Buscar

Comparação entre Álvares de Azevedo e Goethe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Univeritas - UNG
Letras – Inglês EAD
TEXTOS FUNDAMENTAIS DA LITERATURA UNIVERSAL
PROFESSOR: Bruno da Costa Correa
TUTOR: Roberta Cavalcanti
ALUNO: Juliana Crivellar Moreira Silva
Atividade Contextualizada
Durante o percurso desta disciplina, Textos Fundamentos da literatura Universal, trabalhamos com a obra Werther de Goethe, escritor alemão que marcou o inicio do Romantismo.  No Romantismo do Brasil, mas nitidamente na segunda fase, chamada de “mal do século”, “ultrarromântica  ou Byroniana, tivemos um  expoente dessa fase, Álvares de Azevedo.
Faça um paralelo trazendo comparações das características da produção de Azevedo com o escritor alemão Goethe.
Álvares de Azevedo e Goethe pertencem a segunda fase do romantismo, na qual morbidez, adoração da morte e idealização da mulher amada. Ambos influenciados por Lord Byron.
Álvares de Azevedo tem seu estilo literário marcado por forte pessimismo, drama, melancolia e uso acentuado da ironia como figura de linguagem. Começou a produzir seus textos já na faculdade, teve pouco tempo de se instituir como autor, pois morreu muito jovem. A temática mais vista em suas obras é a adoração a morte, como se esta fosse solucionar todos os problemas que o cercavam. 
Suas obras foram publicadas após sua morte, se dividiam em ensaios, contos e poesias. Seu livro mais famoso e cultuado é "A Lira dos Vinte Anos". Foi autor de poucos livros, mas mesmo assim conquistou postumamente o título de Patrono da Academia Brasileira de Letras.
Goethe é considerado o maior poeta romancista da literatura alemã. Tudo o que dizia em suas poesias era "ocasional", ou seja, tudo se vinculava aos acontecimentos de sua vida, assim não é possível separar as obras e a vida que levava. 
"Os sofrimentos do jovem Werther" refere-se a sua paixão por Charlotte. É uma obra totalmente original, de permanente atualidade psicológica, com muito sentimentalismo e elevada à tragédia por conta do suicídio de Werther.
Seus versos livres são manifestações de um idealismo estético e moral. Suas poesias são dificilmente traduzíveis, por isso menos conhecidas fora da Alemanha.
Sucesso! Seu envio aparece nesta página. O número da confirmação do envio é 78531207-4bee-4c85-b171-2dd5e8162d32. Copie e salve este número como prova de seu envio. Veja todos os seus comprovantes de envio em Minhas notas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS

Continue navegando