Buscar

SEMANTICA E ESTILISTICA Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Semântica e Estilística - DISCURSIVA
1 - Conforme o material de estudo da disciplina, a partir da década de 1960, com Perelman e seus seguidores, a concepção de retórica segundo a qual o discurso é algo pomposo e formal dá lugar para a pluralidade de retóricas. Elas enfocam especialmente o discurso persuasivo, relacionando-o com o estilo, com as marcas subjetivas presentes no enunciado, com o trabalho de escolhas realizado pelo enunciador. Disserte sobre as retóricas (clássica/contemporânea), traçando um paralelo entre elas e evidenciando a noção de estilo. 
RESPOSTA: Hoje em dia a comunicação, tanto oral quanto escrita, assume uma competência muito importante. E dessa comunicação dependem o sucesso e a realização humana tanto pessoal quanto profissional. Para isso é preciso saber convencer. Tanto o convencer quanto o persuadir fazem parte do processo de argumentação e a retórica é que nos ensina como fazer isso. Para Perelman (2004) retórica clássica é a arte de bem falar, ou seja, a arte de falar ou até mesmo escrever, de modo persuasivo se propunha estudar os meios discursivos de ação sobre um auditório, com o intuito de conquistar ou aumentar sua adesão às teses que se apresentavam ao seu assentimento. O mundo de hoje não caminha mais sem a comunicação. Essa comunicação, porém, deve ocorrer de forma suave, com inteligência e respeito, e isso só é possível por meio do convencimento e da persuasão. Trazer da retórica clássica em que temos o orador e o auditório para a contemporânea na figura do autor e leitor não é uma tarefa difícil. Tanto em uma como na outra temos uma ação da linguagem concretizada na enunciação, lugar de produção do estilo em que conveniência, clareza, vivacidade e brevidade são procedimentos presentes no enunciado. Nessa relação autor/leitor evidencia-se uma relação pragmática, pois desde a Antiguidade já havia essa relação entre linguagem e os efeitos de sentido sobre o auditório. 
 
2 - As palavras têm sentidos que podem variar dependendo do contexto em que são utilizadas. A partir desse entendimento sobre questões atreladas ao nível semântico, podemos refletir acerca dos inúmeros contextos aos quais estamos expostos em nossas práticas sociais. Nesse sentido, a atividade de interpretação é um importante recurso para que se chegue à compreensão do sentido em contexto específico. Disserte sobre a relação entre sentido e contexto.
RESPOSTA: As línguas são muito mais complexas do que aquilo que tratamos como sinais (sinais de trânsito, sinais de alerta, acenos). Por esse motivo, o estudo da significação apresenta várias faces. E assim o sentido é o significado que a palavra pode assumir dentro de contextos diferentes. E o contexto é o conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato, são todas as informações que acompanham o texto. A partir desse princípio, podemos concluir que o contexto está intimamente relacionado à semântica (sentido) de determinada situação comunicativa.

Outros materiais