A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Analise de Crédito, Cobrança e Risco A4

Pré-visualização | Página 2 de 2

dos clientes que não cumprem com suas obrigações.
De acordo com o trecho apresentado, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Os analistas de crédito devem monitorar continuamente o comportamento de pagamento do cliente, fazendo averiguações internas e externas. 
( ) Os analistas de crédito devem estar sempre buscando algum alerta de risco, uma vez que diversos fatores podem evidenciar a deterioração financeira dos clientes 
( ) Os analistas de crédito, devem realizar averiguações com o objetivo de buscar informações sobre registros de restrições, como atrasos, cheques devolvidos.
( ) Os analistas de crédito, devem apenas averiguar o comportamento atual do cliente, excluindo averiguações passadas como atrasos e restrições e cheques já devolvidos.
Está correto afirmar em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F
	Comentário da resposta:
	 Resposta correta. Para mitigar tais prejuízos, os analistas de crédito devem monitorar continuamente todo o comportamento de pagamento do cliente, fazendo averiguações internas e externas, com o objetivo de buscar informações sobre registros de restrições, como atrasos, cheques devolvidos, protestos, entre outras restrições, que possam comprometer a capacidade de pagamento do cliente. Dessa maneira, esses profissionais devem estar sempre buscando algum alerta de risco, uma vez que diversos fatores podem evidenciar a deterioração financeira dos clientes.
	
	
	
 Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Leia o trecho a seguir.
O crédito compreende duas grandes dimensões, sendo uma de natureza jurídica para assegurar ao credor o direito de receber do devedor, independentemente de sua vontade de pagar. A outra dimensão está relacionada à análise de crédito, cuja ênfase está voltada para uma estimativa da capacidade de pagamento do devedor.
De acordo com o trecho apresentado, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Quando o credor detecta com antecedência o processo de deterioração financeira do devedor, é possível desenvolver uma negociação menos traumática.
( ) Um credor, no caso a instituição financeira, com uma boa política de crédito possui informações atualizadas sobre seus clientes, nas quais auxiliam na negociação.
( ) O credor, mesmo em casos de instituição financeira, não mantém as informações atualizadas sobre seus clientes, por acreditarem não interferir na negociação.
( ) Quando o credor detecta com atraso o processo de deterioração financeira do devedor, é possível desenvolver uma negociação menos traumática, a fim de auxiliá-lo
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Quando o credor detecta com antecedência o processo de deterioração financeira do devedor, é possível desenvolver uma negociação menos traumática, uma vez que o devedor poderá dispor de recursos para liquidar a dívida. Entretanto, se o credor chegar atrasado, o devedor já poderá ter negociado com outros credores ou mesmo os resultados negativos podem ter corroído o patrimônio do devedor. É por isso, que o acompanhamento do cliente deve ser um processo contínuo e não uma ação isolada dentro de um contexto de emergência, obtendo informações atualizadas sobre o mesmo.
	
	
	
 Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Leia o trecho a seguir.
Um bom analista de crédito terá em suas mãos informações sobre quem são os banqueiros e credores de seus clientes. Assim, ainda que o cliente use diversos produtos e serviços do credor e que esses produtos e serviços sejam administrados por departamentos diferentes.
De acordo com o trecho apresentado, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Os sistemas de gestão do credor devem permitir a identificação e localização de todas as operações mantidas com o cliente.
( )  Os sistemas de gestão do credor devem permitir a identificação e localização de apenas as operações em débito mantidas com o cliente.
( ) Para que uma instituição financeira possa ter conhecimento sobre a posição geral do credor em relação ao cliente, é utilizado uma boa estrutura que facilite a integração.
( ) Para que uma instituição financeira possa ter conhecimento sobre a posição geral do credor em relação ao cliente, é  preciso ter acesso somente aos dados de débito.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Os sistemas de gestão do credor devem permitir a identificação e localização de todas as operações mantidas com o cliente. Para que uma instituição financeira possa ter conhecimento sobre a posição geral do credor em relação ao cliente, precisa de uma estrutura que facilite a integração onde informe a situação cadastral do mesmo de forma ampla, levando em consideração todas as informações.
	
	
	
 Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Leia o trecho a seguir.
As operações e garantias não formalizadas adequadamente constituem-se em força para o devedor. Nessa fase do processo, é necessário que o credor saiba como está a formalização da operação e das garantias. Isto pode desequilibrar a força a favor de um dos lados no processo de negociação.
Considerando o trecho apresentado, assinale a alternativa correta que corresponde às operações e garantias.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Operações e garantias não formalizadas adequadamente constituem-se em força para o devedor.
	Resposta Correta:
	 
Operações e garantias não formalizadas adequadamente constituem-se em força para o devedor.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. É necessário que o credor saiba como está a formalização da operação e das garantias. Isto pode desequilibrar a força a favor de um dos lados no processo de negociação. Operações e garantias não formalizadas adequadamente constituem-se em força para o devedor. Todavia, o fato de estarem bem formalizadas não caracteriza, necessariamente, um ponto forte para o credor, é preciso se atentar que não basta que haja formalização das mesmas, isso porque outros fatores como tempo para execução, localização e liquidez são fundamentais para a mitigação do risco de crédito.
	
	
	
 Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
Destaca-se que por muito tempo, algumas áreas de cobrança e os departamentos jurídicos dos bancos fundamentam suas ações nas condições contratuais que foram inicialmente estabelecidas com o tomador, porém pode não ser eficaz, pois a pessoa que está inadimplente pode não possuir condições de pagar.
De acordo com o trecho apresentado, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Para que ocorra uma boa negociação é necessário um conhecimento amplo sobre o cliente, independente de sua situação, pois o analista deve tentar negociar a dívida.
( ) Uma boa negociação de crédito deve chegar a uma decisão que seja vantajosa tanto para o credor no qual faça com que o devedor negocie o débito.
( ) Para uma boa negociação é preciso conhecimento sobre o cliente e uma avaliação assertiva sobre sua situação, por parte do analista de crédito.
( ) Uma boa negociação de crédito deve chegar a uma decisão que seja vantajosa tanto credor quanto devedor.
Está correto afirmar em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, V
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, V
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Uma boa negociação de crédito deve chegar a uma decisão que seja vantajosa tanto credor quanto devedor. Para isso é preciso conhecimento sobre o cliente e uma avaliação assertiva sobre sua situação, por parte do analista de crédito. O negociador deverá estar informado acerca do contexto geral, conhecendo seus pontos fortes e suas fraquezas para negociar com o devedor.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.