A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Prova botanica agricola

Pré-visualização | Página 2 de 2

I e III estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
10
O naturalista sueco Carl von Linné (1707-1778), conhecido como Lineu, foi responsável pelo sistema de nomenclatura e de classificação utilizado até hoje para organizar os seres vivos e por isso é considerado o "pai da taxonomia". Por trás da mente racional do cientista, havia um homem profundamente religioso. "Lineu via um princípio racional por trás da natureza. Para ele, como Deus não criaria o caos, então a natureza deveria ter uma ordem racional. A história natural teria a missão de sistematizar essa ordem natural". O livro Species Plantarum, de 1753, no qual Lineu descreveu seu sistema, foi lançado 106 anos antes de Origem das espécies, em que Charles Darwin lançava as bases da teoria da evolução. Para Lineu, ao contrário do que prega o evolucionismo, as espécies eram invariáveis. "O sistema dele é muito importante e é usado na prática até hoje, mas surgiram novas teorias, principalmente a sistemática filogenética de Willi Hennig, que promoveu a grande revolução do século XX na taxonomia".
De acordo com o texto apresentado, sobre a sistemática filogenética, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://agencia.fapesp.br/pai-da-taxonomia/8020/. Acesso em: 18 set. 2018.
A
Considera-se os táxons semelhantes morfologicamente como pertencentes a um mesmo grupo, e estes táxons podem ter ancestral diferente.
B
Apresenta-se hipóteses sobre a história evolutiva dos seres vivos, considerando uma série de dados moleculares e morfológicos que priorizam grupos polifiléticos.
C
Defende-se que os grupos de seres vivos só contivessem espécies monofiléticas - com a mesma origem comum, ou seja, compartilhariam um mesmo ancestral comum mais recente.
D
Acredita-se que as plantas e animais são grupos distintos de seres vivos, em que o grupo das briófitas e plantas vasculares compartilham um ancestral comum com os fungos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.