Buscar

Evolução do Sindicalismo e Revolução Industrial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
Aula 1 – Sindicalismo
Tema da Apresentação
Conteúdo Programático desta aula
Apresentar a evolução histórica do sindicalismo.
Como ocorreu o sindicalismo em nosso país.
O novo sindicalismo, qual o futuro da atividade sindical.
Dar conhecimento aos alunos da revolução industrial.
Tema da Apresentação
*
*
Visão histórica da evolução sindical em nosso país, a importância da Revolução Industrial como elemento que trouxe uma nova realidade social assim como a luta proporcionada pelo Capital x Trabalho, gerando conflitos que chegam aos tribunais e através de uma legislação apropriada são conduzidos ao terreno mais moderado e de entendimento.
 Introdução 
Tema da Apresentação
*
*
Vamos apresentar as diversas correntes sindicais que surgirão e se espalharam pelo mundo, para que o aluno possa entender aspectos hoje existentes nas organizações e nos diversos elementos que formam a estrutura sindical. 
 Introdução 
Tema da Apresentação
*
*
A revolução industrial teve inicio na Inglaterra grande produtora de carvão mineral, que era o combustível da época.
Alguns fatores favorecem o surgimento da indústria na Inglaterra, o fato de ter a burguesia capacidade de adquirir equipamentos e contratar a mão de obra abundante na época, além de ter um mercado interno que favoreceria o crescimento do parque industrial, tinha também, grande reserva de minério de ferro que era a matéria prima importante daquela época.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Tema da Apresentação
*
*
No século XVII além do desenvolvimento das máquinas, ocorria também o desenvolvimento dos transportes, que por um lado reduzia a utilização da mão de obra de outro permitia o avanço da produção industrial, surgem as locomotivas a vapor que possuem uma grande capacidade de transporte de mercadorias a grande distância com baixo custo.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Tema da Apresentação
*
*
As fábricas e oficinas daquela época apresentavam péssimas condições, lugares sujos abafados e pouco iluminados, empregavam-se mulheres e menores para aumentar a força de trabalho e os salários eram baixos, resultando em descontentamento geral, clima propicio para o surgimento das lutas por melhores condições de trabalho.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Tema da Apresentação
*
*
A revolução industrial permitiu mais eficiência de produção barateando o preço final dos produtos além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo. Aumentava o número de desempregados substituídos pelas maquinas, os empresários utilizavam mão de obra melhor qualificada.
Cenário ideal para o surgimento das lutas sindicais que buscavam melhores condições de trabalho e salários e a manutenção dos empregos. 
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Tema da Apresentação
*
*
No Brasil a revolução industrial teve seu início na segunda metade do século 18, como as indústrias de ferro e têxtil, todavia em 05 de janeiro de 1785, D. Maria I, com medo da concorrência com Portugal em termos de custos assinou um alvará, fechando todas as manufaturas têxteis da colônia, com exceção a dos panos grossos para o uso dos escravos e trabalhadores. Nessa época os trabalhadores se especializaram somente na sua mão-de-obra, e domínio em uma única parte do processo industrial.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Dessa forma, o trabalhador não tinha conhecimento do valor da riqueza por ele produzida. Recebia um salário, pelo qual era pago para exercer uma atividade que, quase sempre, não correspondia ao valor do que ele havia produzido. 
Na segunda fase entre 1859 e 1930 com a Lei Eusébio de Queiroz proibindo o tráfico de escravos, os capitais que eram aplicados na compra dessas pessoas ficaram disponíveis para aplicação na área industrial.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Mas o primeiro grande momento de crescimento industrial foi em 1880, quando o número de estabelecimentos que era de 200 em 1881, passou para 600, em 1889.
Todavia o processo de expansão industrial se intensificou no Brasil nas décadas de 40 e 50. Na segunda metade dos anos 50, o setor passa a ser o principal fator da economia do país.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Foi o Presidente Juscelino Kubitschek no período de 1956 a 1961, que atraindo capital estrangeiro e estimulando o nacional, implanta a indústria de bens de consumo duráveis, principalmente de eletrodomésticos e veículos. Fazendo que nos anos 60, o setor industrial se torne o fator de crescimento superior aos demais da economia brasileira. JK inicia a “internacionalização do setor automotivo”. 
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Nos demais anos inclusive no Governo Médici, tivemos o período do “Milagre Brasileiro”, mas veio também o aumento da dívida externa e a concentração de renda.
No final do ano de 1989 e durante a década de 1990, o Governo Collor e Fernando Henrique Cardoso, marca o modelo neoliberal com sérias repercussões no setor secundário da economia brasileira.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Desde os primórdios de nossa civilização, as classes mais favorecidas tentam explorar as classes inferiores de nossa sociedade, temos noticia que no inicio de nossa civilização o homem buscava se associar ao outros para poder caçar e sobreviver, demonstrando sua característica social, iniciou com o grupo familiar depois evoluiu para os clãs chegando às tribos e hoje temos diversos modelos de sociedade que buscam através de um esforço conjunto sobreviver às adversidades. 
SINDICATOS E SUA EVOLUÇÃO
Tema da Apresentação
*
*
Tanto no Egito quanto na Grécia temos noticias das primeiras associações de trabalhadores que buscavam seus direitos, tentando regulamentar as relações adversas entre patrões e empregados. Mas foi no Egito que surgiram os primeiros movimentos organizados de trabalhadores.
Em Roma temos noticias dos chamados Colégios Profissionais que estariam na mesma relação das primeiras associações surgidas.
SINDICATOS E SUA EVOLUÇÃO
Tema da Apresentação
*
*
O agrupamento de trabalhadores de uma mesma categoria profissional, buscando seus interesses criou uma força especial e respeitada pelas classes dominantes isto seria uma primeira demonstração que se repete ao longo de nossa história, do poder em que a união de forças em torno de um mesmo ideal possui.
SINDICATOS E SUA EVOLUÇÃO
Tema da Apresentação
*
*
Sempre teremos um conflito de interesses, os patrões em sua busca incessante de lucros, muitas vezes desrespeitam as regras do bom senso e dos direitos dos trabalhadores, que precisam sempre estar reivindicando e mostrando suas necessidades, apenas no inicio do século XIX é que os trabalhadores conquistam o direito da livre associação.
SINDICATOS E SUA EVOLUÇÃO
Tema da Apresentação
*
*
Os empresários se utilizavam de todos os meios inclusive da luta armada para impor sua vontade, evitando que os trabalhadores avançassem em suas conquistas aumentando os seus direitos.
A partir das conquistas e em especial em Londres os sindicatos passam a ser uma realidade em todos os países, criando uma força especial que daria um maior equilíbrio na distribuição de rendas, evitando-se a distância enorme que existia entre patrões e empregados.
SINDICATOS E SUA EVOLUÇÃO
Tema da Apresentação
*
*
Um passo importante ocorrido no inicio do século XX, que foi um século de muitos avanços e conquistas das classes laborativas, o surgimento da Organização Internacional do Trabalho, que consolidou a importância de um relacionamento organizado entre o capital e o trabalho, poderíamos afirmar que este foi talvez o inicio ou até mesmo o surgimento das Relações Trabalhistas de forma mais organizada.
SINDICATOS E SUA EVOLUÇÃO
Tema da Apresentação
*
*
Um ponto que veio trazer uma forte contribuição ao movimento sindical foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos ocorrida na ONU em 1945, que em seu preâmbulo enaltece a importância da liberdade como um fator fundamental ao desenvolvimento da sociedade em toda a sua expressão.
SINDICATOS
E SUA EVOLUÇÃO
Tema da Apresentação
*
*
Em nosso país não foi muito diferente do ocorrido em todo o mundo, como fomos conquistados e dominados por muitos anos, tendo ainda a implantação do regime escravocrata como uma realidade, este elementos da história comprometem até hoje uma relação mais profissional entre o capital e o trabalho, pois o domínio sobre a classe trabalhadora foi uma dura realidade que permaneceu durante muitos anos, até que os trabalhadores conquistam seu espaço de lutas
SINDICATOS NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Diferente do que ocorreu em outros países a conquista foi determinada por princípios legais, em 1943 com a implantação da Consolidação das Leis Trabalhistas, no governo populista de Getúlio Dornelles Vargas, temos os sindicatos e toda sua estrutura definidos nos artigos desta legislação. 
SINDICATOS NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Ao longo de nossa história sindical temos noticia de que a primeira greve tenha ocorrido no século XVIII, por estivadores do porto de Salvador, classe que sempre foi muito prejudicada, e até hoje não recebe uma estrutura humanitária, muitos trabalhadores deste segmento tem seu direito abandonado ou renegado a um segundo plano.
SINDICATOS NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Entenderam os militares que a instabilidade reinante em nosso país, poderia ser um ambiente propício para o surgimento de uma força sindical que utilizada por comunistas e socialistas garantisse a implantação de um regime 	que era contestado pelos lideres militares, e com isto a única forma que teriam de abafar este processo seria assumir de forma total o poder, através de uma ditadura.
SINDICATOS NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
Somente dez anos mais tarde, em 1978, os operários voltam à luta e dão inicio ao que podemos chamar de inicio de uma jornada pela democracia em nosso país. Surge em 1979 e 1989 a figura de um líder que se consagra em nosso país Luís Inácio Lula da Silva.
Tem inicio uma nova etapa em nosso país com a campanha das “diretas já”, movimento que volta a destacar a força da classe operária que em conjunto com as lideranças politicas, dá inicio a retomada da democracia em nosso país e a reposição dos direitos cassados.
SINDICATOS NO BRASIL
Tema da Apresentação
SÍNTESE DA AULA
Nesta aula pudemos entender como foi definido e como vem se praticando a representação interna dos trabalhadores em concordância com os dispositivos constitucionais e com OIT, Organização Internacional do Trabalho.
Tema da Apresentação
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais