Buscar

Aula_06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Administração de Pessoal
EAD 2011 – PROFESSOR JOSÉ ANTONIO DE BARROS
Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2011
*
*
13º SALÁRIO
 O décimo terceiro salário, antigamente apelidado de “gratificação de natal”, o perdura até os dias de hoje, foi instituído através de um costume entre os empregadores. Consistia em uma gratificação, concedida pelos empregadores aos seus empregados, gratificação esta que ocorria por véspera do fim de ano. O valor da gratificação era aleatório, não se tinha estipulado um valor certo e era pago aos empregados escolhidos pelo próprio empregador, poderia até mesmo, o que era comum, não se estender para todos os trabalhadores.
*
*
 Decorrido certo tempo, diante da cobrança de todos os empregados para que o benefício se tornasse obrigatório e estendido para todos, este anseio foi atendido por uma lei criada para obrigar os empregadores a pagar um 13º salário a todos os seus empregados, ou seja, tinha-se 12 salários – por óbvio no ano tem-se até o 12º mês, criou-se a figura fictícia do 13º mês. 
13º SALÁRIO
*
*
  
O décimo terceiro salário, que foi instituído oficialmente pela Lei 4.090 de 13/07/1962, que continua a chamar-se de gratificação de natal, foi concretizado oficialmente e idealizado para propiciar ao empregado um reforço salarial no mês de dezembro de cada ano.
O 13º salário é devido a todos os trabalhadores regidos pelo sistema contratual da CLT. Incluindo-se os domésticos; trabalhadores rurais e os avulsos.
A remuneração do 13º salário refere-se a remuneração percebida pelo empregado no mês de dezembro de cada ano. 
13º SALÁRIO
*
*
 O período de apuração do 13º salário é sempre o compreendido de janeiro a dezembro de cada ano. 
Dessa forma o valor do 13º salário será computado à razão de 01/12 (um doze avos) da remuneração devida no mês de dezembro.
Será computado como um mês, para efeito do 13º salário, (01/12) a fração de dias trabalhados no mês igual ou superior a 15 dias. 
13º SALÁRIO APURAÇÃO
*
*
O 13º salário tem como base não só o salário fixo, mas também as parcelas que são pagas ao empregado, de forma habitual, tais como: gorjetas, prêmios, percentagens, comissões, parcelas adicionais (insalubridade, periculosidade e horas extras) etc.
Para os empregados que tem sua remuneração a base de salário variável, o valor de 13º salário deverá ter como base a média salarial nos 12 meses do ano.
13º SALÁRIO
*
*
 
13º SALÁRIO
Aplica-se o critério de se apurar a média para os empregados que durante o ano tenha recebido horas extras. Diferentemente da base da média de salário em comissão, as horas extras apurar-se-á a média não do valor pago mensal e sim do número de horas extras trabalhadas mês a mês. Apurada a média de horas extras, identificará o valor tendo como base o salário de dezembro.
 
