Buscar

Módulo 6-9

Prévia do material em texto

6.9 – Break e Continue
Utilizamos os comandos break e continue para pular partes de um código. Já vimos a utilização do comando break quando falamos sobre a declaração switch: ele é utilizado para interromper a execução de um laço, pulando imediatamente para o próximo comando após o fim do laço. O comando break “quebra” qualquer teste de condição que esteja sendo feito, forçando o laço a terminar abruptamente.
O comando continue é utilizado em um laço de repetição para pular todos os comandos que seriam executados na sequência do comando continue e forçar o laço a pular para a próxima repetição. O comando break força o laço a terminar; já o comando continue pula os próximos comandos que seriam feitos mas continua a executar o laço. O exemplo abaixo mostra a utilização de um comando continue em um programa que simula um menu de opções.
#include <iostream>
using namespace std;
int main()
{ 
int opcao;
while (opcao!= 5)
{ 
cout<<"Escolha uma opção entre 1 e 4. Escolha 5 para sair do programa\n";
cin>>opcao;
if ((opcao> 5) || (opcao< 1))
{
continue; //opção invalida: volta ao inicio do loop
}
switch (opcao)
{ //início do switch
case 1:
cout<<"Opção 1 foi escolhida\n";
break;
case 2:
cout<<"Opção 2 foi escolhida\n";
break;
case 3:
cout<<"Opção 3 foi escolhida\n";
break;
case 4:
cout<<"Opção 4 foi escolhida\n";
break;
case 5:
cout<<"Você saiu do programa\n";
break;
} //fim do switch
} //fim do laço while
system("PAUSE > null");
}
Em primeiro lugar, o laço while fará com que o programa rode repetidamente até que a variável opcao, cujo valor é atribuído pelo usuário a cada repetição do programa, tenha valor igual a 5. A declaração if checa se o valor entrado pelo usuário é maior que cinco ou menor que 1. Caso isto seja verdade, o comando continue interrompe a execução de todos os comandos seguintes, fazendo o laço while ser repetido mais uma vez. Caso o usuário entre um valor entre 1 e 5, o comando continue não é executado e o laço while continua para o próximo bloco de comandos, no caso, a declaração switch. A declaração switch é utilizada para mostrar qual opção o usuário escolheu e, no caso do usuário ter escolhido o valor 5, indicar que o programa terminou. Quando o valor 5 é escolhido, a condição do laço while torna-se falsa, terminando o programa.

Outros materiais

Perguntas Recentes