Buscar

OQUE É O PIB EM LINGUAGEM SIMPLIFICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

OQUE É PIB?
.
O PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos num país durante um ano, já seja por nacionais ou por estrangeiros residentes.
Bens e serviços: veículos, roupas, alimentos, vivenda, eletrodomésticos, consulta no dentista, honorários do advogado, serviço de segurança, serviço de limpeza, entrada para o cinema, corte de cabelo, etc.
Finais: não se inclui os bens intermediários já que posteriormente se incorporarão a um bem final. Se acaso contabilizaram os bens intermédios isto produzirá o dobro de contabilização.
Por exemplo, se fabricam uns pedais que posteriormente se incorporarão numa bicicleta, quando no valor da bicicleta se inclua no PIB, levará incluído o valor dos pedais, por isso, os pedais não se contabilizam independentemente.
Produzidos durante o ano: o PIB inclui, por exemplo, a venda de um eletrodoméstico fabricado durante o exercício, mas não inclui a venda neste ano de um eletrodoméstico de segunda mão, com vários anos de antiguidade (já se contabilizou quando foi fabricado).
Por nacionalidade ou por residentes: por exemplo, o PIB inclui o produto obtido por uma empresa inglesa que opera na Espanha, mais não o que possa criar uma empresa espanhola que opere na Inglaterra.
Tem-se que levar em conta que o PIB mede a riqueza gerada por um país durante um ano, mas não mede a riqueza total do país (seus recursos naturais, suas minas, suas costas, suas estradas, seus hospitais, suas universidades, suas fábricas, etc.)
O PIB funciona como um marcador que se põe a zero ao princípio de cada exercício. Vai contabilizando a riqueza gerada durante o ano e se para no dia 31 de dezembro.
A medição da riqueza gerada que realiza o PIB não é completa:
Não mede o produzido pelas economias submergidas.
O PIB é um indicador que serve para comparar o nível do bem-estar que têm diferentes países.
O princípio, aquele que tem um PIB mais elevado é o que aproveita de maior bem-estar.
Não obstante, para medir com maior precisão o bem-estar de um país tem-se que relacionar o PIB com sua população.
Não é o mesmo que um país com sua população de 1.000 habitantes gerem um PIB de 1.000 milhões de euros, para que esse mesmo PIB o gere outro país com a metade de população.
No primeiro caso, se distribuímos o PIB entra a população tocaria de média 1 milhão de euros por habitante. Entretanto que no segundo caso lhe tocaria 2 milhões de euros por habitante.
Por isso, para comparar o nível de bem-estar de dois países tem-se que utilizar o cociente PIB per capita (PIB / nº de habitantes).
.
FONTE:http://www.portalcursos.com/CursoMacroPortugues/curso/Lecc-2.htm

Outros materiais