Buscar

Uso da Letra Z

Prévia do material em texto

Polemizar ou polemisar?
Aterrorizar ou aterrorisar?
Eis que nos deparamos com uma situação que, dentre as muitas dúvidas geradas acerca da língua que falamos, representa somente mais uma delas. Dessa forma, não somente o z, mas também o ss, ç, ch, x, entre outros, são alvos de muitos questionamentos – o que significa afirmar que uma parte da gramática se encontra cada vez mais em “ascensão”: a ortografia: Essa parte, como o próprio nome já nos retrata, trata-se da escrita correta das palavras que fazemos uso cotidianamente e, como não poderia ser diferente, encontra-se submetida a regras, a pressupostos oriundos da gramática propriamente dita.
Ao citarmos acerca deles, muitos são os usuários que afirmam, categoricamente, que a grande repulsa por esta grandiosa disciplina, demarcada pela língua portuguesa, é, senão, todas essas regras, uma vez que internalizá-las por completo seria dispendioso em demasia. Assim, cabe afirmarmos que não se trata de uma decoreba, ao contrário, trata-se, antes de tudo, de uma familiaridade maior com todas elas – aspecto esse que se conquista mediante o uso constante de boas leituras, bem como a prática da escrita, também se materializando de forma recorrente. Pois bem, dadas essas ocorrências, temos a enorme satisfação de proporcionar a você, caro(a) usuário(a), um conhecimento maior, uma familiaridade mais significativa acerca das circunstâncias de uso  da letra “z”, para que em se tratando de situações específicas de interlocução, você se considere ainda mais preparado(a). Assim, ei-las:
* Diante de verbos formados pelo sufixo “-izar”:
MORAL + IZAR = MORALIZAR
POLÊMICA + IZAR = POLEMIZAR 
FISCAL + IZAR = FISCALIZAR...
Acerca da regra em questão vale observar que na última sílaba das palavras primitivas não constatamos a presença da letra “s”, razão pela qual todas são demarcadas com a letra “z”.
* Diante de substantivos abstratos derivados de adjetivos:
RÍSPIDO – RISPIDEZ 
PEQUENO – PEQUENEZ 
ALTIVO – ALTIVEZ 
INSENSATO – INSENSATEZ...
* Nos sufixos formadores de aumentativos e diminutivos: 
CÃO = CANZARRÃO 
PAI = PAIZINHO 
FLOR = FLORZINHA... 
CÃO = CÃOZINHO...
* No sufixo “-triz”, constituidor de femininos:
EMBAIXADOR = EMBAIXATRIZ
ATOR = ATRIZ 
IMPERADOR = IMPERATRIZ...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes