Buscar

Aula_08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Administração de Pessoal
EAD 2011 – PROFESSOR JOSÉ ANTONIO DE BARROS
Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2011
*
*
O PROCESSO DE DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIO
O contrato de trabalho é um contrato bilateral, em cada extremidade há uma parte (empregado – empregador). A duração deste contrato está vinculada a vontade das partes. O fim deste contrato poderá se dar, normalmente ou por vontade de qualquer das partes. Basta que uma delas manifeste o seu desejo. Não há necessidade de um motivo para por fim ao contrato de trabalho.
*
*
O AVISO PRÉVIO
Tratando-se de contrato de trabalho por prazo indeterminado, a parte que desejar por fim ao contrato de trabalho deverá avisar a outra parte com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias, é o aviso prévio, que a lei exige.
 A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
 A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
*
*
Quando o aviso prévio for concedido pelo empregador, o horário normal de trabalho do empregado, será reduzido de 2 (duas) horas diárias ou, por opção do empregado, poderá faltar ao serviço por 7 (sete) dias corridos, tudo isto sem prejuízo do salário.
O AVISO PRÉVIO
*
*
O AVISO PRÉVIO
Uma vez concedido o aviso prévio, após o seu término (30 dias) será o fim do contrato de trabalho. Mas, se a parte que manifestou o desejo de rescindir o contrato quiser reconsiderar o seu ato, antes do fim do aviso prévio, poderá a outra parte aceitar ou não a reconsideração.
*
*
Essa situação não tem previsão legal. O aviso prévio deverá ser trabalhado ou indenizado (sem trabalho). Assim, dessa forma, aviso prévio cumprido em casa não tem previsão legal e equipara-se ao aviso prévio indenizado.
AVISO PRÉVIO “CUMPRIDO EM CASA”
*
*
PROCESSO ADMINISTRATIVO
PROCESSO DE RESCISÃO
PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO
PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS
*
*
 MOTIVO – Iniciativa do empregado ou do empregador.
 ESTABILIDADE – Se poderá ser desligado ou não da empresa. (Cipa – Acidentário – Estável decenal – Estável/Maternidade – Representante Sindical)
 EXAME MÉDICO DEMISSIONAL – O empregado, seja por iniciativa sua ou do empregador a demissão, deverá submeter-se a um exame médico demissional obrigatório e por conta do empregador.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
*
*
BENEFÍCIOS – A serem descontados (V. Transp. – Medicamentos – Ticket Restaurante – etc.)
TESOURARIA – Consultar eventuais adiantamentos – eventuais despesas ainda não acertadas.
CONVENIOS – Eventuais descontos fixos em folha de pagamento.
GERAL – bip - celulares – laptop - calculadoras.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
*
*
CARGOS E SALÁRIOS – Deverá ser observado, quando for o caso, no setor de Administração de Cargos e Salários, eventual promoção e/ou aumento de salário, para que o salário a ser utilizado na rescisão contratual esteja em de acordo com as normas internas e legais.
RELAÇÕES SINDICAIS –Convenção Coletiva – Acordos Coletivos – Estabilidade Sindical – Diferenças concedidas – O empregado responsável na empresa fará uma pesquisa nestes documentos, as fim de evitar falhas nos cálculos dos direitos do empregado.
PROCESSO DE RESCISÃO
*
*
FOLHA DE PONTO – Últimos dias trabalhados – Horas extras – Freqüência – etc. – Deverão ser observados estes documentos para o fiel cumprimento dos saldos de salários do empregado desligado.
FICHA FINANCEIRA – Prêmios – Médias H.Extras – Férias Vencidas – Pensões alimentícias – Saldos de salários. Etc.) – Deverá ser verificado a ficha, a situação financeira do empregado a ser desligado, para que não sejamos surpreendidos no furo com uma reclamação trabalhista
CALCULO DA RESCISÃO – Em conformidade com as regras legais, deverão ser observado, com toda a atenção as regras legais para pagamento de todas as verbas trabalhistas.
PROCESSO DE RESCISÃO
*
*
A homologação é o ato de quitação das verbas rescisórias perante a entidade sindical da categoria ou perante a DRT. Com a finalidade de conferência dos valores ofertados no documento TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho – para que eles surtam os efeitos legais. 
O empregado com mais de um ano de contrato de trabalho torna-se obrigatória a homologação perante a entidade sindical da categoria ou, na falta de categoria organizada, perante a DRT.
PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO
*
*
DOCUMENTOS – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) – CTPS – Ficha de Registro atualizada – Guia de Recolhimento da Multa dos 40%, se for o caso – CD/SD (Comunicação de Dispensa para efeito do Seguro Desemprego) se for o caso – Extrato do FGTS recolhido, atualizado – Carta de preposto – etc.
PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO
*
*
É um procedimento obrigatório que o empregador deverá observar.
Quando o aviso prévio for trabalhado, o aconselhável que o exame médico ocorra pelo menos até 15 dias do término do aviso prévio.
Em sendo aviso prévio indenizado, pelo menos 48 horas da homologação ou pagamento na empresa.
EXAME MÉDICO DEMISSIONAL
*
*
Exame médico detectar que o funcionário encontra-se com problemas de saúde o desligamento deverá ser suspenso
Se no ato da homologação não for apresentado o atestado médico, o empregador deverá provar que não era por culpa dele, para se eximir do pagamento de multa, equivalente a uma remuneração do empregado.
EXAME MÉDICO DEMISSIONAL
*
*
O pagamento deverá ser efetuado em dinheiro, cheque nominal ao empregado, cheque administrativo, depósito em conta corrente do próprio empregado.
 Em sendo necessário homologar a rescisão contratual o pagamento deverá ser em dinheiro ou cheque administrativo. Se o empregador optar por depósito em conta bancária, este deverá comprovar no ato da homologação o valor pago e já compensado na conta bancária.  Sendo analfabeto o empregado demissionário por qualquer motivo, o pagamento somente poderá ser feito em dinheiro.
TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO
*
*
Se o motivo do desligamento for pedido de demissão ou demissão com aviso prévio indenizado o prazo para pagamento será de até o 10º dia da comunicação.
 Se o empregado demissionário ou demitido cumprir o aviso prévio trabalhando, o prazo é no dia útil seguinte ao término do aviso prévio.
PRAZO DE QUITAÇÃO
*
*
Se o motivo for término de contrato de experiência ou qualquer outro contrato por tempo certo, o pagamento deverá ocorrer no dia útil seguinte ao término.
 Caso o empregador deixe de atender estes prazos, ele pagará uma multa, para o empregado, em valor equivalente ao seu salário, salvo quando, comprovadamente, tiver sido o trabalhador quem deu causa ao atraso
PRAZO DE QUITAÇÃO
*
*
*
*
SINTESE DA AULA
Nesta aula você:
- Conheceu a rotina de desligamento de um empregado; 
- Estudou os prazos a serem cumpridos no desligamento de um empregado;
- Estudou e compreendeu os procedimentos administrativos;
-Compreendeu o motivo e obrigatoriedade do exame médico demissional;
- Entendeu a obrigatoriedade de se homologar uma Rescisão Contratual;
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais