Buscar

anastomoses glúteas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

-hj quero rever com vcs as anastomoses glúteas..
não esqueçam q a artéria femoral possui ramos importantes..dois deles são as artérias circunflexas lateral e medial do fêmur.a primeira dá 3 ramos:ASCENDENTE(q vai se anastomosar com a artéria glútea superior),TRANSVERSO(anastomose cruciforme) e DESCENDENTE(vai para o joelho).
já a circunflexa medial tb dá 3 ramos:ASCENDENTE(se anastomosa com as artérias glúteas),TRANSVERSO(anastomose cruciforme) e ACETABULAR(se anastomosa com o ramo acetabular da artéria obturatória).
**ANASTOMOSE CRUCIFORME: ocorre profundamente ao glúteo máximo
A primeira artéria perfurante anastomosa-se com a artéria glútea inferior e com os ramos transversos das artérias circunflexas lateral e medial.
Isso é mto importante pessoal pq forma uma rede poderosa de circulação colateral.se alguns desses vasos forem obstruídos,há um caminho alternativo para o sangue. Para estudar melhor para a prova, tentem imaginar assim: se esse determinado vaso for obstruído, por onde o sangue poderá circular?? aí vcs acharam mais fácil entender essas anastomoses.
Bem ,na medida do possível vou colocar outros tópicos importantes pra vcs galera,vou tentar conseguir umas questoes extras para vcs treinarem e serem mais bem sucedidos, do q vcs já são,na prova.

Outros materiais