Buscar

ATIVIDADE 3 UC 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 UC 10
Contexto
A Virtually foi procurada pelo investidor Rodrigo Nunes, o qual gostaria de colocar para locação dez imóveis de um empreendimento que foi entregue recentemente. Rodrigo gostaria que a garantia fosse feita por título de capitalização para aluguel, então precisa obter mais informações a respeito desse serviço (por exemplo, o valor das taxas). Ele também gostaria de saber o que é necessário para que a garantia seja feita pelo título de capitalização, como são feitos os repasses dos aluguéis e qual é a documentação que deve ser apresentada para efetivar o serviço.
 
Atividade
Elabore, por escrito, uma orientação sobre os procedimentos que devem ser realizados, como valores das taxas, garantia locatícia praticada, procedimento para realização da garantia pelo título de capitalização, forma como é realizado o repasse, bem como documentação que deve ser apresentada. Apresente também no mesmo documento com orientações, como anexo, o tipo de contrato que deverá ser estabelecido.
__________________________________________________________________________________
Ao alugar um imóvel o proprietário necessita de garantias que asseguram o pagamento do aluguel e demais despesas geradas pelo locatário de seu imóvel, existem vários tipos de garantias tais como: Fiador, Cheque caução, Seguro fiança e Cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. Todas elas garantem que ao final do contrato todas as despesas referentes a locação sejam quitadas. 
O Titulo de capitalização que irei descrever aqui, apresenta diversas vantagens ao inquilino e locador, durante a vigência do contrato até o final do período quando o locatário entrega o imóvel.
Este titulo funciona como um “cheque caução” em que o locatário ao ficar inadimplente ou não cumpra as clausulas contratuais referentes a conservação do imóvel, assim o proprietário pode solicitar o resgate do valor para seguradora e usa-lo para quitar as dividas e reparos existentes.
Se o locatário não apresentar nenhuma infração contratual durante o período de vigência do contrato, o mesmo poderá resgatar o valor integral do titulo ao final do contrato de locação corrigido pela Taxa referencial vigente. Caso o locatario queira resgatar esse titulo antecipadamente, devera solicitar a liberação pela Imobiliaria/Proprietario e o recebimento sera de acordo com a tabela de resgate(Presente na apólice do titulo, varia conforme a seguradora), apos completar no minimo um mes de vigencia.
O valor do titulo de capitalização, varia de acordo com o valor do aluguel do imóvel e dos encargos, como condomínio, IPTU.
Sobre as vantagens comuns de contratação dos serviços:
Para o locatário: 
 - Contratação imediata, sem burocracia e sem análise
 - Dispensa a necessidade de fiador, evitando constrangimentos e desconfortos.
- Retorno do valor total do Título atualizado pela TR ao final do plano. 
- Livre negociação entre locador/imobiliária e locatário.
- Sorteios de premios aos clientes da seguradora.
- Serviços de Assistência Residencial Gratuita*, incluindo chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, assistência para computador, conserto de eletrodomésticos, entre outros. 
- Renovação automática durante o contrato de locação. 
Para o locador/ Imobiliária: 
- Solução de locação sem burocracia, exigências ou fiador.
- O valor é acordado livremente entre as partes.
- Renovação automática do Título 
- Assistência locatícia. 
- Em caso de inadimplência, o valor do título pode ser resgatado para quitar as dívidas e prejuízos. 
....................
As documentações a serem apresentadas para contratação de serviço:
– se o inquilino for trabalhador autônomo, ele deve apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de residência, a última declaração do imposto de renda e extratos bancários dos três últimos meses;
– se empregado registrado, deve apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de residência, a última declaração do imposto de renda, os três últimos holerites e cópia da Carteira de Trabalho;
– pessoa jurídica deve apresentar o contrato social com as alterações (ou declaração de firma individual, se for o caso), cópia do CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários da Prefeitura Municipal), declaração de imposto de renda na íntegra e extratos bancários;
– caso a empresa esteja em fase de constituição, devem ser apresentados os documentos dos futuros sócios e comprovantes que demonstrem a existência de capital suficiente para a abertura do negócio;
– aposentados devem apresentar os três últimos recibos de pensão. Pessoas que recebem pensão alimentícia devem apresentar, também, cópia da sentença judicial acompanhada dos três últimos recibos de pensão;
– as pessoas que vivem de aluguéis devem acrescentar aos documentos já mencionados o documento de propriedade do imóvel alugado, o contrato de locação e o último recibo de aluguel.
Se seguradora aprovar o cadastro, o locador devera elaborar um contrato de locação com as clausulas referentes ao seguro fiança, e o locatario efetuar o pagamento do seguro fiança, o não pagameto pode acarretar em rescisão contratual.
O tipo de contrato a ser utilizado neste caso é o disponibilizado pela própria seguradora, com o valor do titulo e demais informações sobre o mesmo.
Link do contrato da seguradora: https://www.portoseguro.com.br/NovoInstitucional/static_files/CGs/capitalizacao/CG_%20IG_PU_18%20meses.pdf
O contrato de locação poderá ser o mesmo, porem deve se adicionar as seguintes clausulas referentes a captalização, e retirar os que demonstram outras garantias:
Cláusula de Garantia para o Contrato de Locação 
( ) Sem Terceiro Interveniente Para garantir as obrigações assumidas neste contrato, o(a) LOCATÁRIO(a), por ser de seu interesse, dá neste ato, em Caução ao(à) LOCADOR(A), o(s) Título(s) de Capitalização no valor nominal de R$ ____________________, subscrito(s) pela Porto Seguro Capitalização S.A., representado pela proposta/formulário n.º__________________________. ( ) Com Terceiro Interveniente A presente locação é garantida pelo(s) Titulo(s) de Capitalização emitido(s) pela Porto Seguro Capitalização S.A., no valor nominal de R$ __________________ subscrito(s) pela Porto Seguro Capitalização S.A., representado pela proposta/formulário n.º __________________________ de Titularidade do(a) Sr.(a) __________________________________________________________, o(a) qual não é codevedor(a) na relação obrigacional deste contrato, respondendo por eventuais débitos locatícios tão somente o valor de resgate do(s) Título(s) de Capitalização ora dado(s) em garantia, o que é de expresso conhecimento e concordância do(s) LOCADOR(A) e do(a) LOCATÁRIO(A). Ao término do prazo de vigência do(s) Título(s), autorizo a Porto Seguro Capitalização S.A., a REAPLICAR o valor de resgate, sempre em meu nome, dando origem a um novo Título com as mesmas Condições Gerais do Título inicialmente adquirido, sendo que este permanecerá como caução à locação supra referida até a efetiva desocupação do imóvel e entrega das chaves. O locatário se responsabiliza em comunicar qualquer alteração cadastral ou então se manifestar contrariamente à reaplicação do título, com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência da data do vencimento do título. Ao término do prazo de locação, desde que cumpridas pelo(a) LOCATÁRIO(A) todas as obrigações decorrentes deste contrato, inclusive, a desocupação do imóvel e entrega das chaves sem a existência de qualquer débito, será liberado junto à Porto Seguro Capitalização S.A. a caução do(s) Título(s), apresentado(s). Para tanto, deverá ser apresentado documento rescisório da locação firmado pelos(as) LOCADOR(A) e LOCATÁRIO(A), com o reconhecimento de firma das assinaturas, bem como outros documentos requeridos pela Sociedade de Capitalização. Se o(a) LOCATÀRIO(A)não observar quaisquer das cláusulas do presente contrato, fica, desde já, o(a) LOCADOR(A) autorizado a resgatar o(s) Título(s) caucionado(s), a qualquer momento, mesmo antes do prazo final de capitalização, inclusive com a correção devida, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, a fim de que o valor do resgate quite eventual importância que lhe seja devida em razão de débitos oriundos deste contrato, respeitando os termos descritos nas condições gerais do título de capitalização. Se por acaso o(a) LOCÁTARIO(A) contestar o valor apresentado e ajuizar a competente ação cautelar de prestação de contas, correrão por conta do(a) mesmo(a) todas as despesas consequentes, inclusive custas e honorários advocatícios.

Outros materiais