Buscar

avaliação 1 principios de banco de dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual 
Princípios de Banco de Dados (GTI11)
1 - Atualmente existem vários fornecedores de bancos de dados. Isso significa que é necessária uma boa análise antes de decidir qual banco utilizar. Cada um tem as suas características e peculiaridades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- PostgreSQL.
II- Oracle
III- MySQL.
( 2 ) Possui uma vasta lista de recursos. Tem a linguagem PL/SQL para desenvolvimento de funcionalidades internas.
( 1 ) É conhecido pela sua robustez e confiabilidade e tem uma característica bem interessante: é um SGBD de código fonte aberto.
( 3 ) É um dos SGBDs mais populares do mundo. Inicialmente foi desenvolvido
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - III - II.
B) I - II - III.
C) II - I - III.
D) III - I - II.
2 - A arquitetura de um banco de dados está diretamente ligada a questões de hardware e sistema computacional existentes na estrutura em questão. O poder de processamento, a estrutura de rede, a memória e diversos outros componentes são características que fazem parte da análise de toda arquitetura para bancos de dados.
Considerando uma arquitetura de um banco de dados, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Arquitetura cliente/servidor.
B) Arquitetura serial ponto a ponto.
C) Arquitetura centralizada.
D) Arquitetura paralela.
3 - Atualmente existem vários fornecedores de bancos de dados. Isso significa que é necessária uma boa análise antes de decidir qual banco utilizar. Cada um tem as suas características e peculiaridades. Alguns são apropriados para projetos menores, outros não. Um deles é o banco de dados da empresa Microsoft, que é considerado um dos principais concorrentes da Oracle.
Estamos falando de qual SGBD?
A) POSTGRESQL.
B) MYSQL.
C) SQL SERVER.
D) ORACLE.
4 - Considere uma instrução em SQL (considerando o Oracle como banco de dados) que delete o registro de código 2 (dois) da tabela professores.  Já estamos considerando que necessita de um comando commit no final do processo para confirmar as alterações. 
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esta instrução em SQL:
A) Delete from professores where codigo=2.
B) Delete for constraint professores where codigo=2.
C) Delete from professores for codigo=2.
D) Drop from professores for codigo=2.
5 - Atualmente, existem vários fornecedores de banco de dados. Uma boa análise é necessária antes de decidir qual banco utilizar, pois cada um tem as suas características e peculiaridades. Alguns bancos são apropriados para projetos menores, outros não. Outro fator a ser levado em conta é o custo para implantação.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que identifica o SGBD PostgreSQL:
A) Mais popular no mundo, inicialmente desenvolvido para aplicações de pequeno porte, e que depois superou essa barreira. Foi comprada pela Sun em janeiro de 2008. Muito utilizado em aplicações WEB e livre para uso não comercial.
B) Banco de dados mais robusto e confiável do mundo corporativo. Tem a linguagem PL/SQL para desenvolvimento de funcionalidades internas. Integra-se com outras linguagens de programação. Roda em várias plataformas.
C) As principais vantagens são: fornecimento de uma plataforma de grande confiabilidade e robustez capaz de suportar aplicações de missão crítica de grande exigência. 
D) Banco de dados que derivou de um projeto da universidade de Berkley. A primeira versão lançada para o público externo foi em 1989. Pela riqueza de recursos e conformidade com os padrões de SQL, ele é um SGBD muito adequado para o estudo universitário do modelo relacional, além de ser uma ótima opção para empresas implementarem soluções de alta confiabilidade sem altos custos de licenciamento. É um programa distribuído sob a licença BSD, o que torna o seu código fonte disponível e o seu uso livre para aplicações comerciais ou não.
6 - Os sistemas gerenciadores de bancos de dados são compostos, de uma forma geral, por módulos com funcionalidades bem definidas. Cada módulo tem sua responsabilidade no processo de gerenciamento dos dados. Usuários e programadores interagem com esses módulos objetivando obter seus resultados.
Qual é o módulo responsável por processar e definir “caminhos” para que o usuário tenha uma resposta a sua solicitação com performance?
A) Software para acessar os dados. 
B) Programas aplicativos/consultas.
C) Processador/otimizador de consultas.
D) Gerenciador de backups.
7 - Uma restrição caracterizada por expressar uma condição que o banco de dados deve atender, de modo que, após tal condição ser validada, qualquer modificação posterior somente será aceita se não causar a sua violação.
A qual restrição o exposto se refere?
A) Assertiva.
B) Autorização de exclusão.
C) Metadado.
D) Restrição de consistência.
8 - A arquitetura de um banco de dados está diretamente ligada a questões de hardware e sistema computacional existentes na estrutura em questão. O poder de processamento, a estrutura de rede, a memória e diversos outros componentes são características que fazem parte da análise de toda arquitetura para bancos de dados.
Como o modelo de arquitetura em que os sistemas centralizados recebem requisições de outros computadores da rede se chama?
A) Arquitetura Distribuída.
B) Arquitetura Cliente Servidor.
C) Arquitetura Paralela.
D) Arquitetura Centralizada.
9 -Ao falarmos de SGBD, precisamos entender como funciona a forma básica de armazenamento nesse novo tipo de organização. Ao invés de gravarmos dados em arquivos, gravamos em tabelas.
Como essas tabelas são divididas?
A) Linhas e Registros.
B) Passos e Registros.
C) Vertical e Registros.
D) Linhas e Colunas.
10 - Quando se trata de tipo de gerenciamento de dados, existe um tipo que é muito utilizado e normalmente é um banco de dados apenas de leitura, otimizado para processamento de análises e consultas. Geralmente, os dados são extraídos de várias fontes e, em seguida, transformados e integrados.
Assinale a alternativa CORRETA que representa esse tipo de gerenciamento de banco de dados:
A) Data Mart.
B) Data Warehouse.
C) Data Marketing.
D) Data Mining.

Continue navegando