Buscar

Drenagem linfática membro superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Drenagem linfática do membro superior
Os vasos linfáticos originam de plexos linfáticos da pele e ascendem acompanhando as veias superficiais, como a veia basílica e veia cefálica.
Os linfonodos cubitais estão situados acima do epicôndilo medial da ulna e medialmente a veia basílica.
Vasos eferentes do linfonodos ascendem o braço e terminam nos linfonodos axilares umerais ou laterais
Vasos linfáticos que acompanham a veia cefálica cruzam anteriormente o ombro para se inserirem nos linfonodos axilares apicais, enquanto outro vasos mais superficiais se inserem em linfonodos axilares deltopeitorais.
Os vasos linfáticos mais profundos acompanham as veias profundas e terminam nos linfonodos axilares umerais
- Linfonodos axilares
Linfonodos peitorais ou anteriores: parede medial da axila, ao redor da veia torácica lateral e da margem inferior do peitoral menor. Recebem linfa da parede torácica anterior, quadrante supero-lateral da mama e plexo subareolar.
Linfonodos subescapulares ou posteriores: situa-se na prega ao longo axilar posterior e dos vasos sanguineos subescapulares. Recebem linfa da face posterior da parede torácica e da região escapular.
Linfonodos umerais ou laterais: parede lateral da axila, mediais e posteriores a veia axilar. Recebem quase toda linfa do membro superior, exceto dos vasos que acompanham a veia cefálica.
Linfonodos centrais: situado profundamente ao peitoral menor, perto da base da axila. Recebe linfa dos vasos eferentes linfonodos umerais, subescapulares e peitorais.
Linfonodos apicais: localizados no ápice da axila, ao longo da fece medial da veia axilar. Recebem linfa de todos os outros grupos de linfonodos axilares. Seus vasos eferentes atravessam o canal cervicoaxilar e se unem para formar o tronco linfático subclávio.

Outros materiais