Buscar

Ed_FisicaII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades
Disciplina: Física II 
Professora: Giselle Faur
Estudo Dirigido
1) Um tubo aberto em forma de U contém dois líquidos não-miscíveis, A e B, em equilíbrio. As alturas das colunas de A e B, medidas em relação à linha de separação dos dois líquidos, valem 50 cm e 80 cm, respectivamente. 
a) Sabendo que a massa específica de A é 2,0·103 kg/m3, determine a massa específica do líquido B. 
b) Considerando g = 10 m/s2 e a pressão atmosférica igual a 1,0·105 N/m2, determine a pressão no interior do tubo na altura da linha de separação dos dois líquidos.
2) Um líquido de massa específica 8,0 x 10² kg/m³ escoa por um tubo disposto horizontalmente, como indica a figura. São colocados dois manômetros nos pontos 1 e 2 que mediram, respectivamente, M1 = 6,0 x 104 Pa e M2 = 5,4 x 104 Pa. Sabendo que a velocidade no ponto 1 é v1 = 2,0 m/s, calcule a velocidade no ponto 2. 
 
3) O tanque da figura tem grandes dimensões e descarrega água pelo tubo indicado. Considerando o fluido ideal, determinar a vazão em volume de água descarregada, se a seção do tubo é 10 cm2.
4) Ao medir a temperatura de uma substância nas escalas Celsius e Fahrenheit, nota-se que o termômetro apresenta a mesma leitura (temperatura). Qual é o valor dessa temperatura?
5) Um bloco de madeira flutua na água com dois terços de seu volume submersos. No óleo, 0,90 do seu volume fica submerso. Ache a massa específica: (a) da madeira e (b) do óleo.

Outros materiais