Buscar

revisaoav1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
Aula Revisão da AV1
Tema da Apresentação
*
*
Visão histórica da evolução sindical em nosso país, a importância da Revolução Industrial como elemento que trouxe uma nova realidade social assim como a luta proporcionada pelo Capital x Trabalho, gerando conflitos que chegam aos tribunais e através de uma legislação apropriada são conduzidos ao terreno mais moderado e de entendimento.
 Introdução 
Tema da Apresentação
*
*
A revolução industrial teve inicio na Inglaterra grande produtora de carvão mineral, que era o combustível da época.
Alguns fatores favorecem o surgimento da indústria na Inglaterra, o fato de ter a burguesia capacidade de adquirir equipamentos e contratar a mão de obra abundante na época, além de ter um mercado interno que favoreceria o crescimento do parque industrial, tinha também, grande reserva de minério de ferro que era a matéria prima importante daquela época.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Tema da Apresentação
*
*
Mas o primeiro grande momento de crescimento industrial foi em 1880, quando o número de estabelecimentos que era de 200 em 1881, passou para 600, em 1889.
Todavia o processo de expansão industrial se intensificou no Brasil nas décadas de 40 e 50. Na segunda metade dos anos 50, o setor passa a ser o principal fator da economia do país.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Tema da Apresentação
*
*
O conceito de liberdade sindical está expresso como o direito de os trabalhadores e empregadores se organizarem e constituírem livremente as agremiações que desejarem, no número por eles idealizado, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado, nem uns em relação aos outros, visando à promoção de seus interesses ou de grupos que irão representar. A liberdade sindical também define o direito estar ou não associado, a livre criação de sindicatos. 
LIBERDADE SINDICAL
Tema da Apresentação
*
*
“Categoria é o conjunto de pessoas que têm interesses profissionais ou econômicos em comum decorrentes de identidade de condições ligadas ao trabalho.” “Categoria econômica é a que ocorre quando há solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas, constituindo vínculo social básico entre as pessoas. 
REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS
Tema da Apresentação
*
*
Similares, são as atividades que se assemelham como as que numa categoria pudessem ser agrupadas por empresas que não são do mesmo ramo, mas de ramos que se parecem, como hotéis e restaurantes. Conexas são as atividades que, não sendo semelhantes, complementam-se, como as várias atividades existentes na construção civil:
REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS
Tema da Apresentação
*
*
	A CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas não define o conceito de sindicato, apenas diz que “é licita a associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais, de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos ou profissionais liberais, exerçam, respectivamente, a mesma atividade ou profissão ou atividades ou profissões similares ou conexas” (art. 511).
REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS
Tema da Apresentação
*
*
Em nosso país sociedade que tinha a sua economia essencialmente agrícola, deu origem aos sindicatos que atuavam como hoje atuam as cooperativas, pois intermediavam o crédito em favor de seus associados, e também vendiam os produtos beneficiados ou de qualquer modo transformados.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
*
*
Surge na constituição de 1946 a ideia de livre associação sindical ou profissional, sendo regulados por lei a forma de constituição, a sua representação legal nas convenções coletivas de trabalho e o exercício de funções delegadas do poder público. Muitos destes preceitos permanecem até hoje nas leis que constituem os sindicatos, editadas em 1943 com a consolidação das leis do trabalho.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
*
*
Em 1988 nossa ultima Constituição volta a assegurar a liberdade sindical, quando deixa de exigir a autorização para a fundação do sindicato. Manteve o sistema Confederativo, que esta presente desde a Constituição de 1930, as formas determinadas pela legislação são três: 
Sindicatos, 
Federações e 
Confederações.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
*
*
O Artigo 589 da CLT passa a vigorar com a seguinte redação “para os trabalhadores: 
5% (cinco por cento) para a confederação correspondente; 
10% (quinze por cento) para a central sindical; 
15% (quinze por cento) para a federação; 
60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; e 
10% (dez por cento) para a Conta Especial Emprego e Salário.”
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
*
*
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
*
*
Devemos apenas destacar que as Centrais de fato representam as confederações e não os trabalhadores diretamente, fato este que trará ainda alguns debates até que de fato tenhamos um melhor entendimento desta nova lei, para que de fato possa criar uma nova estrutura em nossa organização sindical, e buscar novas conquistas para os trabalhadores; 
CENTRAIS SINDICAIS
Tema da Apresentação
*
*
No caso de serem conflitantes os interesses de dois ou mais sindicatos filiados a uma mesma federação, nada impede que cada um deles compareça à autoridade competente para pôr fim à divergência. 
REPRESENTAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
*
*
O sindicato é a pessoa obrigatória na participação da convenção coletiva, isto é, do acordo que abrange toda uma categoria profissional ou econômica. No caso do acordo coletivo de trabalho, é também o sindicato o representante, mas caso se recusar a participar dos atos direcionados à sua concretização, poderá ser ele substituído pelos próprios trabalhadores interessados. Dessa forma chama-se a atenção que o acordo coletivo só alcança uma ou várias empresas.
REPRESENTAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
*
*
Representação Sindical é o ato derivado da representatividade, que confere ao sindicato o poder de atuar em nome de toda uma categoria, independentemente da outorga de poderes ou da vontade individual de cada um dos trabalhadores ou empresas representadas
REPRESENTAÇÃO SINDICAL
Tema da Apresentação
*
*
Sempre houve muita preocupação por parte de empregadores em relação a representação de empregados que pudessem com a autorização dos demais debater aberta e livremente as decisões que impliquem diretamente na relação capital x trabalho,
Tema da Apresentação
*
*
O principal objetivo, das representações internas de trabalhadores nas empresas, é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando, os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho. 
Tema da Apresentação
*
*
O Delegado Sindical, definido como o representante único das empresas com mais de duzentos empregados, seria de acordo com nossa constituição a representação interna dos trabalhadores, não sindical.
Tema da Apresentação
*
*
Podemos destacar algumas funções que normalmente são destinadas ao Delegado Sindical
Dar apoio integral as lutas dos trabalhadores;
Participar de eventos e atividades promovidas pelo sindicato.
Representar os trabalhadores junto ao sindicato.	 
Todas as decisões tomadas com os trabalhadores deverão ser encaminhadas ao sindicato.
Tema da Apresentação
*
*
"Os delegados sindicais destinados à direção das delegacias ou seções instituídas na forma estabelecida no segundo parágrafo do artigo 517 serão designados pela diretoria dentre os associados radicados no território da correspondente delegacia" 
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando