Buscar

DESAFIO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO
Quando você está na praia com a sua família, com certa frequência podem ser avistados castelos esculpidos na areia.
Alguns são tão complexos que nos causam um certo espanto e nos perguntamos como aquilo é possível. A partir disso, responda:
Sua resposta
As esculturas de areia estão associadas ao fenômeno da coesão. Em termos práticos, a coesão significa um acréscimo de resistência à massa arenosa e ocorre por conta da coesão da água e da adesão da água comas partículas arenosas. Se a massa de areia exposta ao sol secar e atingir um grau de saturação muito baixo, ou se ficar saturada por conta da chuva, a escultura muito provavelmente irá colapsar. 2) Esse fenômeno ocorre também em outras situações. Podemos citar como exemplo alguns movimentos de massa. A coesão proporciona uma resistência adicional à massa de solo e, no momento em que é eliminada, especialmente nas épocas chuvosas de verão, é comum que incidentes catastróficos ocorram em regiões serranas. Outro exemplo de coesão mate se autossustentado porque encontra-se com um grau de saturação intermediário, permitindo que haja coesão aparente. 
Enviado em: 11/11/2021 05:39
Padrão de resposta esperado
1) Estas esculturas de areia estão associadas a qual fenômeno? Explique.
As esculturas de areia avistadas em uma praia estão associadas ao fenômeno da coesão aparente, também chamado de sucção. Em termos práticos, a sucção significa um acréscimo de resistência à massa arenosa e ocorre por conta da coesão da água e da adesão da água com as partículas arenosas. Se a massa de areia exposta ao sol secar e atingir um grau de saturação muito baixo, ou se ficar saturada por conta da chuva, a escultura muito provavelmente irá colapsar.
2) Você conhece outros exemplos nos quais este fenômeno também exerce um papel importante? Cite-os.
Esse fenômeno ocorre também em outras situações. Podemos citar como exemplo alguns movimentos de massa. A sucção proporciona uma resistência adicional à massa de solo e, no momento em que é eliminada, especialmente nas épocas chuvosas de verão, é comum que incidentes catastróficos ocorram em regiões serranas. Outro exemplo de sucção pode ser observado na bebida tradicional gaúcha, o chimarrão. A erva-mate se autossustenta porque encontra-se com um grau de saturação intermediário, permitindo que haja coesão aparente.

Outros materiais