados pelos destinatários do Direito. As proibições impostas pelas normas jurídicas traçam a linha divisória entre o lícito e o ilícito.
 b) Imposto coercitivamente pelo Estado – Entre as diversas espécies de normas, apenas as jurídicas requerem a participação do Estado. Este controla a vida do país com a clássica divisão dos poderes: legislativo, executivo e judiciário. É a possibilidade do Estado utilizar a força para que o cidadão cumpra as leis e demais normas jurídicas.
 c) para a realização da segurança segundo os critérios de justiça – o aparato legal deve ser considerado como instrumento, meio, recurso, colocado em função do bem-estar da sociedade. A justiça é a causa final do direito, a sua razão de ser.
Espécies de normas Jurídicas
Várias são as espécies normativas, porém nos dias atuais podemos destacar a existência das seguintes:
 1) Normas definidas em tratados internacionais – São espécies normativas (tratados, convenções, protocolos) criadas pelos países signatários que definem a sua abrangência e coerção em caso de descumprimento. Esses tipos de normas obrigam quem participa (assina o documento) a fazer com que o direito interno de cada país respeite o acordado internacionalmente. Nesse tipo de norma, os costumes possuem grande relevância para o direito internacional.
 2) Normas constitucionais – São normas definidas na Constituição da República criadas ou pela assembléia constituinte, ou pelo poder de reforma do Estado para emendar a Constituição Formal.
 3) Normas infraconstitucionais – As leis são as normas infraconstitucionais mais conhecidas. São criadas pelo parlamento e se subdividem basicamente em lei ordinária e lei complementar.
 4) Normas infralegais – As normas infralegais são criadas a partir da lei, e em respeito ao disposto nelas, e geralmente advém do poder regulamentar do Estado. Dependendo da espécie normativa, as normas infralegais podem ser criadas por decreto, resolução, instrução normativa, portarias, etc.
Norma Constitucional – É a lei suprema do Estado, pois é nela que se encontra a própria estruturação deste e a organização de seus órgãos, é nela que estão as normas fundamentais do Estado, é só nisso se notará sua superioridade em relação às demais normas jurídicas. Há a supremacia material e formal.
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais classificam-se em:
1) Normas de EFICÁCIA PLENA e APLICABILIDADE IMEDIATA ou integral: aquelas que desde logo produzem todos os efeitos, não necessitando de qualquer atuação do legislador ou administrador para sua aplicabilidade. Ademais, não admitem qualquer tipo de restrição por parte das normas infraconstitucional. Ex.: artigos 1º; 2º; 5º, inciso I; 34.
2) Normas de EFICÁCIA CONTIDA (plena redutível ou restringível – termos de Michel Temer) e APLICABILIDADE IMEDIATA ou integral: aquelas que produzem efeitos desde logo, mas que podem ter seu alcance reduzido pelo legislador infraconstitucional. Diante da inércia do legislador, tais normas têm aplicação plena. Contudo, admite-se a imposição pela lei de alguns requisitos. Ex.: artigos 5º, incisos VIII, XIII e XV.
3) Normas de EFICÁCIA LIMITADA e APLICABILIDADE MEDIATA: aquelas que NÃO produzem efeitos de imediato, dependendo de um comportamento legislativo infraconstitucional ou da ação dos administradores para o seu integral cumprimento. São normas pendentes de regulamentação. Subdividem-se em:
a) normas constitucionais DE PRINCÍPIO INSTITUTIVO (são traçados esquemas gerais para que o legislador os preencha por lei), ex.: artigos 5º, inciso XXXII; 125 § 3º; 131;
b) normas constitucionais DE PRINCÍPIO PROGRAMÁTICO (são traçados princípios ou programas que servirão de diretriz para todos os órgãos estatais) Ex.: artigos 3º, 196, 205.
Obs.: As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, de acordo com o § 1º do art. 5.º, têm aplicação imed

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes