Buscar

Representação dos Trabalhadores nas Empresas

Prévia do material em texto

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
Aula 5 – A Representação dos Trabalhadores nas Empresas
Tema da Apresentação
Conteúdo Programático desta aula
Representação dos trabalhadores
Tema da Apresentação
A representação dos trabalhadores nas empresas foi definida pela resolução de número 135 da OIT, tendo como principal objetivo facilitar o entendimento com os empregadores.
Tema da Apresentação
Sempre houve muita preocupação por parte de empregadores em relação a representação de empregados que pudessem com a autorização dos demais debater aberta e livremente as decisões que impliquem diretamente na relação capital x trabalho,
Tema da Apresentação
Sempre entendi que quando abrimos um canal direto de comunicação com os trabalhadores procurando ouvir suas reivindicações e expectativas, tudo caminha de forma normal e tranqüila, mas quando criamos dificuldades em estabelecer de forma natural e espontânea uma relação superior de entendimentos criamos um ambiente ruim
Tema da Apresentação
Muitas vezes nos surpreendemos com as decisões propostas pelos trabalhadores tendo em vista o grau de conservadorismo, superando nossas expectativas, já realizei por diversas vezes este tipo de encontro e sempre notei que quando fazemos de forma a buscar uma melhor relação, sem que tenhamos qualquer tipo de reserva ou preconceito conseguimos de forma tranqüila atingir os objetivos organizacionais e até superá-los.
Tema da Apresentação
“Art. 1º No local de trabalho, no âmbito das empresas em que haja, por estabelecimento, filial ou unidade, mais de duzentos empregados, é assegurada a estes a eleição de um representante e um suplente, com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores, nos termos definidos por esta Lei e pelo regulamento.
Tema da Apresentação
O principal objetivo, das representações internas de trabalhadores nas empresas, é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando, os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho. 
Tema da Apresentação
O representante poderá exercer a fiscalização trabalhista dentro da empresa, verificando o fiel cumprimento da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
Tema da Apresentação
A representação torna possível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa, para propor e debater possíveis melhorias nas condições de trabalho e nos salários a serem pagos, funcionando como um fator de solução dos conflitos visando melhores resultados nas relações trabalhistas e sindicais. 
Tema da Apresentação
Os trabalhadores ganham um novo fórum,e têm a possibilidade em fiscalizar no âmbito trabalhista, o cumprimento por parte do empregador da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria, havendo a possibilidade de negociação direta dos trabalhadores com os empregadores, no objetivo de se efetivar de modo definitivo condições satisfatórias abrigando as relações trabalhistas.
Tema da Apresentação
O Delegado Sindical, definido como o representante único das empresas com mais de duzentos empregados, seria de acordo com nossa constituição a representação interna dos trabalhadores, não sindical.
Tema da Apresentação
O representante eleito pelos trabalhadores, terá como atribuição o entendimento direto com o empregador na defesa dos interesses do grupo que tenham relação com seus direitos em relações trabalhistas. Devem as empresas facilitar o trabalho do representante sindical, para que possa cumprir com eficiência suas atividades
Tema da Apresentação
Podemos destacar algumas funções que normalmente são destinadas ao Delegado Sindical
Dar apoio integral as lutas dos trabalhadores;
Participar de eventos e atividades promovidas pelo sindicato.
Representar os trabalhadores junto ao sindicato.	 
Todas as decisões tomadas com os trabalhadores deverão ser encaminhadas ao sindicato.
Tema da Apresentação
"Os delegados sindicais destinados à direção das delegacias ou seções instituídas na forma estabelecida no segundo parágrafo do artigo 517 serão designados pela diretoria dentre os associados radicados no território da correspondente delegacia" 
Tema da Apresentação
Segundo parágrafo do artigo 517:
"Dentro da base territorial que lhe for determinada é facultado ao sindicato instruir delegacias ou seções para melhor proteção dos associados e da categoria econômica ou profissional ou profissão liberal representada."
Tema da Apresentação
Por todos estes pontos destacados podemos medir a importância do papel exercido pelo delegado sindical na manutenção de um equilíbrio maior na relação capital X trabalho, pois ele interpreta e defende junto a empresa os interesses dos trabalhadores, reduzindo a possibilidade de conflitos
Tema da Apresentação
Alguns princípios que norteiam a participação do Delegado Sindical
a) Princípio da proteção: o Estado deve efetivar proteção aos representantes dos trabalhadores nas empresas, com garantia de emprego e meios eficazes de atuação desses representantes na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.
Tema da Apresentação
b) Princípio da facilidade: o empregador deve possibilitar aos representantes dos trabalhadores nas empresas meios facilitados e adequados para que possam cumprir suas funções, tudo isso sem prejuízo das atividades a serem desempenhadas para funcionamento normal da empresa. 
 c) Princípio da liberdade de escolha: os trabalhadores representados possuem o direito de escolher livremente os seus representantes, independente de estes serem ou não filiados à entidade sindical.
Tema da Apresentação
d) Princípio da não concorrência sindical: a atuação da representação interna e a atuação sindical não devem concorrer em disputa conflituosa.
 
 e) Princípio do sigilo das informações: o representante dos trabalhadores tem o dever de manter sigilo quanto as informações obtidas em razão da função desempenhada.
Tema da Apresentação
f) Princípio da informação: com boa-fé e lealdade entre as partes, os representantes internos de trabalhadores devem possui todas as informações necessárias para que os interesses e pretensões dos trabalhadores possam ser defendidos, por eles, com total conhecimento, dentro da empresa. 
Tema da Apresentação
SÍNTESE DA AULA
Nesta aula pudemos entender como foi definido e como vem se praticando a representação interna dos trabalhadores em concordância com os dispositivos constitucionais e com OIT, Organização Internacional do Trabalho.
Tema da Apresentação

Outros materiais