*
*
 A gratificação do 13º salário salarial, será paga pelo empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano, compensada a importância que, a título de adiantamento, o empregado houver recebido.
Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento da gratificação referida no artigo precedente, de uma só vez, metade do salário recebido pelo respectivo empregado no mês anterior.
PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO
*
*
 O empregador não estará obrigado a pagar o adiantamento, no mesmo mês, a todos os seus empregados.
As contribuições devidas ao INSS, incidem sobre o 13º salário apenas por ocasião do pagamento da 2º parcela, ficando também, sujeitas ao teto estabelecido na legislação da Previdência Social.
Para aqueles empregados que contam com, no mínimo, 12 meses trabalhados, o valor dos 50% do 13º salário corresponde ao salário do mês em que estiver efetivando o pagamento
13º SALÁRIO
*
*
 Veja:
Ex.: Empregado admitido no dia 01/03/2000. O empregador escolheu para adiantar os 50% do 13º salário no mês de maio de 2010. O valor do salário do empregado no mês de maio é de R$ 1.000,00. Assim sua antecipação será de R$ 500,00.
Para os empregados que recebem salário variável, será apurada a média. O pagamento da 01ª parcela será sempre o correspondente a 50% do 13º salário devido ao empregado.
13º SALÁRIO
*
*
13º SALÁRIO
 Para os empregados que recebem a base de comissão, o empregador determinará a apuração da média de remuneração percebida pelo empregado, considerando os meses de janeiro a dezembro. 
Quando da concessão das férias, o empregado que no mês de janeiro, requereu por escrito a opção de receber a antecipação juntamente do pagamento das férias, fará com que seja o empregador obrigado a cumprir tal requerimento.
*
*
Para os empregados que recebem salário variável a qualquer título, a gratificação será calculada na base de 1/11 (um onze avos) da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até novembro de cada ano. A esta gratificação se somará a que corresponder à parte do salário contratual fixo.
Até o dia 10 de janeiro de cada ano, computada a parcela do mês de dezembro, o cálculo da gratificação será revisto para 1/12 (um doze avos) do total devido no ano anterior, processando-se a correção do valor da respectiva gratificação com o pagamento ou compensação das possíveis diferenças.
13º SALÁRIO
*
*
 Tratando-se de empregados que recebem apenas salário variável, a qualquer título, o adiantamento será calculado na base da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até o anterior àquele em que se realizar o mesmo adiantamento.
Quando parte da remuneração for paga em utilidades, o valor da quantia efetivamente descontada e correspondente a essas será computado para fixação da respectiva gratificação.
13º SALÁRIO
*
*
 Nos casos em que o empregado for admitido no curso do ano, ou, durante este, não permanecer à disposição do empregador durante todos os meses, o adiantamento corresponderá à metade de 1/12 (um doze avos) da remuneração, por mês de serviço ou fração superior a 15 (quinze) dias. 
A fração de dias igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será havida como mês integral para os efeitos do pagamento proporcional do 13º salário.
13º SALÁRIO
*
*
 As faltas legais e justificadas ao serviço não serão deduzidas para os fins da proporcionalidade ou até mesmo para exclusão do pagamento do 13º salário.
A gratificação do 13º será proporcional na extinção dos contratos a prazo, ainda que a relação de emprego haja findado antes de dezembro;
A gratificação do 13º será proporcional na cessação da relação de emprego resultante da aposentadoria do trabalhador, ainda que verificada antes de dezembro.
13º SALÁRIO
*
*
 Ocorrendo rescisão, sem justa causa, do contrato de trabalho, o empregado receberá a gratificação correspondente a 1/12 avos por mês de serviço, do ano trabalhado, calculada sobre a remuneração do mês da rescisão.
Ocorrendo a extinção do contrato de trabalho antes do dia 20 de dezembro, o empregador poderá compensar o adiantamento mencionado com a gratificação devida e, se não bastar, com outro crédito de 
13º SALÁRIO
*
*
13º SALÁRIO
DEMONSTRATIVO DO CÁLCULO DA 01ª PARCELA DO 13º SAL. EM 30 DE NOVEMBRO/2010.
*
*
13º SALÁRIO
DEMONSTRATIVO DO CÁLCULO DE PAGTº DA 2ª PARCELA DO 13º SALÁRIO SALÁRIO VARIÁVEL - COMISSÃO
Soma (Jan/Nov): 37.370,00 ÷ 11 = 3.397,27 → 02ª parcela 50% = 1.723,77 → que será pago até 20/DezembroSoma (Jan/Nov): 37.370,00 ÷ 11 = 3.397,27 → 02ª parcela 50% = 1.723,77 → que será pago até 20/Dezembro
*
*
13º SALÁRIO
DEMONSTRATIVO DO CÁLCULO DE PAGTº DA DIFERENÇA DO 13º SALÁRIO SALÁRIO VARIÁVEL - COMISSÃO
Soma (Jan/Dez): 43.050,00 ÷ 12 = 3.587,50 - 3.397,27 ≠ = 190,23 → que será pago até 10/Janeiro
*
*
SINTESE DA AULA
Nesta aula você:
Conheceu a história e criação da gratificação do 13º salário;
Compreendeu e entendeu a apuração dos avos do 13º salário; 
Entendeu o processo de pagamento da gratificação de natal;
Entendeu o pagamento do 13º de salário variável;
Entendeu o pagamento proporcional do 13º salário;
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais