Buscar

FUNÇAO SOCIAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade – EAD
Primeiramente, o pedagogo é caracterizado como sendo o profissional que visa atuar em processos relacionados ao ensino e aprendizagem, sendo que seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.
Dessa forma, ele é considerado um especialista em educação, o qual associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra, fazendo do pedagogo um contribuinte para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.
O pedagogo pode trabalhar a diversidade no ambiente escolar de diferentes formas, relacionadas principalmente à exposição da pluralidade cultural durante as práticas pedagógicas, muitas vezes por meio de instrumentos tecnológicos.
Diante disso, é papel do pedagogo estimular o próprio corpo docente, ao entendimento de que a pluralidade cultural deve ser trabalhada, para auxiliar na formação mais integral dos estudantes.
As trocas de cultura são geralmente realizadas a partir de mais de um grupo, ou seja, os indivíduos que fazem parte de um grupo estão ligados aos outros por fazerem parte do todo, mas nem sempre eles irão socializar.
As formas mais observadas de socialização nos dias de hoje, são através do trabalho, da escola, da faculdade, ou até mesmo do lazer, onde as pessoas se socializam em festas, encontros, e até mesmo na internet, sendo um fato comum, porém moderno de socialização.
Outro bom exemplo de como seria aplicar a diversidade no ambiente escolar seria trabalhar com recortes de jornais, revistas e embalagens de produtos. Nesse caso o material deve ser recolhido pelas crianças. Ao dar oportunidade para o próprio aluno recolher esse material, o pedagogo terá condições de conhecer um pouco mais sobre o universo de cada criança.
Dentre as contribuições do trabalho do pedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos, pode-se citar:
Dinamização do processo de ensino e aprendizagem; práticas pedagógicas.
O pedagogo deve se organizar para elaboração da formação continuada dos professores visando aliar a teoria à prática.
Por meio dessa capacitação os professores poderão replicar essa ideia e implantar em sala de aula.
Aliar a teoria à prática, significa dar oportunidade ao assunto de comprovar a validação dos resultados obtidos de maneira teórica.
Essa ação além de aumentar o interesse dos alunos, contribui para diminuição da evasão escolar.

Outros materiais