A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Anatomia do Primeiro Pré-Molar Superior - Resumo de Anatomia Dental - Anatomia Pré-Molares

Pré-visualização | Página 1 de 1

Anatomia do Primeiro Pré-Molar Superior.
Anatomia do Primeiro Pré-Molar Superior – Face Vestibular.
O primeiro pré-molar superior possui uma cúspide vestibular e outra palatina. Devido a presença da cúspide vestibular, esta face possui formato pentagonal, o que faz com que a borda oclusal (equivalente a incisal dos anteriores) da face vestibular seja dividida em aresta mesial e aresta distal. E, neste caso, a aresta mesial da cúspide vestibular, vai ser maior do que a aresta distal, o que não ocorre em nenhum dos outros pré-molares.
 
Anatomia do Primeiro Pré-Molar Superior – Face Palatina.
 
Ao se analisar o primeiro pré-molar superior pela face palatina, é possivel observar que a cúspide palatina é menor que a cúspide vestibular. Devido a esta diferença de tamanho, é possível ainda observar uma parte da cúspide vestibular ao se analisar o primeiro pré-molar superior pela face palatal.
Assim como na face vestibular, a face palatal também irá ter formato pentagonal, com borda oclusal dividida em aresta mesial e distal. No entanto, aqui a aresta distal é maior do que a mesial e, por isso, a cúspide palatal tem o seu vértice deslocado para a mesial, o que é na minha opinião uma das melhores características para diferenciar os primeiros pré-molares superiores entre si.
E, um outro ponto importante é que a face palatal costuma ser mais lisa e mais convexa do que a face vestibular.
Primeiro Pré-Molar Superior – Faces Mesial e Distal.
Uma dúvida bastante comum de quem estuda anatomia dental é: “Como é possível diferenciar a face vestibular da face palatal do primeiro pré-molar superior?” Isto pode ser feito a partir de uma análise do tamanho das cúspides pelas faces proximais, visto que, como já mencionado, a cúspide vestibular do primeiro pré-molar superior será maior do que a cúspide palatina.
Além disso, outro ponto importante para se destacar é que as bordas vestibular e palatina das faces proximais são convergentes para a oclusal e paralelas entre si. Contudo, apesar de a inclinação da face vestibular nos pré-molares superiores existir, ela é bem menor do que nos pré-molares inferiores.
 
Nas imagens acima, é possível de se observar que as linhas cervicais mesial e distal do primeiro pré-molar superior são bastante retas, o que ocorre pois estes dentes possuem coroas mais largas do que os dentes anteriores já estudados neste material. 
Mas, no nível da linha cervical mesial, é possível se observar uma concavidade, enquanto no nível da linha cervical distal, teremos uma convexidade. Esta é mais uma característica essencial definição de qual lado o dente estudado fica na arcada, assim como o prolongamento do sulco principal para a face mesial, visto que a crista marginal mesial é atravessada por um pequeno sulco, o que não ocorre na crista marginal distal.
Para encerrar a discussão das faces proximais do primeiro pré-molar superior, vale destacar que a distância entre os vértices das cúspides do primeiro pré-molar inferior é menor do que a distância vestibulolingual das raízes.
Anatomia do Primeiro Pré-Molar Superior – Face Oclusal.
A face oclusal é uma das faces mais importantes para o estudo dos dentes posteriores e, no primeiro pré-molar superior, esta face terá formato pentagonal (alguns autores a descrevem ainda em formato hexagonal, dividindo a borda palatal). Mas atenção, pois em alguns dentes a face oclusal ainda pode assumir o formato oval, caso os seus ângulos sejam menos evidentes.
Pela oclusal podemos observar também a disposição das cristas marginais e a convergência das bordas mesial e distal para a face palatal, o que ocorre porque a face palatal é menor que a vestibular. Note nas imagens, como a crista marginal mesial vai ser “cortada” pelo sulco já mencionado, além de ser mais retilínea que a crista marginal distal.
 
Um outro ponto importante é que o sulco principal do primeiro pré-molar superior é retilíneo e deslocado para a palatal. Isto pode ser observado pois a cúspide vestibular é maior do que a palatina e ocupa um espaço maior na face oclusal, “empurrando” o sulco.
A inclinação da cúspide palatina para a mesial também pode ser visualizada ao se estudar o primeiro pré-molar superior pela face oclusal.
Primeiro Pré-Molar Superior – Anatomia da Raiz.
Grande parte dos primeiro pré-molares superiores irão ter duas raízes, uma vestibular e outra palatal, sendo aquela maior do que esta. Ambas as raízes em grande maioria dos casos se encontram inclinadas para o lado distal. Contudo, é importante destacar que o primeiro pré-molar superior também pode apresentar ainda três raízes (em 2% dos casos) ou raízes completamente ou parcialmente fusionadas.
Em caso de fusão parcial, as raízes se dividem no terço apical. E em caso de dente com três raízes, teremos duas raízes vestibular e uma palatal.
Seja Aprovado De Forma FÁCIL Na Disciplina de Anatomia Dental
O material que você acabou de acompanhar é uma amostra gratis do material “Anatomia Dental – Apostila Resumida”. Esta apostila foi organizada afim de facilitar o estudo da anatomia dental para estudantes de odontologia e ensina apenas o que é necessário para que você seja aprovado com nota máxima nesta disciplina!
Para fazer o download deste material, que está em preço promocional, é só clicar na imagem abaixo! Muito Obrigado por acompanhar o meu trabalho.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.