Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
PROVA 3 de DOL 2021 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
1 ponto
Leia o fragmento a seguir.
“A arte é importante porque por meio dela exercitamos aquilo que é propriamente humano no ser: a faculdade criativa. Somos humanos porque somos capazes de criar, e essa faculdade é mais explorada no universo artístico.
”Fonte: GALLO,S. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Editora Scipione, 2014, p. 337.
O autor evidencia a faculdade criativa do ser humano por meio da expressão e das representações artísticas. 
A partir da leitura do trecho e do conteúdo estudado, escolha a alternativa que corresponde às características das manifestações culturais enquanto representação da sociedade humana.
A-) Historicamente, os seres humanos criaram manifestações culturais para representar suas práticas cotidianas ou sua visão de mundo de forma abstrata. 
B-) A representação pitoresca da cultura e tradições não possui validade científica uma vez que são visões de mundo subjetivas e particulares.
C-) As artes integram a cultura erudita, que se baseia nas artes clássicas, fundamentam-se filosoficamente e representam um contexto histórico.
D-) Os desenhos em cavernas e as esculturas encontradas nos sítios arqueológicos demonstram a maneira arcaica de pensar desses grupos humanos.
E-) As artes representam simbolicamente o raciocínio lógico desenvolvido pelos grupos humanos com base em sua realidade histórica e social. 
Pergunta 2
1 ponto
Leia a citação a seguir.
“As crenças religiosas, enquanto ‘consciências coletivas’, aglutinam o que se encontrava antes disperso. [...] A memória coletiva é uma técnica coletiva de celebração das lembranças, aproxima o passado, soldando os indivíduos no seio de uma mesma comunidade”. 
Fonte: ORTIZ, R. Anotações sobre religião e globalização. São Paulo: Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2001, pp. 65-66.
A religião é um fenômeno muitas vezes vivido sem questionamentos, assimilado pelos indivíduos e grupos, existindo na extensão de uma sociedade.
Com base neste fragmento e os conhecimentos assimilados, considere as asserções a seguir e analise a relação proposta entre elas.
I. A consciência coletiva refere-se a valores, sentimentos, crenças e tradições que são legitimados, repetidos e transmitidos ao longo das gerações.
Porque:
II. Assim, os hábitos, costumes e representações sociais são reforçados, reunindo as pessoas e fornecendo um referencial comum aos grupos sociais.
A-) As asserções I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta da I.
B-) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C-) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
D-) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E-) As proposições I e II são falsas.
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Leia o trecho a seguir.
“No pensamento de Wittgenstein, linguagem e mundo estão, [...] intrinsecamente ligados. É por isso que ele chega a uma interessante afirmação: quanto mais ampla a minha linguagem (minhas possibilidades de representação), mais amplo é meu mundo [...]”. 
Fonte: GALLO,S. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Editora Scipione, 2014, p. 85. 
No trecho acima, o filósofo estabelece que há uma relação necessária entre uma complexa visão de mundo e o amplo conhecimento acerca dos elementos representativos da linguagem.
Diante dessa perspectiva e dos conhecimentos anteriormente assimilados, assinale a alternativa correta.
A-) As características da cultura compreendem a linguagem como um repertório simbólico que é assimilado pelos indivíduos e, através dela, o ser humano é capaz de representar e compreender a realidade. 
B-) Por meio da compreensão dos sistemas de símbolos, é possível estabelecer o princípio da evolução das espécies, representando os ancestrais de uma espécie de forma pitoresca através da análise dos fósseis.
C-) A linguagem tem a função de desmistificar os elementos da cultura por meio de sua representação sistemática que adere aos signos numéricos para ampliar a visão de mundo do ser humano.
D-) A linguagem é a mimese dos fenômenos naturais, internalizados por meio da consciência coletiva que caracterizam a diversidade cultural, demonstrando a capacidade humana de criar diferentes culturas e realidades. 
E-) Os significados simbólicos integram a visão de mundo de um fenômeno social heterogêneo, produzindo bens culturais próprios da cultura erudita, ou seja, só é capaz de compreender a realidade aquele que pertence à elite.Parte inferior do formulário
4- Leia o fragmento a seguir.
“As demais culturas estrangeiras, como as europeias, as asiáticas e a estadunidense, influenciam na constante transformação da cultura brasileira, seja pela presença do imigrante em nossa história, seja pela atuação dos meios de comunicação de massa, seja pelo desenvolvimento do mercado de consumo. Neste último, destacam-se as expressões na moda, na tecnologia e nas artes”. 
Fonte: DE ARAÚJO, S. M., BRIDI, M.A., MOTIM, B. L. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2016, p. 185.
Acerca da Integração da cultura, é correto afirmar que: 
I. As culturas se relacionam pelos processos históricos e de migração.
II. A partir da integração da cultura cria-se uma cultura mundializada. 
III. A integração cultural flexibiliza as culturas tradicionais.
IV. O processo de transculturação individualiza as práticas culturais.
Está correto apenas o que se afirma em:
A-) I e III.
B-) I, II e III.
C-) I e IV.
D-) I, II e IV.
E-) II e III.
Parte superior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
“Todos nós participamos de certos grupos de ideias [...]. Há alguns autores que dizem que na verdade nós não falamos de fato o que acreditamos dizer, haveria certos mecanismos, certas estruturas que ‘falariam por nós’. Ou seja, quando damos nossas opiniões, quando participamos de algum acontecimento, de alguma manifestação, temos muito pouco de nosso aí, reproduzimos conceitos que já circulam nesses grupos”. 
Fonte: MARCONDES FILHO, C. Ideologia: o que todo cidadão precisa saber sobre. São Paulo: Global, 1985, p. 20.
O autor refere-se no trecho acima sobre o conceito de ideologia, assim, esse conjunto de ideias penetram os discursos sobre a realidade cultural, histórica e social, influenciando o pensamento dos indivíduos e dos grupos sociais acerca de sua própria realidade.
Refletindo as ideologias e as bases teóricas do racismo no século XX, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. (  ) As bases teóricas do racismo no século XX justificavam ideologicamente as desigualdades sociais e de gênero.  
II. (  ) A ideologia é um instrumento de alienação, à medida que faz com que o indivíduo reproduza discursos e adote ações prejudiciais a si mesmo, mas que beneficiam os grupos dominantes.
III. (  ) As teorias racistas utilizaram explicações cientificas elaboradas no período e que corroboravam com seu corpo ideológico, mas atualmente são rejeitadas pela comunidade cientifica.
IV. (  ) A elaboração das teorias racistas do século XX ocorreu devido à segregação dos povos conquistado pelos impérios europeus, que aceitavam a diversidade cultural e promoviam o cruzamento de raças.
A-) F, V, V, V.
B-) F, F, V, V.
C-) V, V, V, F.
D-) V, V, F, F.
E-) F, V, F, V.
Pergunta 6
1 ponto
Leia o trecho a seguir.
“O fato de que o homem vê o mundo através de sua própria cultura tem como consequência a propensão em considerar seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais” 
Fonte: LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1988, p. 75.
Segundo o autor, a visão de uma cultura por meio de uma perspectiva etnocêntrica pode ser extremamente prejudicial e dela decorrem os conflitos sociais. Refletindo acerca do etnocentrismo ocorrido na Europa a partir do século XVIII, é correto afirmar que:
A-) No século XVIII o etnocentrismo
Página12