Buscar

revisão_AV1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Fundamentos das Ciências Sociais 
Revisão para a AV1
Prof: Mauro Leão 
REVISÃO AV1
*
 As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.
REVISÃO AV1
*
Ao observar os fenômenos sociais somos levados a nos confrontar com nossas próprias posições, nossos valores, nossa visão de mundo, que interferem na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo. 
 
O ofício de sociólogo”: objeto e método das Ciências Sociais. 
REVISÃO AV1
*
As condições históricas para o desenvolvimento do pensamento científico e para o surgimento da Ciências Sociais.
REVISÃO AV1
*
Galileu Galilei
Francis Bacon
René Descartes
Isaac Newton
1643 a 1727
1564 e 1642
1596 e 1650
1561 a 1626
O racionalismo e a Revolução Científica do século XVII
REVISÃO AV1
*
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica do mundo, que predominava na Europa desde o período medieval. O próprio homem deveria passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.  
O Iluminismo
REVISÃO AV1
*
A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Ela marca o início da mecanização dos sistemas de produção, que consistiu na substituição da energia humana pela energia motriz no processo de fabricação de mercadorias.
A Revolução Industrial
REVISÃO AV1
*
A teoria positivista pode ser considerada como um tipo de cientificismo, que tenta explicar e compreender a sociedade humana, como se suas leis fossem derivadas das chamadas ciências naturais. Por esta razão, Comte também definia a nova disciplina como Física Social. 
O positivismo de Auguste Comte
REVISÃO AV1
*
TEOLÓGICO: A explicação do mundo com base em concepções místicas e no pensamento religioso.
METAFÍSICO: Predomínio de princípios e construções teóricas de natureza filosófica.
POSITIVO: A conduta humana pautada nas convicções e deliberações da ciência.
A Lei dos Três Estados
REVISÃO AV1
*
 
As origens das Ciências Sociais e os seus três autores clássicos.
REVISÃO AV1
*
O pensamento sociológico de Émile Durkheim
REVISÃO AV1
*
Bastante influenciado pelo positivismo e pela lógica cientificista do século XIX, Émile Durkheim (1858-1917) imaginava a existência de um “reino moral” ou “reino social”. Este reino moral seria o espaço no qual se processariam as representações coletivas.
REVISÃO AV1
*
Em As Regras do Método Sociológico, Durkheim afirma que o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Eles seriam aqueles modos de agir, pensar e sentir que exercem sobre os indivíduos uma coerção externa e que possuem existência própria. Para este autor os fatos sociais deveriam ser percebidos como coisas.
REVISÃO AV1
*
REVISÃO AV1
*
Marx se propôs a analisar a sociedade capitalista de modo profundo, buscando a compreensão daqueles fatores que contribuiriam para o surgimento da miséria e do elevado nível de exploração da mão de obra assalariada. Suas teses e princípios teóricos eram baseados no materialismo dialético. Neste sentido, para Marx, as contradições não seriam situações anômalas presentes na sociedade, mas ao contrário, fariam parte de sua própria essência. 
REVISÃO AV1
*
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) é considerado um dos principais representantes do idealismo alemão. Para Hegel, o movimento do pensamento, que ele encarna com o nome de idéia, é o criador da realidade. Esta não seria mais do que a manifestação objetiva e concreta das idéias.
REVISÃO AV1
*
O método de abordagem da vida social, elaborado por Marx, foi chamado posteriormente de Materialismo Histórico. De acordo com tal concepção, as relações materiais que os homens estabelecem entre si, o modo como produzem os seus meios de vida, formam a base de todas as suas relações.
REVISÃO AV1
*
 
 Marx concebe as sociedades como formas materiais de existência humana que sintetizam em si três ordens ou estruturas: a infraestrutura produtiva (ou econômica) e duas superestruturas: a ideológica e a jurídico-política. 
REVISÃO AV1
*
“As formas como os indivíduos manifestam a sua vida reflete muito exatamente aquilo que são. O que são coincide, portanto, com sua produção, isto é, tanto com aquilo que produzem como com a forma como produzem. Aquilo que os indivíduos são depende, por conseguinte, das condições materiais de sua produção (Marx, Karl. A Ideologia Alemã, pg.19).”
REVISÃO AV1
*
REVISÃO AV1
*
O sociólogo Max Weber parte do princípio de que a sociedade não é apenas algo exterior aos indivíduos. Ao contrário ela seria o resultado de uma imensa rede de interações entre os seus membros. Para analisar esta rede de relações não basta observá-la de modo distante, é necessário se aproximar, interagir e partir daí assimilar os diferentes tipos de racionalidade que motivam as relações sociais existentes. 
REVISÃO AV1
*
Esta compreensão do sentido subjetivo das ações dos indivíduos, que se relacionam com os demais membros da sociedade ou grupo é a base da sociologia weberiana. Neste sentido, para Weber a sociologia seria uma ciência compreensiva.
REVISÃO AV1
*
A base da sociologia weberiana pode ser estruturada a partir do conceito de ação social, que segundo Weber seria todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido subjetivamente elaborado. 
REVISÃO AV1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais