Buscar

PROVA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
As sociedades têm se empenhado em encontrar alternativas para a garantia da qualidade de vida, alcançar tal objetivo envolve a atuação de diversos atores sociais. Analise as afirmações abaixo sobre práticas que podem ser consideradas sustentáveis e assinale a alternativa correta: 
R: Os negócios sociais são uma sociedade empresária, porque mesmo tendo atenção voltada a resolver certos problemas, ainda assim obtém lucro, distanciando-se, nesse sentido, das sociedades não empresárias.
As Organizações Não Governamentais desenvolvem atividades relacionadas a questões sociais, portanto são ações de interesse público e podem contribuir para minimizar os problemas sociais. A partir de seus conhecimentos sobre o tema, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: 
R: As ONGs atuam no setor social, na defesa de direitos ou minorias, são instituições sem fins lucrativos e podem colaborar para minimizar os problemas sociais. 
Para atingir seus objetivos, a _______________________pode ser desenvolvida de diferentes formas e dividida em dois segmentos: formal e não formal (informal). O interesse em trabalhar as questões _____________ acessíveis a toda a população, incluindo o público com necessidades___________, nos remete a uma reflexão sobre sensibilização e um sentido mais íntimo de educação ambiental, surgindo, então, a vertente de __________________________________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas de forma correta:
R: Educação Ambiental – ecológicas – especiais - Educação Ambiental Inclusiva.
"O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro". (BMF & BOVESPA. ISE – Índice de sustentabilidade empresarial. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2015).
Tendo por base as atribuições do ISE, coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Mede o comprometimento social e ambiental da empresa.
( ) É uma forma de estimular o trinômio do desenvolvimento sustentável.
( ) É um instrumento para questionar a ética e o respeito às leis.
( ) Garante investimento em empresas socialmente comprometidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: V, V, F, V.
"O capitalismo é um sistema político e econômico que se iniciou na França, Inglaterra e Alemanha, no final do século XVIII e início do século XIX, por causa da Revolução Industrial, espalhando-se pelo mundo afora. Sua base está no vínculo entre comércio e consumo que gera lucro. Por essa razão, quando falamos em capitalismo, nós estamos falando em lucro porque o capitalismo é um sistema de capacidade considerável de geração de riquezas." (DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade social e ambiental/Benedita de Fátima Delbono. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. P. p. 76). Considerando seus conhecimentos sobre o modo de produção capitalista, analise as afirmações abaixo:
I - O capitalismo produz uma relação específica entre capital e trabalho, que pode ser compreendida pela luta dos interesses de classe. A classe dominante busca a lucratividade e o acúmulo de capital pela exploração sem limites da mão de obra, enquanto o proletário busca melhores condições de trabalho e salário.
II - A degradação ambiental não pode ser considerada como decorrente do sistema capitalista, pois a riqueza de recursos naturais é compatível com a produção em massa e o consumo, já que o capitalismo criou condições tecnológicas adequadas para a extração da matéria-prima.
III - As desigualdades sociais são intensificadas no modo de produção capitalista, pois vemos uma busca incessante dos lucros, só sendo possíveis com a exploração do trabalho humano para a produção, e pela grande exploração dos recursos naturais.
Assinale a alternativa correta: 
R: Estão corretas as afirmações I e III.
O ____________, no cenário como questão de ordem pública e de emergência, se destacou há pouco tempo, muito embora, entidades voltadas à ____________ e ____________ ambiental sempre existiram. Notadamente, foi nos anos de 1970 que surgiu como um ____________. (DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 56).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
R; Meio ambiente; preservação; conservação; movimento social.
Costumeiramente toma-se os conceitos de desenvolvimento sustentável e de sustentabilidade como sinônimos, ou, ao menos, com uma significância muito próxima. Contudo, há distinção entre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.
Acerca da referida distinção, considere:
I. O desenvolvimento sustentável aponta para os rumos que as nações devem tomar para que o seu povo possa ser sustentado adequadamente.
II. A sustentabilidade preconiza descobertas oriundas de medidas governamentais focadas no limite da exploração socioeconômica e cultural.
III. Desenvolvimento sustentável se refere ao limite das ações para a preservação do meio ambiente para esta e para as gerações futuras.
IV. Sustentabilidade é o equilíbrio, a conciliação entre a qualidade de vida e o limite ambiental.
Estão corretas apenas as alternativas:
R: III e IV.
Leia o texto a seguir atentando-se às lacunas.
Apesar do consumo em ____________ escala advindo da produção em massa, há riscos e estes se ligam sempre à ____________. Os riscos são democráticos à medida em que podem afetar os países e as classes sociais sem respeitar as suas ____________. As transformações sociais desses últimos trinta anos incluem a pobreza em massa, que leva ao ____________ do nacionalismo, do fundamentalismo religioso, das crises econômicas, das guerras civis, das catástrofes ecológicas e ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
R: Larga; globalização; fronteiras; crescimento; tecnológicas.
As práticas ambientais sustentáveis, hoje, para uma boa gestão, têm dado oportunidade para o desenvolvimento de novas tecnologias tanto na produção quanto em favor da prevenção de impactos ao meio ambiente e a conservação dele.
Sobre o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental, considere as seguintes asserções:
I. A gestão ambiental pode também ser uma estratégia para os negócios sustentáveis, tornando-os um diferencial no mercado.
PORQUE
II. Traz um público diferenciado e fomenta o seu interesse em produtos oriundos da prática sustentável.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
R: As asserções I e II são verdadeiras e a II fundamenta a I. 
Leia atentamente a afirmativa a seguir:
As alternativas socioambientais são decorrentes da dimensão da atenção e da análise que ganhou a preocupação com o meio ambiente diversos segmentos da sociedade, incluindo as classes sociais e grupos econômicos.
A respeito das alternativas socioambientais, leia as afirmações a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Os negócios sociais, ou negócio social, foi o termo utilizado pelo Professor Muhammad Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz, o qual o definiu e o descreveu em seus livros.
( ) Negócio social constitui-se numa sociedade empresária prospectada para atingir os seus objetivos sociais no mercado do seu segmento, sem perdas dos dividendos.
( ) Os negócios sociais são semelhantes as ONGs.
( ) Os negócios sociais atraem os investidores. Na maioria das vezes, o perfil que mais se identifica com esse estilo de negócio é o do investidor de risco.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
R: V - V - F- V.
No que se refere à economia solidária, é importante considerar que se trata de modelo específico de organização das atividades econômicas, caracterizada pela autogestão.
Sobre autogestão, podemos afirmar que:
I - A autogestão é a administração pelos seus participantes num regime de democracia no qual não há a figura do patrão.
PORQUE:
II - Nestemodelo, os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições e, em geral, ele compreende o trabalhador como o proprietário da empresa que autogestiona e não se confunde com controle operário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R; As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Tanto no mundo coorporativo, quanto na esfera pública, tem surgido práticas de apoio e de incentivo ao desenvolvimento sustentável. Frente a essa necessidade, alguns organismos têm criado instrumentos para o acompanhamento e valorização de empresas que adotam práticas mais positivas para a sociedade e para o meio ambiente. A partir disso, analise as afirmações abaixo:
I – O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), foi criado pela BM&FBOVESPA para promover a valorização de empresas socialmente responsáveis.
II – As empresas que tem promovido iniciativas com responsabilidade social e ambiental acabam arcando sozinhas com o ônus dessas ações, pois elas geram gastos e não tem nenhum retorno para a organização.
III – A responsabilidade social e ambiental promove iniciativas que garantam a melhor qualidade de vida de seus funcionários e/ou do seu entorno. Práticas como essas podem gerar uma imagem positiva da empresa, e gerar, inclusive, retorno econômico.
Assinale a alternativa correta: 
R: Estão corretas somente as afirmações I e III.
A preocupação com o meio ambiente ganhou uma grande dimensão e levou diversos segmentos da sociedade, incluindo as classes sociais e grupos econômicos a aderir às alternativas socioambientais.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I - Negócio social constitui-se numa sociedade não empresária, como uma ONG, voltada para desprezar o lucro
PORQUE
II - O Negócio social opera em benefício da satisfação das necessidades sociais que permitem que a sociedade funcione de forma mais eficiente, com práticas que estão voltadas às prontas soluções dos problemas sociais.
Agora, assinale a alternativa correta:
R: A primeira asserção está incorreta e a segunda asserção está correta.
As empresas, até por uma questão de preservação de sua imagem perante a sociedade, têm lançado mão de projetos sociais e ambientais diversos.
Assinale a alternativa que contém o termo que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:
O conceito de (____________________________) envolve a ideia de que o lucro e somente ele não é mais a função prioritária da empresa. As empresas, hoje, incluem no seu rol de prioridade os reflexos de suas decisões perante a sociedade, incorporando o bem privado à utilização voltada à coletividade, trazendo ao empresário a realização social, e todos, inclusive os seus colaboradores, para alcançar o fim social.
R: Função social da empresa.
"As Organizações Não Governamentais (ONGs) são associações sem fins lucrativos que há muito tempo existem no país. A Constituição Federal brasileira apenas as reconheceu e as nomeou de modo a alinhar o termo ao equivalente internacionalmente: ONG. Também, em face disso, o conteúdo se ampliou, ou seja, contemplavam as associações sem fins lucrativos, na sua maioria, relacionadas às questões sociais, tais como abrigos de crianças e idosos. Hoje em dia, ainda possuem esse objetivo, contudo, contemplam também defesas de direitos, tais como, meio ambiente e consumidor." (DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 42).
Sobre as ONGs coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) As ONGs são instituições que têm ocupado um lugar importante para as sociedades.
( ) As ONGs são entidades do chamado terceiro setor, atuam na esfera pública mas não são estatais e não tem fins lucrativos.
( ) As ONGs são entidades do terceiro setor, mas como atuam na esfera pública devem contar com funcionários públicos e verba estatal.
( ) As ONGs são entidade do primeiro setor, ou seja, respondem ao Estado e devem prestar contas à sociedade.
( ) As ONGs são entidades que buscam o lucro, e para tanto captam recursos através da venda de produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: V, V, F, F, F.
Uma das práticas que podem ser considerada uma boa alternativa para o desenvolvimento sustentável é a da economia colaborativa. A partir de seus conhecimentos acerca do tema, analise as afirmações abaixo:
I - A economia colaborativa é a prática de ajuda-mútua entre empresas, que trocam produtos para ampliar seus lucros e atingir um público consumidor maior.
II - A economia colaborativa ainda não foi colocada em prática em sociedades capitalistas, pois refere-se às práticas econômicas de sociedades tradicionais.
III - A economia colaborativa é uma prática que impulsiona o capitalismo, pois incentiva o consumo e a produção em massa de mercadorias.
IV - A economia colaborativa estimula o senso de comunidade, valoriza os aspectos sociais da produção e promove a economia de recursos.
Assinale a alternativa correta:
R: Está correta somente a afirmação IV.

Outros materiais