Buscar

prova civil V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)José adquiriu o bem por meio de usucapião extraordinário, já que o possuiu o imóvel por mais de dez anos ininterruptos. A área situada em zona de fronteira pode ser objeto de usucapião. A citação promovida em ação possessória julgada improcedente não interrompe o prazo para a aquisição da propriedade pela usucapião. Vejamos:
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. AÇÃO REIVINDICATÓRIA. USUCAPIÃO SUSCITADA EM DEFESA. AÇÃO POSSESSÓRIA JULGADA IMPROCEDENTE. PRESCRIÇÃO AQUISITIVA. EFEITO INTERRUPTIVO. AUSÊNCIA. PRECEDENTES DE AMBAS AS TURMAS INTEGRANTES DA SEGUNDA SEÇÃO. 1. Segundo a jurisprudência dominante desta Corte, a citação promovida em ação possessória julgada improcedente não interrompe o prazo para a aquisição da propriedade pela usucapião. 2. Agravo regimental não provido.(AgRg no REsp 944.661/MG, Rel. Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, TERCEIRA TURMA, julgado em 13/08/2013, DJe 20/08/2013). 
José preenche todos os requisitos do art. 1238 CC do parágrafo único e só o fato de ser faixa de fronteira não torna o terreno domínio público. 
2) a) Ele poderá cobrar a multa de 1% ao mesmo e até 2% sobre o debito conforme o Art. 1.336 § 1°, vejamos:
 Art. 1.336 São deveres do condômino: § 1º O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.
 Sobre o art. 1337, ele poderá ser aplicado como penalidade. 
 b) Conforme estabelecido no art. 1335, II, não poderá impedir de usar as áreas comuns; institui o Código Civil.
Art. 1.335. São direitos do condômino:
II - usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;
O Art. 1335, III do CC estabelece que os condôminos têm direito de votar nas assembleias e delas participar estando quite, o que significa dizer que os condôminos inadimplentes não podem participar das assembleias e estarão foras das decisões tomadas por elas, ou seja o sindico poderá impedir que o condomínio X não participe das reuniões do condomínio. 
3) Como estabelecido na Súmula 415 do STF, podemos concluir que: 
Sumula 415 STF - Servidão de trânsito não titulada, mas tornada permanente, sobretudo pela natureza das obras realizadas, considera-se aparente, conferindo direito à proteção possessória.
Julgada uma ação procedente da referida sumula, vejamos: 
APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO CIVIL. AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE. SERVIDÃO DE PASSAGEM APARENTE. PROTEÇÃO POSSESSÓRIA. "Servidão de trânsito não titulada, mas tornada permanente, sobretudo pela natureza das obras realizadas, considera-se aparente, conferindo direito à proteção possessória" (STF, súmula 415). Se o conjunto probatório revela a existência de servidão de passagem aparente, o exercício da posse e a prática de esbulho, impõe-se o reconhecimento da tutela possessória.(TJ-MG - AC: 10241130005168002 MG, Relator: Manoel dos Reis Morais, Data de Julgamento: 14/07/2015, Câmaras Cíveis / 10ª CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 03/08/2015).

Outros materiais