Buscar

Aula_05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 5	
EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
*/20
*
*
TEMA CENTRAL – AULA 5
As Variáveis Organizacionais.
 
Nesta aula vamos estudar cada um dos diferentes aspectos (fatores) da organização que tem impacto sobre o grau de satisfação dos trabalhadores e teremos a oportunidade de conhecer um questionário de pesquisa de clima organizacional.
*/20
*
*
 VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS (1)
Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima. As variáveis organizacionais são fatores que podem causar insatisfação nos trabalhadores. Por exemplo, um empregado de uma empresa pode estar descontente com a empresa por causa do seu salário. 
*/20
*
*
 VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS (2)
Outro empregado pode estar insatisfeito no trabalho, porque percebe que a sua empresa não investe no seu desenvolvimento profissional. Pode ter um empregado que se sente insatisfeito porque não vê qualquer possibilidade de ascensão profissional na empresa. O próprio chefe (superior imediato/gestor) pode ser a causa da insatisfação de alguns membros de sua equipe.
*/20
*
*
Aspectos da Organização
Como se vê vários são os aspectos de uma organização que podem impactar no grau de satisfação dos empregados de uma empresa.
 
Para melhor ilustrar vamos destacar alguns aspectos de cada variável que podem gerar insatisfação aos trabalhadores de uma empresa.
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (1)
 O Trabalho Realizado: a própria natureza, o tipo de trabalho realizado; os desafios que são impostos aos ocupantes do cargo (ou a inexistência deles); o volume de trabalho (excess0 de trabalho); a quantidade de empregados na equipe para a realização dos trabalhos.
 
 Salário: se ele está adequado, compatível com o cargo que a pessoa ocupa; se ele está compatível com o mercado; se pessoas que ocupam cargos de mesma importância recebem salários equivalentes; se ele atende às necessidades do trabalhador.
 
 Benefícios: se atendem às necessidades do trabalhador; se estão compatíveis com o que outras empresas oferecem.
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (2)
 Integração Interdepartamental: se existe uma boa relação entre os diversos setores da empresa. Se existe cooperação na relação entre eles.
 
 Gestão: esse é o fator que gera o maior número de pergunta nas pesquisas de clima. Trata-se do superior imediato. Aqui são avaliados aspectos como: competência técnica do chefe; relacionamento com a sua equipe; se ele reconhece os trabalhos excelentes; se ele dá feedback etc.
 
 Comunicação: nessa variável as pesquisas avaliam como o empregado percebe os meios de comunicação da empresa; se ele se sente bem informado sobre o que se passa na empresa.
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (3)
 Treinamento & Desenvolvimento da Carreira: aqui é avaliado o grau de satisfação com a capacitação do empregado para o trabalho, com o seu aperfeiçoamento contínuo, com as possibilidades de crescimento profissional. 
 
  Possibilidades de Ascensão Profissional: aqui a empresa avalia como o empregado percebe as suas possibilidades de crescimento profissional. 
 
  Relacionamento Interpessoal: mede a satisfação quanto a relação entre os membros de uma equipe de trabalho
 
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (4)
 Estabilidade no Emprego: avalia se o empregado se sente seguro trabalhando na empresa, se ele não se sente constantemente ameaçado em perder seu emprego.
 Processo Decisório: como o chefe imediato ou os demais gestores da empresa decidem. Se essas decisões são normalmente acertadas, justas.
 
 Condições Físicas de trabalho: a preocupação aqui é com os recursos que cada trabalhador necessita para realizar seu trabalho. Se ele possui as ferramentas que necessita, se suas instalações (seu local, seu posto de trabalho) são adequadas e confortáveis?
 
 
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (5)
 Relacionamento da Empresa com os Sindicatos: essa variável busca avaliar como o empregado percebe o sindicato que representa a sua categoria profissional. Se ele contribui para a melhoria do seu salário; se ele contribui para a segurança do seu trabalho, se ele protege o trabalhador quanto à segurança no emprego; se ele negocia benefícios extras para os trabalhadores.
 Participação: qual é a participação que os empregados têm na empresa, nos seus processos decisórios, naquilo que afeta o seu trabalho.
 
 
 
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (6)
 Pagamento dos Salários: se são corretos; se são em dia; se os empregados conhecem os descontos feitos; se são prontamente atendidos nas eventuais reclamações que fazem.
 
 Segurança do Trabalho: aqui se verifica a percepção do empregado quanto à preocupação da empresa com a segurança dos seus colaboradores; se a empresa investe para que seus empregados não se acidentem ou não corram riscos de contraírem uma doença decorrente do próprio trabalho que realizam. 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (7)
 Objetivos Organizacionais: se são conhecidos pelos empregados; se são desafiantes; se eles são encorajados a participarem de sua realização.
 
 Orientação da Empresa para Resultados: se a empresa direciona seus esforços para alcançar as suas metas.
 
 Disciplina: aqui a empresa busca saber como os empregados percebem o rigor disciplinar da empresa; se ela é rígida na sua relação com os empregados; se os gestores são justos na aplicação das punições; se as regras disciplinares estão claras e se são razoáveis.
 
 
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (8)
 Estrutura Organizacional: como é a estrutura da empresa. Se o empregado entende que a empresa é demasiadamente enxuta ou ao contrário, possui muitos setores, muitos cargos. 
 
 Ética e Responsabilidade Social: se a empresa é transparente, se é responsável na relação que mantém com os públicos com os quais ela interage; se o empregado conhece os projetos sociais que a empresa realiza.
 
 
 
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (9)
 Qualidade e Satisfação do Cliente: aqui a pesquisa avalia a percepção do empregado quanto à satisfação dos clientes internos e externos, com os serviços e produtos da empresa. 
 
Reconhecimento: Se existe na empresa instrumentos de reconhecimento para os empregados que se destacam. Se esses empregados recebem algum tratamento diferenciado, se são reconhecidos pelo que fazem.
 
 
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (10)
Vitalidade Organizacional: se a empresa é vigorosa; dinâmica ou se o empregado a percebe com uma empresa lenta que não se desenvolve., que não muda seus produtos, serviços, processos.
 
 Direção e Estratégias: como o empregado percebe a gestão da empresa, a qualidade da administração, de seus objetivos, suas alternativas para alcançar esses objetivos.
 
Orientação da Empresa Para os Clientes: se a empresa é direcionada para a satisfação e o melhor atendimento de seus clientes; se ela cria processos para atingir esse resultado, se manifesta essa preocupação.
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (11)
Planejamento e Organização: aqui também avalia a gestão da empresa como um todo.
 Trabalho em Equipe: se a ele existe; se a empresa estimula essa forma de trabalho ou não.
 
 Imagem da Empresa: como a empresa é percebida no mercado de trabalho, pelos candidatos a emprego; pelos clientes, pelos fornecedores e demais parceiros comerciais.
 
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (12)
 Fatores Motivacionais: na empresa o que mais motiva o empregado, qual dos diferentes aspectos da empresa contribui para a satisfação ou motivação de seus colaboradores.
 
 Fatores Desmotivadores: que aspectos da organização geram maior insatisfação nos empregados.
 Valorização dos Funcionários: o que se busca com essa variável, é saber se o empregado percebe que a empresa, efetivamente, demonstra que valoriza seus colaboradores, se isso fica só no discurso.
*/20
*
*
Aspectos de cada variável (13)
 Envolvimento e Comprometimento: se os empregados se envolvem, se comprometem, espontaneamente com a empresa, se são
estimulados para isso, ou se essa relação só acontece quando há um interesse.
 
*/20
*
*
Questionário
 Esses fatores podem ser aglutinados. Por exemplo: “Treinamento, Desenvolvimento, Carreira” e “Possibilidades de Ascensão Profissional”. 
 
Outro exemplo poderia ser a fusão das variáveis “modernidade organizacional”, “planejamento, Organização“ e ”Orientação da Empresa Para os Clientes”, “Qualidade e Satisfação do Cliente”, “Direção e Estratégias”, “Ética e Responsabilidade Social” em uma única variável: imagem da empresa.
*/20
*
*
Conclusão
Vale destacar que cada um desses fatores gera uma maior ou menor impacto em cada trabalhador, em função de suas expectativas, seus valores pessoais e seu nível hierárquico.
*/20
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais