Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Questionario Unidade 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Descrição
	Respondus
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Este teste permite 3 tentativas. Esta é a tentativa número 1.
	Término e envio
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
	
	Suas respostas foram salvas automaticamente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. O sistema de saúde brasileiro é composto por um grande sistema público, gerido pelo governo, chamado SUS (Sistema Único de Saúde), que serve à maioria da população, e pelo setor privado; gerido por fundos de seguros de saúde privados e empresários. Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde. Sobre a importância da Tecnologia da Informação podemos afirmar que:
I. O grande desafio, principalmente do gestor do SUS, é a tomada de decisão na luta para a eficiência dos serviços diante de uma necessidade populacional;
Onde
II. Deve-se estruturar o sistema de tal forma que alcance o avanço tecnológico, e atue tecnicamente na solução de problemas que podem determinar situações de riscos e de danos à saúde da população.
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	
	b.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
	
	d.
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	e.
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. Um dos princípios organizativos do SUS é a descentralização da gestão. O SUS está organizado em níveis de atenção, sejam eles: básica, média e alta complexidade. A divisão em níveis permite uma melhor programação e planejamento das ações e dos serviços do sistema. Esta divisão ocorre primeiro pelo tempo que este modelo vem sendo construído; há 30 anos, com o foco no papel da atenção básica, a qual é responsabilidade da gestão municipal, e atua próxima às famílias e com mais força na promoção da saúde. A atenção de média complexidade volta-se mais à assistência médica especializada e tem como objetivo sanar os problemas de saúde da população que necessita de maior especificidade, tanto do profissional médico, quanto de equipamentos tecnológicos. Quanto à alta complexidade, está relacionada à qualificação de serviços, compreendendo, assim, a alta tecnologia e o alto custo, tais como os procedimentos de diálise, neurocirurgias, enfim, procedimentos que não podem ser realizados com pouco investimento. Sobre a divisão destes níveis de atenção podemos dizer que:
 
I. A diferença da média e da alta complexidade para a atenção básica pode ser constatada pelo repasse de valores.  
PORQUE   
II. Isso ocorre pelo aumento da demanda e pela evolução tecnológica, que desenvolvem, cada vez mais, produtos inovadores, viabilizando diagnósticos e tratamentos mais precisos, mas que requerem maiores investimentos de profissionais e de aparelhos.
	
	a.
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	b.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
	
	d.
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. No Brasil, a criação de um Sistema de Informação em Saúde ocorreu, oficialmente, em 1975, com a publicação da Lei n. 6.229, de 17 de julho de 1975, que dispunha sobre a organização do Sistema Nacional de Saúde. Sob esta égide, o Ministério da Saúde criou o primeiro sistema que unificou mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar os dados sobre a mortalidade no país, possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. Estamos nos referindo ao sistema:
	
	a.
	DATASUS.
	
	b.
	SIM.
	
	c.
	SINAN.
	
	d.
	SIH.
	
	e.
	SINASC.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Posto que a informação é fundamental para a democratização da Saúde e o aprimoramento de sua gestão, a informatização das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro de diretrizes tecnológicas adequadas, é essencial para a descentralização das atividades de saúde e a viabilização do controle social sobre a utilização dos recursos disponíveis. Para alcançar tais objetivos foi criado o Departamento de Informática do SUS-DATASUS. A partir de 2011, o DATASUS passa a integrar a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, conforme o Decreto n. 7.530, de 21 de julho de 2011, que dispõe sobre a Estrutura Regimental do Ministério da Saúde. Ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS) compete:
 
I. Fomentar, regulamentar e avaliar as ações de informatização do SUS, direcionadas à manutenção e ao desenvolvimento do sistema de informações em saúde e dos sistemas internos de gestão do Ministério da Saúde;
II. Desenvolver, pesquisar e incorporar produtos e serviços de tecnologia da informação, que possibilitem a implementação de sistemas e a disseminação de informações necessárias às ações de saúde, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Saúde;
III. Manter o acervo das bases de dados necessários ao Sistema de Informações em Saúde e aos sistemas internos de gestão institucional;
IV. Assegurar aos gestores do SUS e aos órgãos congêneres o acesso aos serviços de Tecnologia da Informação e às bases de dados mantidos pelo Ministério da Saúde.
 
Assinale a única alternativa correta:
	
	a.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	b.
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	d.
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	e.
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
1. A definição de um Sistema de Informação, segundo CÔRTES (2008), “é um sistema de elementos ou componentes inter-relacionados, numa ordem específica, que coletam, manipulam, disseminam os dados e as informações, e fornecem um mecanismo de feedback. Estas informações são, então, utilizadas pelos usuários para a tomada de decisões”. Assinale a alternativa que contém a ordem correta a que se refere o autor citado:
	
	a.
	Entrada, processamento, retroalimentação.
	
	b.
	Entrada, processamento, saída.
	
	c.
	Dados, transformação, saída.
	
	d.
	Dados, transformação, retroalimentação.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
1. A qualidade da informação só pode ser avaliada por quem a consome, e só terá qualidade se quem a consome a considerar como apropriada para as necessidades em questão. É necessário definir alguns atributos importantes da informação para se obter qualidade. Assinale a alternativa que contém a definição do atributo “autenticidade”:
	
	a.
	Garante a identidade do usuário por meio de registros dos eventos e/ou operações realizadas sobre ela, com o intuito de efetuar auditorias e diagnósticos de problemas no sistema.
	
	b.
	Não permite que ocorram alterações na informação, ou seja, a informação manipulada deve manter todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação.
	
	c.
	Garante que a informação esteja sempre disponível às entidades autorizadas pelo proprietário da informação.
	
	d.
	Limita o acesso a, somente, entidades autorizadas pelo proprietário da informação.
	
	e.
	Detecta ou impede a ação de um cracker, de um spammer, ou de qualquer agente externo estranho ao sistema, enganando-o, fazendo-o pensar que esteja, de fato, explorando uma vulnerabilidade daquele sistema.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
1. Para que seja possível produzir informação que seja útil e relevante para a gestão da área da saúde, é necessário priorizar a sua qualidade. A função principal de um SI é a de fornecer informação com qualidade, a quem dela necessita. Além da qualidade da informação deve-se
Página12