Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 O realismo moral não é uma visão ou corrente filosófica independente, como o empirismo, o racionalismo ou o idealismo. Uma compreensão enganosa sobre o realismo é afirmar que a moralidade é uma coisa em si, independente da mente. Nesse sentido, o realismo é um dos temas centrais no debate da meta ética, tanto clássica quanto contemporânea. Disserte sobre o realismo moral.
Resposta esperada
A maioria dos grandes filósofos morais, ao longo da história, tem sido realistas no que diz respeito à existência de fatos genuínos sobre o que deveríamos fazer moralmente e sobre que tipo de vida é melhor, e que essas não são meras questões de opinião, ou incapaz de ser verdadeira ou falsa. O realismo moral afirma que há fatos genuínos sobre o que é moralmente certo ou errado - fatos que são independentes do que qualquer pessoa, ou qualquer sociedade, pensa ser moralmente certo ou errado.
2 As tensões entre os interesses do paciente individual e dos outros surgem cada vez mais no contexto da disponibilidade inadequada de recursos para atender às necessidades médicas. Os médicos devem participar do racionamento de recursos inadequados para seus pacientes individuais? Se sim, por que e quais critérios e processos devem ser usados? Se não, quem deve executar tal racionamento, por que e quais critérios e processos devem ser usados? Disserte situando as tensões advindas da disponibilidade inadequada de recursos e sua incidência no campo da bioética.
Resposta esperada
*Ao fazer perguntas como esta, a necessidade de afastar-se do ambiente médico-paciente torna-se particularmente óbvia. *A distribuição de recursos escassos é um problema em vários níveis, dos quais apenas um é na interação médico-paciente (a chamada microalocação de recursos). *No outro extremo do espectro, os governos devem decidir quanto de seus orçamentos nacionais disponíveis para alocar aos cuidados de saúde, em vez de outros programas de assistência social, educação, defesa ou artes (macroalocação). *Entre esses dois extremos do espectro de alocação estão as decisões de distribuição no nível organizacional: entre diferentes tipos de cuidados de saúde e outras atividades relacionadas à saúde, incluindo ensino e pesquisa; entre diferentes hospitais ou organizações de atenção primária e entre diferentes setores e grupos dentro das organizações. *Aqui, a bioética torna-se relevante nos níveis sociais e organizacionais, e não no nível do encontro clínico. *Em todos esses níveis, no entanto, há necessidade de ferramentas teóricas básicas. No contexto da distribuição justa de recursos escassos, por exemplo, existe a necessidade de uma teoria de trabalho aceitável - ou teorias de trabalho - de justiça.

Outros materiais