Buscar

lista_fluidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Grande Rio Física II
EXERCÍCIOS – Fluidos
1 - As saídas dos canos de esgoto de uma casa construída em uma ladeira estão 8,20 metros abaixo do nível da rua. Se o cano de esgoto se encontra a 2,10 metros abaixo do nível da rua, encontre a diferença de pressão mínima que deve ser criada pela bomba para puxar esgoto de densidade média 900 Kg/m3. 
2 - No sistema da figura, a porção AC contém mercúrio, BC contém óleo e o tanque aberto contém água. As alturas indicadas são: h0 = 10 cm, h1 = 5 cm, h2 = 20 cm e as densidades relativas à da água são: 13,6 (mercúrio) e 0,8 (óleo). Determine a pressão pA no ponto A (em atm). Dados: g = 10 m/s² dágua = 10³ Kg /m³
3 - Um tubo em U está parcialmente cheio de água. Um outro líquido que não se misture com a água é colocado em um dos ramos do tubo até que sua superfície livre esteja a uma distância d acima do nível livre da água, no outro ramo, que, por sua vez elevou-se de uma altura l em relação ao seu nível primitivo. Determine a massa específica do líquido em relação à água.
4 - Um corpo maciço e homogêneo flutua na água com 80% de seu volume abaixo da superfície. Quando colocado em um segundo líquido, o mesmo corpo flutua com 72% de seu volume abaixo da superfície. Determine a massa específica do corpo e a densidade do líquido.
Física II Profa. Giselle Faur

Outros materiais