Buscar

Questão 5 de 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 5 de 10 
O aproveitamento da chuva para irrigar jardins ou limpar áreas comuns reduz o consumo em 26%. A instalação de hidrômetros individuais derruba o valor da conta de água em até 56%. Contudo, independentemente dessas estratégias, é imperioso lançar mão de outro recurso: o reuso. É verdade que, a partir da crise, foi disseminada a prática de reutilização da água do banho e da máquina de lavar para alguns fins específicos, como a descarga sanitária. No entanto, uma vez derramada na rede de esgoto, o entendimento é que aquela água havia se tornado inaproveitável. Nada mais equivocado. Com o tratamento adequado do esgoto, um estabelecimento comercial de grande porte, como um shopping center, pode reaproveitar tão bem a água que o consumo tenderá a cair até 50%. 
O reuso é largamente empregado, por exemplo no Estado americano da Califórnia, onde a escassez abriu a possibilidade de levar água “da privada para a torneira”, como os técnicos costumam dizer. De acordo com a legislação local, é permitida a chamada potabilização indireta. Funciona da seguinte maneira: a água tratada é misturada com a das bacias subterrâneas e depois passa para o sistema de abastecimento comum. “Escutamos pessoas dizendo que não querem beber água da privada. Depois de passar por três estágios de purificação, porém, ela sai mais limpa do que a água que não é de reuso e chega a sua casa”, comparou o americano Henry Vaux, professor de economia dos recursos da Universidade da Califórnia. Para motivar a população, Bill Gates, fundador da Microsoft, o homem mais rico do mundo, gravou um vídeo no qual aparece bebendo água produzida em uma estação de tratamento de esgoto. A Fundação Bill & Melinda Gates pretende distribuir mini usinas de tratamento por toda a África. THOMAS, J. A. Reúso, a técnica que poderia diminuir o consumo de água em 50%. Veja.com, São Paulo, 11 set. 2015.Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2016. 
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir. 
I.As águas de reúso, quando plenamente tratadas, são uma excelente alternativa para economizar água. 
II.A utilização de água de reúso para fins potáveis no Brasil não é uma alternativa viável, uma vez que temos abundância de água doce e chuvas bem distribuídas em todo o País. 
III.A água de reúso não pode ser utilizada para fins potáveis, apenas para usos menos nobres, como lavar carros e calçadas. 
IV.O tratamento das águas residuárias é oneroso e por isso a utilização de água de reúso não representa uma real economia. 
V.Muitas vezes, a água de reúso é mais limpa do que a água que é captada de mananciais. 
É correto apenas o que se afirma em: 
A - I e III 
B - I e V. 
C - I, II e V. 
D - II, III e V. 
E - IV e V

Outros materiais