Buscar

GST 0015 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO (Aula 11 CONTROLE)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
GST 0015 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
A FUNÇÃO CONTROLE
(Aula 11)
Profª Ms.C. Aldemir Assis Drago
*
*
*
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Este material foi preparado de acordo com o que está previsto no Plano de Ensino Docente (PED) disponibilizado pela professora, constando de um resumo do que vem exposto no caderno de apoio enviado pela Estácio.
*
*
*
OBJETIVOS DO ESTUDO DO TÓPICO
(Aula 11-Cad.2- Pg.230-
Definir a função do controle e explicar sua importância para a Administração
Contrastar as 3 abordagens de orientação dos sistemas de controle organizacional
Distinguir os 3 tipos de controle quanto ao momento de realização
Identificar as principais características de um sistema de controle eficaz
Analisar os principais fatores contingenciais considerados no desenho do sistema de controle
Descrever os principais instrumentos de controle do desempenho nas empresas contemporâneas
*
*
*
CONT. OBJETIVOS DO ESTUDO 
(Aula 11)
Discutir os efeitos comportamentais do controle sobre as pessoas nas organizações
Analisar as diversas técnicas utilizadas para exercer controle comportamental nas organizações
Identificar duas tendências contemporâneas no controle nas organizações.
*
*
*
 A FUNÇÃO CONTROLE
Essa é a função da Administração que diz respeito aos esforços exercidos para gerar e usar informações relativas à execução das atividades organizacionais, visando detectar potenciais problemas e desvios para possibilitar a sua correção.
A função do controle é manter a organização no rumo do planejado e também no rumo certo. 
*
*
*
FUNDAMENTOS DO CONTROLE
O desempenho satisfatório de uma organização não depende apenas de um processo de planejamento para elaborar objetivos; nem de um desenho estrutural que permita a execução adequada de atividades; ou de uma direção que lidere e motive os funcionários.
O desempenho satisfatório depende também de um sistema de controle responsável por detectar possíveis desvios e corrigi-los em tempo hábil.
*
*
*
O CONCEITO DE CONTROLE
É um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos.
O controle tem duas atribuições essenciais: (1) o monitoramento das atividades, (2) a correção de qualquer desvio significativo que possa fazer com que o objetivo desejado não seja alcançado.
*
*
*
IMPORTÂNCIA DO CONTROLE
O controle é importante porque:
 - tem a capacidade de garantir que o ciclo administrativo se complete, ou seja, que todas as atividades sejam realizadas conforme o planejado;
 - ajuda os Administradores a monitorar as mudanças ambientais que afetam a empresa em seu percurso e sugerir mudanças para alcançar o resultado desejado;
 - garante a normalidade do sistema, identificando todo e qualquer desvio e garantindo sua rápida e efetiva correção.
 
*
*
*
ORIENTAÇÃO DO CONTROLE
Existem 3 abordagens com relação à orientação dos sistemas de controle organizacional: (1) o controle de mercado; (2) o controle burocrático e; (3) o controle de clã.
Controle aqui é entendido como o elemento que assegura a cooperação entre indivíduos cujos interesses divergem.
Os Administradores podem utilizar a combinação das 3 abordagens a fim de projetar sistemas de controle adequados às suas organizações.
*
*
*
AS 3 ABORDAGENS DO CONTROLE 
Controle de mercado: consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como preço, participações de mercado e lucros para avaliar e controlar as atividades e resultados.
Controle burocrático: assegurado mediante autoridade e responsabilidade hierárquicas e mecanismos administrativos e burocráticos, como regras, normas, padrões, políticas, procedimentos.
Controle de clã: ocorre ao se compartilhar valores, normas, crenças, rituais, expectativas, tradições e demais aspectos relevantes da cultura organizacional.
*
*
*
CONTROLE POR NÍVEL ORGANIZACIONAL
O controle é um conceito que pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais.
O controle se dá, pois, para cada nível da organização em que haja táticas e processos que devam ser monitorados e avaliados.
Assim, podem se distinguir 3 níveis de controle: (1) estratégico; (2) tático e; (3) operacional.
*
*
*
OS CONTROLES ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
Controle estratégico: monitora o desempenho organizacional como um todo, bem como acompanhar as tendências do ambiente externo, fazendo os ajustes necessários na estratégia da organização.
Controle tático: se refere ao uso de mecanismos de controles especializados em subsistemas da organização, como RH, Finanças...
Controle operacional: utiliza mecanismos focalizando atividades operacionais, principalmente na área de produção.
