A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
seminários integrativos ati 4

Pré-visualização | Página 1 de 3

Usuário
	MILKA MOURA CAVLCANTE DOS SANTOS
	Curso
	31402 SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS EM SERVIÇO SOCIAL GR3051211 - 202110.ead-9077.04
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	16/03/21 21:03
	Enviado
	23/03/21 10:22
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	157 horas, 18 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O Serviço Social é uma profissão - uma especialização do trabalho coletivo, no marco da divisão sociotécnica do trabalho -, com estatuto jurídico reconhecido (Lei 8.669, de 17 de junho de 1993); enquanto profissão, não é uma ciência nem dispõe de teoria própria; mas o fato de ser uma profissão não impede que seus agentes realizem estudos, investigações, pesquisas etc. e que produzam conhecimentos de natureza teórica, incorporáveis pelas ciências sociais e humanas.”
NETTO, J. P. A Construção do Pretejo Ético-Político do Serviço Social. In: MOTA, A. E.; BRAVO, M. I. S.; UCHÔA, R. et al. (Orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006. p. 12. 
Sabe-se que a Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, é um marco legal da profissão que orienta e, embora esteja em consonância com o pensamento crítico, se gesta em um período de inúmeros desafios na realidade brasileira. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as alternativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. (  ) As atribuições privativas da(o) assistente social são ações profissionais que se integram ao assistente social e a equipe multidisciplinar, podendo ser executadas por outros profissionais de áreas correlatas, desde que de nível superior.
II. (  ) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população, nas diversas áreas de conhecimento, são parte das atribuições privativas da(o) assistente social.
III. (  ) As competências profissionais da(o) assistente social referem-se a atividades inerentes à profissão, porém não se trata de uma tarefa exclusiva ou privativa deste profissional.
IV. (  ) A década de 1990 é marcada pelas fortes ameaças diante da conjuntura neoliberal no Brasil, e a política do Estado mínimo, repercutindo sobre a categoria profissional. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, V.
	Comentário da resposta:
	Perfeito! A década de 1990 trata-se de um período contraditório que ainda que seja a década em que o projeto ético-político se consolida, a conjuntura neoliberal apresenta inúmeras barreiras para sua efetivação. Ademais, se faz fundamental a clareza de finalidade no exercício profissional, pois não são atribuições privativas da(o) assistente social, mas de atividades que tanto este quanto outros profissionais podem desempenhar em seu cotidiano.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Umas das prerrogativas do Projeto Ético-político do Serviço Social é priorizar: “[...] uma nova relação com os usuários dos serviços oferecidos pelos assistentes sociais: é seu componente elementar o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, aí incluída a publicidade dos recursos institucionais, instrumento indispensável para a sua democratização e universalização e, sobretudo, para abrir as decisões institucionais à participação dos usuários” (NETTO, 2006, p. 16).
NETTO, J. P. A Construção do Pretejo Ético-Político do Serviço Social. In: MOTA, A. E.; BRAVO, M. I. S.; UCHÔA, R. et al. (Orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006. p. 16.
 
Diante do exposto, podemos inferir que o atual Código de Ética da (o) Assistente Social tem o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população enquanto uma de suas prerrogativas. Com base nisso, quais são os desafios da assistente social no exercício profissional para realização desta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Diante da conjuntura neoliberal, a articulação com outras categorias profissionais, que dialoguem com os princípios do código de ética do/a assistente social, bem como com os movimentos sociais da classe trabalhadora.
	Resposta Correta:
	 
Diante da conjuntura neoliberal, a articulação com outras categorias profissionais, que dialoguem com os princípios do código de ética do/a assistente social, bem como com os movimentos sociais da classe trabalhadora.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/1993) é um instrumento legal que dá um norte ao exercício profissional, dando a orientação da acerca das competências e atribuições do/a assistente social. Dentre os princípios do código de ética profissional, tem-se o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população. Diante da conjuntura neoliberal, são inúmeros os desafios à garantia dessa qualidade no atendimento, tais com: a articulação com outras categorias profissionais, que dialoguem com os princípios do código de ética do/a assistente social,
a articulação política com os movimentos sociais da classe trabalhadora para reivindicação de melhores condições de trabalho para as(os) assistentes sociais, de forma a garantir uma prestação de serviço com qualidade.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Diante da ideia de que “[...] todo corpo profissional é um campo de tensões e de lutas. A afirmação e consolidação de um projeto profissional em seu próprio interior não suprime as divergências e contradições. [...] sempre existirão segmentos profissionais que proporão projetos alternativos; por consequência, mesmo um projeto que conquiste hegemonia nunca será exclusivo.”
NETTO, J. P. A Construção do Pretejo Ético-Político do Serviço Social. In: MOTA, A. E.; BRAVO, M. I. S.; UCHÔA, R. et al. (Orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006. p. 5.
 
A respeito dos princípios fundamentais do código de ética profissional de 1993, o que se refere a análise acima é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a garantia do pluralismo.
	Resposta Correta:
	 
a garantia do pluralismo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Os princípios do código de ética do/a assistente social apresenta um rol de direcionamentos ético e políticos que norteiam a intervenção profissional. O primeiro deles é o reconhecimento da liberdade como valor ético central.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	“[...] a exploração do trabalho, o desemprego estrutural e conjuntural, instituindo novas formas de trabalho precário e destruindo direitos conquistados historicamente pelos trabalhadores, entre outros, esse processo intervém na vida dos indivíduos, criando demandas e respostas à insegurança vivenciada objetiva e subjetivamente na vida cotidiana. As formas de (re)produção social imprimem uma nova dinâmica ao conjunto das relações sociais [...].” (BARROCO, 2011, p. 206).
BARROCO, M.L. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 205-218, abr./jun. 2011. p. 206.
 
O trecho acima traz alguns elementos da realidade na vida cotidiana, contudo, sabemos que esses impactos afetam diretamente o trabalho da(o) assistente social em seus mais diversos espaços sócio-ocupacionais. Nesse sentido, qual alternativa caracteriza melhor o cotidiano?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A naturalização que estão presentes na realidade social são bastante indagadas na vida cotidiana, pois é o espaço privilegiado do reflexo da ética.
	Resposta Correta:
	 
O cotidiano é o espaço privilegiado para a reprodução de valores morais vinculados ao sistema capitalista e a ideologia dominante.
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta. É importante que você compreenda os elementos do cotidiano, entendo este como espaço privilegiado para a disseminação de valores morais, com base em juízos de valor e ausentes da reflexão ética.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.