Buscar

Lâmina 35

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lâmina 35
Estrutura: Cerebelo, Bulbo e 4º Ventrículo – HE
Classificação: Sistema Nervoso Central
Observar:
• Cerebelo – substância branca e cinzenta, células de Purkinge;
• 4º Ventrículo – plexo coróide (células ependimárias).
Características: células de Purkinje. Elas são identificáveis por apresentar-se em fileira, ter o aspecto piriforme e serem grandes. Mais internamente, observamos a camada dos grãos de cerebelo, denominada camada granular. Os grãos de cerebelo são os menores neurônios do sistema nervoso, tem núcleos pequenos e bem corados.
Funções: relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo, regula o organismo, integra, coordena praticamente todas as funções do organismo e funciona por meio de mecanismos elétricos e químicos, conjugados a eletroquímicos.
Procedimento: Procure identificar o cerebelo que tem uma organização folheada. Em menor aumento procure identificar a substância cinzenta, periférica e a substância branca central. A camada mais externa, a molecular, caracteriza-se por apresentar muito pouco neurônio, o que lhe confere o aspecto uniforme. Logo em seguida, observamos a camada de células de Purkinje. Note que no cerebelo, na região periférica, o córtex cerebelar é constituído por substância cinzenta. A substância branca ocupa a posição central de cada folha cerebelar, como um eixo. Observe agora o 4º ventrículo; é uma cavidade localizada entre o cerebelo, o bulbo e a ponte. Procure identificar a neuróglia epitelial (epêndima) que reveste a cavidade. Podemos observar também, a neuróglia secretora e o plexo coróide, são estruturas delicadas em forma de franjas suspensas no 4º ventrículo, e também nos ventrículos laterais. São formadas por um eixo de tecido conjuntivo frouxo rico em capilares sangüíneos, revestido de uma neuróglia epitelial secretora (células cubóides).

Outros materiais