A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Respostas Avaliação

Pré-visualização | Página 3 de 4

e violência, como as armas apontadas, o olhar das pessoas que as seguram, as roupas preparadas para conflitos com coletes, bonés, óculos escuros e outras armas na cintura.
Assinale a alternativa correta:
b) As alternativas I e II estão corretas.
Leia as seguintes afirmações:
I – A mensagem pode ser caracterizada como o movimento do emissor em direção ao receptor através de um conjunto estruturado de signos. De forma resumida, também é possível dizer que ela é o conteúdo da comunicação.
II – As mensagens são configuradas a partir de um ou mais códigos, de um ou mais canais, de uma ou mais linguagens, verbais ou não.
III – A mensagem é o componente mais importante no processo de comunicação e, como tal, deve ser analisada de forma isolada, sem nenhuma relação com o emissor, com o receptor ou com o canal.
Diante do exposto, aponte a alternativa correta.
b) Apenas I e II estão corretas.
A mensagem é um dos elementos mais estudados no processo de comunicação. Sobre a mensagem midiática, podemos afirmar que:
I - Ela é o elemento com traços perceptíveis no mundo externo. A ideia que temos desses traços é de qe estes deixam de ser a mensagem e se tornam o significado.
II - As circunstâncias alteram apenas o significante de uma mensagem midiática, não o significado.
III – Dizer Olha ali um porco! produz significados diferentes se falada em uma mesa com amigos ou em uma fazenda.
São circunstâncias das mensagens:
d) III.
Sobre a mensagem fotográfica midiática, é correto afirmar que:
I – Nela, coeexistem uma mensagem denotada e uma conotada, o que que permite leituras diversas a partir dos repertórios históricos e culturais de cada um.
II- A fotografia funcionou, desde seu princípio, imitando o real e, até hoje, é considerada umas das linguagens mais objetivas para se representar a realidade.
III – A fotografia traz, em sua concepção, elementos que podem questionar a sua objetividade.
Diante do exposto, aponte a alternativa correta
d) Todas as afirmações estão corretas.
Sobre a contribuição de Marshall McLuhan para o entendimento da mensagem midiática, é possível afirmar que:
e) Professor de Literatura, McLuhan ganhou repercussão a partir dos anos 1960, dizendo que o meio é que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas ao longo da história.
Leia as seguintes afirmações:
I – No jornalismo, a trucagem (ou montagem) é um elemento pouco usado nas mensagens midiáticas, pois traz descrença e perda de credibilidade.
II – Os objetos são muito utilizados na concepção de uma mensagem jornalística fotográfica para dar (ou tirar) credibilidade da pessoa ou do fato retratado.
III – Os softwares de edição de imagem atuam num segundo momento da conotação, ou seja, no processo de edição realizado para a publicação de mensagens midiáticas
Diante do exposto, aponte a alternativa correta.
e) Apenas II e III estão corretas.
A leitura até o século XVII era ligada a um suporte, o livro, que tem uma forma específica: uma série de páginas impressas, com textos da esquerda para direita, agrupados em páginas que são numeradas e correspondem a uma sequência linear. Não existiam mídias massivas nem generalistas que traziam mensagens de diferentes lugares e que circulavam por diferentes países e línguas, que traziam informações de diversos lugares, como os jornais. Nesse cenário, como e onde se dava o processo de leitura verbal escrita?​​​​​​​
d) Nas bibliotecas e gabinetes de palácios, lugares onde haviam livros para serem lidos e onde reinava o silêncio para facilitar a concentração.
Considere as afirmações a seguir:
I – É possível dizer que há dois elementos principais na linguagem: as relações de significações, que se organizam de acordo com um conjunto de representações e regras, e os sinais, que suportam um ordenamento específico para produzir significados. 
II – Para que o outro consiga ler a mensagem, é preciso ordená-la de acordo com convenções gerais da linguagem usada, sendo ela verbal ou não.
III – Se não houver ordenamento da mensagem não verbal para que um outro consiga ler, a partir do seu código, não há processo de comunicação. 
Diante disso, assinale a alternativa correta.​​​​​​​
d) Todas as afirmações estão corretas.
Considere as afirmações a seguir: 
I – Em uma fotografia jornalística, a linguagem não verbal (imagem) duplica a linguagem verbal (texto), mantendo ambas as relações separadas entre si.
II – Mesmo quando sem nenhum texto verbal o acompanha, a fotografia produz significantes em quem a vê.
III –  A relação estrutural entre imagem e texto verbal, oral ou escrito, é tão presente que uma mensagem visual sem comentário verbal necessita, muitas vezes, de explicação, como, por exemplo, em foto sem título.
Diante disso, assinale a alternativa correta.​​​​​​​
e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Considere as afirmações a seguir: 
I – O conceito de signos afirma que eles são unidades a partir dos quais se entra no jogo de produção de significado, chamado significação.
II – Quando lemos uma mensagem midiática, analisamos os signos. São eles que produzem significados, e não o texto.
III – A palavra garfo é um signo para o talher com um cabo e três pontas que costumamos usar no dia a dia. 
Diante disso, assinale a alternativa correta.​​​​​​​
d) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Considere as afirmações a seguir: 
I – Quando se lê casa em uma frase como Minha casa está longe., a palavra casa é o significado, já lar e descanso são os significantes.
II – O processo de significação é ativado pela leitura, verbal ou não, do significado do texto.
III – Em uma fotografia publicada em jornal, é preciso ler o significante e decifrar o código da mensagem na leitura para produzir significados.
Diante disso, assinale a alternativa correta.​​​​​​​
c) Apenas a afirmação III está correta.
Qual a definição trazida abaixo que corretamente define a noção de cultura para a Semiótica da Cultura (SC)?
e) A cultura é um sistema de sistemas semióticos.
O que foi a Semiótica da Cultura (SC)? Marque a alternativa CORRETA.
e) Foi um campo formado por estudiosos russos que formou uma teoria não unificada sobre a cultura a partir da reflexão sobre os sistemas de signos.
A respeito da noção de comunicação, marque a alternativa CORRETA.
c) A comunicação é social e se relaciona às mudanças operadas pelo homem na história.
Qual noção elaborada pelas reflexões "bakhtinianas" que é retomada pela Escola de Tartu-Moscou, em virtude da importância que trouxe para a compreensão do processo comunicativo como fundamentalmente social?
b) Dialogismo.
Durante o processo de interpretação da imagem, o contexto é o ponto de partida indispensável para uma leitura crítica dela. Qual das terminologias abaixo caracteriza mais adequadamente o contexto?
e) Situação social.
Qual a alternativa abaixo define corretamente a representação tomada por Pierce?
e) A representação se dá pela relação entre signo e objeto.
A respeito da crise da representação elaborada por Foucault, marque a alternativa que retoma corretamente o que o pensador francês debate.
d) A partir do século XIX, a história passa a interferir no processo de representação.
Como se caracterizam os domínios imagísticos tratados nos estudos das imagens como inter-relacionados? Marque a alternativa CORRETA.
d) O domínio das representações mentais e o das representações visuais. O primeiro é imaterial. Fazem parte dele as visões, fantasias e imaginações. O segundo é material. Pertencem a ele os desenhos, as pinturas, as gravuras, as fotografias, as imagens televisivas, etc.
Marque a alternativa CORRETA a respeito da imagem como ideia.
c) Para Aristóteles, o nosso pensamento se operava por imagens.
Complete corretamente o seguinte enunciado: "A associação da imagem como representação da mente é um tema que circula da semiótica à ciência cognitiva. Assim, cabem a semiótica e a ciência cognitiva estudar principalmente...".
Complete corretamente o seguinte enunciado: "A associação da imagem como representação da mente é um tema que circula da semiótica

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.