Buscar

modulo 4-6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4.6 – Biblioteca de Execução
Muitas vezes, uma função criada para um determinado programa atende as necessidades de um segundo programa. A capacidade de reutilizar as funções em mais de um programa pode poupar um tempo considerável de programação e teste. Para isto é só copiar a função de um para outro programa.
A linguagem C++ possui uma biblioteca padrão com muitas funções úteis previamente implementadas para uso do programador, inclusive incluindo todas as funções da biblioteca padrão de C. A biblioteca padrão se divide em várias bibliotecas ou arquivos menores, divididos pelos tipos de função que cada um contém. Por exemplo, a biblioteca “cmath” contém as funções matemáticas padrão da linguagem C e a biblioteca “string” contém funções da biblioteca padrão de C++ que tratam de strings. Para utilizar uma destas bibliotecas, é preciso “avisar” ao compilador através da diretiva
#include <nome_da_biblioteca>
O comando “#include” copia o conteúdo da biblioteca para o programa que estamos compilando, para que as funções pertencentes à ela possam ser utilizadas. Algumas das bibliotecas padrão de C e seus cabeçalhos são mostrados abaixo:
Funções matemáticas: #include <cmath>
Funções de string: #include <cstring>
Funções de string do C++: #include <string>
Funções de I/O: #include <cstdio>
Funções de tempo: #include <ctime>
Uma descrição detalhada das funções presentes na biblioteca padrão de C++ não cabe nesta apostila. Entretanto, muitos livros e websites contém listagens e explicações das funções padrões. Um bom exemplo é o website http://www.cppreference.com/index.html , que contém uma vasta referência sobre vários aspectos da linguagem C++.
Não deixe de examinar as funções que seu compilador fornece. Muitos compiladores referenciam essas funções internas como biblioteca de execução. A maioria dos compiladores fornece centenas de funções de biblioteca de execução com propósito que vão de abertura e trabalho com arquivos para acessar informações do disco ou de diretório para determinar o tamanho de uma string de caracteres. As duas ou três horas que serão gastas para ler a documentação da biblioteca de execução pouparão muitas horas de programação.

Outros materiais