A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
APOL

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
O conjunto formado pelas células e pela matriz desses tecidos conjuntivos é vascularizado, isto é, sua nutrição e sua oxigenação são feitas por vasos sanguíneos.”
RESPOSTA – (E) Atua no organismo com a formação de ossos, dentes, coagulação do sangue, contração muscular e liberação de neurotransmissores.
Questão 2/10 
“[...] saem do sistema nervoso central ou chegam até ele. Vamos encontrar entre neurônios tanto as menores células do organismo, com diâmetro de 5 µm, quanto as maiores, com diâmetro de 150 µm.”
RESPOSTA – (E) São células funcionais do sistema nervoso, responsáveis por receber e transmitir impulsos nervosos.
Questão 3/10 
“As células são classificadas em procariontes e eucariontes (do grego pro, primeiro; eu, verdadeiro, e karyon, noz, núcleo)”.
RESPOSTA – (E) 2 – 1 – 2 – 1.
Questão 4/10
A autofagia é o processo de degradação de componentes da própria célula. 
RESPOSTA - (C ) Lisossomos 
Questão 5 
“A pemeabilidade da junção pode ser modulada. Por exemplo, a ativação de cotransportadores de Na+ e nutrientes pela glicose e por certos aminoácidos induz um aumento da permeabilidade da junção”. 
RESPOSTA – (c ) São especializações da membrana plasmática nas faces laterais das células que selam o espaço intercelular.
Questão 6
“Eles verificam a realização correta de eventos, como o crescimento celular, a transcrição do DNA e a segregação dos cromossomos, antes de permitir que a célula prossiga o ciclo celular”.
RESPOSTA – (D) A celula se divide em duas 
Questão 7
“A membrana celular é uma barreira seletiva à passagem de moléculas solúveis em água, capaz de controlar a entrada e a saída de metabólitos”.
RESPOSTA – (E) Corresponde à saída de substâncias da célula pela fusão de vesículas à membrana plasmática.
Questão 8
“O tamanho e a forma do núcleo variam conforme o tipo celular. Geralmente mede entre 5 e 10µm e é alongado, ovoide, esférico ou lobulado”.
RESPOSTA – (B) O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear, também denominado carioteca.
Questão 9
“As células são classificadas em procariontes e eucariontes (do grego pro, primeiro; eu, verdadeiro, e karyon, noz, núcleo).” 
RESPOSTA – (A) Presença de envoltório nuclear.
Questão 10
“As mitocôndrias evoluíram a partir de procariontes aeróbicos, as bactérias Eubacterium, que foram engolfadas por células eucarióticas primitivas.” 
RESPOSTA – (E) A quantidade e localização depende da necessidade energética da célula.
Questão 11
“O retículo endoplasmático é constituído por um sistema de membranas em forma de túbulos, vesículas e cisternas”.
RESPOSTA – (C ) O retículo endoplasmático liso contém enzimas para a síntese de lipídios. 
Questão 12
“Portanto, essas junções promovem o acoplamento elétrico e metabólico, sendo importantes, por exemplo, na sincronização, na diferenciação e na proliferação das células”. 
RESPOSTA – (B) São canais hidrofílicos formados pelas proteínas transmembranas conexinas. 
Questão 13
“O tamanho e a forma da célula estão relacionados à sua função e são determinados por fatores extrínsecos e intrínsecos”.
RESPOSTA – (E) São alongadas, fusiformes ou cilíndricas e, promovem o encurtamento do tecido. 
Questão 14
“O plano frontal é também conhecido como plano coronal (XY), assim denominado por ser paralelo ao osso frontal do crânio [...]”.
RESPOSTA – (A) Ombro
Questão 15
“O tamanho e a forma da célula estão relacionados à sua função e são determinados por fatores extrínsecos e intrínsecos, como, por exemplo, pressões externas, organização do citoesqueleto… 
RESPOSTA – 3-1-2 
Questão 16
“Além da morfologia, a quantidade e a localização das mitocôndrias estão relacionadas à necessidade energética das células, sendo que são abundantes naquelas que demandam energia…
RESPOSTA – (D) Respiração celular. 
Questão 17
“Os ribossomos são pequenas partículas (12 nm de largura e 25 nm de comprimento), compostas de proteínas e RNAr”. RESPOSTA – (B) Síntese de proteínas. 
Questão 18
“A microscopia eletrônica mostra que o Golgi é constituído por um conjunto de três a 10 cisternas achatadas e empilhadas e vesículas.” RESPOSTA – (E) Participa da secreção de macromoléculas da célula. 
Questão 19
“O transporte de substâncias pelas proteínas transportadoras contra um gradiente eletroquímico envolve a quebra de ATP e é denominado transporte ativo”.
RESPOSTA – (B) 1-3-2
Questão 20
“O ciclo celular consiste em duas etapas: a interfase e a mitose, entre as quais a célula se alterna de forma cíclica”. RESPOSTA – (B) Caracteriza-se pela divisão celular na qual o material genético é duplicado. 
Questão 21
“A célula é a menor unidade estrutural e funcional dos organismos. Unidade estrutural porque as células constituem os tecidos e órgãos [...]”. RESPOSTA – (A)Exercem as funções de metabolismo, produção de energia e reprodução. 
Questão 22
“A membrana celular é uma bicamada lipídica, com proteínas, glicoproteínas, glicolipídos e proteoglicanas inseridas. Esse arranjo recebeu o nome de modelo mosaico fluido.” RESPOSTA – (C ) 2 – 3 – 1 
Questão 1 - Aspectos Biológicos na Educação Física
“Encontramos em nosso corpo três tipos de fibras musculares esqueléticas [...] Na maior parte dos músculos existem os três tipos, mas cada unidade motora é formada por fibras do mesmo tipo”. RESPOSTA – (D) São recrutadas fibras do tipo vermelha.
Questão 2
“A cada tipo de contração corresponde um tipo de músculo: o esquelético, o liso e o cardíaco, respectivamente.” RESPOSTA – 2-1-3
Questão 3/10 
“A actina é encontrada na forma de polímeros longos (actina F), que por sua vez, são compostos por duas cadeias monômeros globulares (actina G), que enrolam-se uma sobre a outra[...]”. RESPOSTA – (C ) As fibras vermelhas possuem contração lenta. 
Questão 4/10 
“Esses eixos de movimento também são descritos em termos funcionais em referência à posição anatômica”. RESPOSTA – 3-1-2
Questão 5/10 
“Se observamos o sarcômero em repouso, veremos um conjunto de filamentos finos e grossos parcialmente sobrepostos”. RESPOSTA – (B) A contração se deve ao deslizamento dos filamentos uns sobre os outros, diminuindo o tamanho do sarcômero. 
Questão 6
“A terminologia descritiva direcional é utilizada para descrever os tipos de movimentos observados entre dois segmentos articulares [...]”. RESPOSTA – (C ) Plano Trannsverso
Questão 7
“ A sobrevivência humana depende de diversos tipos de movimento: contrações rápidas e de curta duração; contrações lentas e duradouras; contrações rítmicas.”
RESPOSTA – (E) Para realizar todos os tipos de contração necessários à sobrevivência, o corpo humano possui três tipos de músculo: liso, esquelético e cardíaco. 
Questão 8
“O corpo humano se move em três planos, os quais são chamados de planos cardinais do movimento”. RESPOSTA – (A) Abdução de quadril. 
Questão 9
“É um tecido diferente dos músculos estriados, pois suas células são fusiformes e alongadas. O núcleo ocupa o centro das células e no citoplasma ao redor visualizamos diversas organelas e filamentos”. RESPOSTA – (C ) Nas paredes do trato digestório, da bexiga urinária e dos vasos sanguíneos. 
Questão 10
Os movimentos acontecem por meio de planos imaginários partem da referência da posição anatômica, que é uma convenção. RESPOSTA – (A) Plano frontal. 
Questão 11
Observe a imagem: Abdução de ombro. 
Questão 12
“É também pelo tecido conjuntivo que a força de contração é transmitida aos tendões, aos ligamentos e aos ossos”. RESPOSTA – (C ) 2 – 3 – 1. 
Questão 13
Observe a imagem: Flexão lateral da cervical. 
Questão 14
Com base na posição anatômica, o corpo humano pode delimitar e identificar os movimentos que realiza. Plano sagital. 
Questão 15
Atente para a imagem a seguir: Flexão de cotovelo. 
Questão 16
“O tecido conjuntivo contribui para que as fibras musculares permaneçam unidas. Essa união possibilita que a contração das fibras musculares individuais afete o músculo todo.” As células mais comuns são chamadas de fibroblastos. 
Questão 17
“Devido ao alto grau de especialização das células musculares, alguns

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.