Buscar

História da Comunicação, Legislação e Ética da Comunicação - Avaliação II - Individual - Parte II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No segundo semestre de 2019 houve uma matéria jornalística, exposta na figura anexa, que suscitou muito debate acerca das responsabilidades éticas do jornalismo brasileiro. Considerando o código de ética do jornalismo e a imagem apresentada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A matéria, uma vez que coloca no título uma informação que é uma mentira, vai contra o código de ética que prevê como conduta condenável a incorreta divulgação de informações.
( V ) O título da matéria não esclarece os fatos, mas os confunde, situação que vai contra o compromisso fundamental do jornalista previsto no código de ética que é seu compromisso com os fatos.
( V ) A informação do porteiro é falsa, como atesta no subtítulo (letras menores). Nesse sentido, a matéria deveria, segundo o código de ética, colocar que o porteiro mentiu ao invés de colocar a informação como se fosse verdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/10/29/suspeito-da-morte-de-marielle-se-reuniu-com-outro-acusado-no-condominio-de-bolsonaro-antes-do-crime-ao-entrar-alegou-que-ia-para-a-casa-do-presidente-segundo-porteiro.ghtml. Acesso em: 8 jan. 2020. 
A. V - F - F.
B. V - V - V.
C. F - F - F.
D. F - F - V.
--- 
O artigo 19 do CONAR contempla que toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Uma propaganda que somente use pessoas de cor branca vai contra a letra do artigo 19 do CONAR.
( F ) Uma propaganda pode expressar os valores de uma marca mesmo que, contudo, estes valores sejam contrários aos valores da sociedade.
( V ) As propagandas políticas não estão incluídas no CONAR, já que expressam valores que podem ser contrários às autoridades constituídas e ao interesse social.
( F ) Toda propaganda é em si mesma parte de um interesse social. Como tal, pode expressar-se contraria a instituições nacionais, por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.migalhas.com.br/arquivo_artigo/art20130201-20.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.
A. F - F - V - F.
B. V - F - V - F.
C. F - F - F - V.
D. V - V - F - V.
--- 
A Constituição Brasileira é a norma superior e fundamento de validade de todas as demais normas do sistema. Nenhuma norma jurídica brasileira pode se opor à Constituição, sendo esta superior a todas as demais normas existentes. No ordenamento jurídico brasileiro, existem as chamadas cláusulas pétreas. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A. As cláusulas pétreas dizem respeito somente à igualdade de todos perante a lei.
B. São consideradas as cláusulas que estabelecem normas fixas e impossíveis de serem alteradas.
C. São as únicas cláusulas que podem ser alteradas na constituição.
D. São aquelas cláusulas onde ficam estabelecidos os princípios jurídicos que menos importância têm para a sociedade brasileira.
--- 
Na comunicação, alguns códigos não estão inscritos dentro do ordenamento jurídico brasileiro, já que a deontologia está relacionada às ações humanas que estão fora do império da lei pública. No entanto, estes mesmos códigos não podem expressar-se contrariamente ao ordenamento jurídico que lhe é superior hierarquicamente nos termos das instituições de justiça do país. Há ainda alguns códigos que derivam do ordenamento jurídico. 
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A. A sociedade brasileira só aceita os valores éticos e morais que estão presentes na letra da lei.
B. A sociedade brasileira trata todos os códigos deontológicos como estando fora do império da lei e acima hierarquicamente do ordenamento jurídico brasileiro.
C. A sociedade brasileira não aceita os códigos de deontologia já que estão fora do império da lei.
D. A sociedade brasileira possui códigos de deontologia que, ainda que existam para as ações fora do império da lei, derivam diretamente destas mesmas leis.
--- 
A Constituição Federativa do Brasil buscou estabelecer uma sociedade livre e democrática. Seu ordenamento jurídico está estabelecido a partir de princípios gerais. Nesse sentido, a Constituição Brasileira, junto às várias normas que regem a conduta na sociedade brasileira, forma um todo chamado ordenamento jurídico. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(  F  ) Como os códigos deontológicos tratam de questões que estão fora do império da lei, assim também eles próprios não estão submetidos ao ordenamento jurídico brasileiro.
( V ) O ordenamento jurídico brasileiro possui uma forma piramidal, segundo a qual se estabelece uma hierarquia de validade entre as normas.
( F ) O que fundamenta todo o ordenamento jurídico brasileiro, no que diz respeito às profissões, são os códigos deontológicos.
( V ) Um código deontológico é inferior hierarquicamente ao ordenamento jurídico brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 fev. 2020.
A. F - V - F - V.
B. F - F - V - F.
C. V - V - F - V.
D. V - F - V - F.
--- 
No preâmbulo da Constituição do Brasil (1988) está escrito: "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil". Sobre o ordenamento jurídico brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 fev. 2020.
A. A estrutura do ordenamento jurídico brasileiro possui uma forma piramidal, na qual muitos princípios iniciais irão se desdobrar em poucas normas jurídicas.
B. A estrutura do ordenamento jurídico brasileiro é uma hierarquia das normas, na qual as normas jurídicas inferiores, chamadas normas fundadas, retiram seu fundamento e validade das normas jurídicas superiores, chamadas normas fundantes.
C. A Constituição Brasileira não é a norma jurídica superior, sendo superior às emendas da constituição.
D. A Constituição Brasileira não faz parte do ordenamento jurídico brasileiro.

Continue navegando