*
*
*
TIPOS DE CONTROLE (SEGUNDO A OCASIÃO EM QUE OCORRE)
O controle pode ocorrer:
 - antes que a atividade comece – controle preventivo;
 - no decorrer da atividade – controle simultâneo; ou
 - depois que a atividade termina – controle posterior.
*
*
*
DEFININDO OS 3 TIPOS DE CONTROLE
Controle preventivo: antecipa os problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê-los depois de acontecerem. Ex: testes de seleção de recursos humanos, a inspeção de matérias-primas ou os programas de manutenção preventiva utilizados por companhias de aviação.
Controle simultâneo: monitora contínuamente as atividades de acordo com padrões de desempenho definidos. Ex: supervisão direta e controles estatísticos do processo.
Controle posterior: avalia o desempenho de uma atividade ou processo após a sua realização. É o controle por feedback. Serve para Identificar as causas do problema. Ex: demonstrativos financeiros, desempenho dos funcionários.
*
*
*
PROCESSO DE CONTROLE
A função controle é um processo porque se refere a uma série de etapas para assegurar que a organização alcance seus objetivos. A base é a coleta de informações que ajuda os dirigentes a tomar decisões adequadas.
O processo de controle pode ser dividido em 4 etapas: (1) estabelecimento dos parâmetros de desempenho, a medição do desempenho real, a comparação do desempenho observado com os parâmetros preestabelecidos e a implementação de medidas corretivas , ajustarão o desempenho ou o parâmetros. 
*
*
*
OS PARÂMETROS DE DESEMPENHO
Um parâmetro define as expectativas da organização, explicitando o nível de desempenho esperado para dada tarefa organizacional.
Eles fornecem os critérios de avaliação para: (1) medir e (2) comparar o desempenho real.
Os parâmetros de desempenho são extraídos dos objetivos e planos definidos no decorrer do processo de planejamento: quantidade, qualidade, tempo, rentabilidade, inovação, redução de custos, entre outros.
*
*
*
(1) A MEDIÇÃO DO DESEMPENHO REAL
É o monitoramento e no acompanhamento da execução das atividades organizacionais.
Trata-se de um processo de produção e coleta de informações, essencial para avaliar o progresso em direção aos objetivos.
Para isso, deve-se definir: (1) o foco do controle (o que vai ser medido?); (2) as fontes de informação (como se vai medir?) e (3) o timing do controle (quando? E com que frequência?)
*
*
*
(2) COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COM OS PARÃMETROS
É avaliado o desempenho real em comparação com os parâmetros estabelecidos.
São avaliados se os desvios que acontecem no decorrer da execução das atividade são realmente significativos.
Caso a variação observada seja considerada inaceitável, devem-se tomar ações corretivas.
O Administrador deve, no entanto, se concentrar apenas nos casos excepcionais de exceções ou desvios significativos.
*
*
*
SISTEMAS DE CONTROLE
São conjuntos coordenados de regras, princípios e práticas que interagem de forma regular e previsível, buscando coletar informações essenciais ao processo de controle.
São sistemas formais, orientados por objetivos que monitoram, avaliam e fornecem feedback acerca do desempenho organizacional.
Os sistemas podem gerar e transmitir informações relativas a questões financeiras, contábeis, gerenciais, comerciais, operacionais entre outras.
*
*
*
DESENHO DE
SISTEMAS DE CONTROLE
O desenho consiste na definição dos procedimentos e ferramentas para a coleta, processamento e apresentação de informações sobre o andamento das atividades organizacionais.
Para que sejam eficazes, esses sistemas devem apresentar características: precisão, rapidez, economia, flexibilidade, inteligibilidade, aceitação, critérios múltiplos e razoáveis, foco estratégico, ênfase nas exceções e adoção de medidas corretivas.
*
*
*
INSTRUMENTOS DE CONTROLE DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Organizações são sistemas de recursos (RH, Fin, Prod e MKT) que buscam alcançar objetivos.
O desempenho organizacional deve ser avaliado pela eficácia na realização dos objetivos de cada parte do sistema.
Os principais instrumentos e ferramentas gerenciais utilizados no controle do desempenho organizacional são: o resultado financeiro, os sistemas de informação gerencial, a auditoria, o balanced scorecard e o benchmarking.
*
*
*
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DO CONTROLE
Existem duas tendências contemporâneas:
 (1) controle do desempenho, em um contexto que exige flexibilidade e agilidade às organizações (como fazê-lo?); e
 (2) respostas às pressões para o cuidado com o desempenho socioambiental das organizações (como controlar esse desempenho?)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais