Buscar

aula_6.doc_sociologia.doc_resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FATOS SOCIAIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A ANÁLISE DURKHEIMIANA. 
OBJETIVOS
Definir o que é fato social e suas características.  
• Entender como se deu a construção do campo de investigação sociológica, a partir do estudo de fenômenos gerais e externos.  
• Distinguir os fenômenos sociais dos fenômenos biológicos, problematizando certas concepções “naturalizadas” de comportamentos sociais.  
• Identificar o crime como fato social e através do método proposto por Durkheim trabalhar o distanciamento necessário para analisar a evolução deste fenômeno a partir da ordem normativa de cada sociedade ou grupamento. 
• Perceber a influência da sociedade sobre comportamentos antes tidos como pessoais, problematizando as idéias de normalidade e patologia e desvio.  
• Compreender, no bojo do pensamento de Durkheim, a evolução das formas de organização social (simples e complexa) do ponto de vista dos laços existentes entre o indivíduo e a sociedade (solidariedade social). 
• Entender a noção de consciência coletiva enquanto fenômeno associado às formas de solidariedade social. 
• Perceber os mecanismos pelos quais a consciência coletiva nas modernas sociedades constrói a gradação dos níveis de patologia social presentes nas sociedades.
CONTEÚDO
Émile Durkheim - criador da Escola sociológica francesa, com ele tem início a sociologia científica. 
Constitui a sociologia como uma disciplina rigorosamente cientifica.
Definição do objeto da sociologia(os fatos sociais) 
A OBJETIVIDADE DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA
Como positivista Durkheim acreditava que a explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos , resguardando objetividade de sua análise (não envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu objeto) 
Procurando garantir à sociologia um método tão eficiente quanto o das ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objeto que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem ao seu respeito.
Imbuído dos princípios positivistas, Durkheim queria definir a sociologia como ciência , rompendo com as idéias do senso comum, achismos, que interpretam de maneira vulgar a realidade social. 
FATO SOCIAL
Fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir que apresentam a característica marcante de existir fora da consciência individual. Estes tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores aos indivíduos, são também gerais na extensão de toda sociedade conhecida e dada, são dotados de um poder imperativo e coercitivo que constitui características intrínsecas de tais fatos. 
AS CARACTERÍSTICAS DO FATO SOCIAL
Coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se com regras sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade de escolha.(idioma, formação familiar e código de leis). Sansões legais ou espontâneas.
Exterioridade, isto quer dizer que eles existem e atuam sobre o indivíduo independente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
Generalidade,é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles. 
CONSCIÊNCIA COLETIVA
Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tem existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua consciência individual sua conduta, seu comportamento será determinado pela consciência coletiva.
A consciência coletiva não se baseia nas consciências individuais, singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade.
A consciência coletiva é, em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. 
FATO SOCIAL NORMAL 
A sociedade como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios. 
Um fato social é considerado normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação e evolução.
Ex: CRIME
FATO SOCIAL PATOLÓGICO
Aquilo que põe em risco a harmonia e consenso representa um estado mórbido da sociedade.
Patológico- encontra-se fora do limite permitidos pela ordem social e pela moral vigente.
“DE PERTO NINGUÉM É NORMAL” 
O que é normal? Quais os parâmetros estabelecidos para diferenciar o “normal” do “anormal”?
Problematização da noção de desvio.
Ex: Loucos, gays etc.
Os anormais nada mais são do que construções sociais naturalizadas, as quais derivam de relações de poder que atribuem a eles uma posição de inferioridade e submissão na ordem social.
Nossos corpos socializados trazem o passado ao presente e contribuem para a manutenção das categorias sociais e da hierarquia imposta pelo padrão de normalidade burguês. Assim, a desigualdade de poder chega aos indivíduos nos seus próprios corpos e no uso destes, dos prazeres e capacidades reprodutivas. 
Richard Miskolci
O QUE É NORMALIDADE?
Gentileza, de Marisa Monte.
http://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY&p=77747511DFA895AA&playnext=1&index=13
GENTILEZA
ANOMIA
Anomia é a ausência, desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade, neste caso, a consciência “perde” os parâmetros de julgamento da realidade. 
Ela vai acontecer em momentos extremos, tais como: guerras, desastres ecológicos, econômicos, etc 
DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL
É organização da sociedade em diferentes funções, exercidas pelos indivíduos ou grupos de indivíduos Nas sociedades mais simples predomina a divisão social do trabalho baseada principalmente em critérios biológicos de sexo e idade. Essa divisão parece decorrer de uma extensão analógica das diferenças naturais de funções entre membros de um grupo. 
TIPOS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL 
Solidariedade mecânica: era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão trabalho social.(a consciência coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre o indivíduo) – DIREITO REPRESSIVO 
Solidariedade orgânica: é aquela típica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornam interdependentes. (Nas sociedades capitalistas a consciência coletiva se afrouxa) – DIREITO RESTITUTIVO. 
APLICAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA
Questão discursiva:  
Leia a citação abaixo e responda as questões propostas:  
Crime contra Índio Pataxó comove o país (...). Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na FUNAI. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (.. . ) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. 
Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso.  
Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte − HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.” Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997. (Questão adaptada da parte geral do ENADE 2004) 
1 - Utilizando como base de análisea perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens mostrados abaixo?  
2 – A partir da perspectiva sociológica de Durkheim, como você analisaria o crime cometido por estes jovens? Deve-se interpretar, nessa perspectiva, a transgressão da juventude como um dado natural? 
Questão de múltipla escolha: 
Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, “todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.  
A) Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual. 
B) A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade. 
C) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social. 
D) A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem. 
E) A educação atinge a todos de forma heterogênea por isso promove a individualização.
AVALIAÇÃO DA AULA 
RESUMIR AS PRINCIPAIS QUESTÕES ABORDADAS.
APRESENTAR O TEMA DA AULA SEGUINTE:
INDICAR LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO E ELABORAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO PLANO DE AULA. 
SUGESTÃO DE LEITURA: “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes