Buscar

redação DEMOCRACIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No tocante ao aspecto da Grécia Antiga, em Atenas, a democracia era baseada na participação políticas dos indivíduos. Entretanto, atualmente, no Brasil, devido ao pouco engajamento político dos cidadãos, esse sistema democrático reduziu-se apenas ao momento eleitoral. Nesse contexto, faz-se necessário demonstrar a importância da participação da população na organização governamental, bem como aumentar o conhecimento sobre a cultura cidadã.
 A princípio, sob a visão do sociólogo Jurgen Habermas, em sua teoria da comunicação, a discussões sociais são vitais para a garantia da democracia. Contudo, a realidade deturpa o ideal social, haja vista a falta da participação direta dos sujeitos na política, o que elitiza o poder de decisão na sociedade. Logo, de maneira inaceitável, as pessoas ficam à mercê da sua própria inércia e, como resultado, o sistema do povo não é, verdadeiramente, efetivado.
 Ademais, na perspectiva do filósofo Imannuel Kant, o conhecimento é responsável por moldar as ideias das pessoas. Nesse viés, o pensar filosófico demonstra o prisma real, visto que a falta da educação política e da cidadã no Brasil causa a alienação das pessoas, acarretando em uma falha do processo democrático, pois poucos brasileiros entendem da conjuntura para participar dela. Dessa forma, erroneamente, os cidadãos transformam-se em reféns do lamentável desconhecimento e, assim, a política restringe-se apenas ao ato de votar.
 Portanto, convém ao Congresso Nacional, mediante alteração das leis, criar métodos de participação direta na política para os cidadãos, já que a escassez de tais mecanismos causa a elitização do poder de comando do país, a afim de retornar os ideias da Grécia Antiga: a plena participação do cidadão na conjuntura governamental. Além disso, cabe ao Ministério da Educação promover aulas sobre a estrutura da democracia, inclusive sobre a importância do engajamento, com o objetivo de diminuir o desconhecimento.
TEMA: A falência da democracia brasileira reduzida apenas ao momento eleitoral.

Continue navegando