Buscar

Atividade de bomba de sódio e potássio - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Ludmilla Débora Maia de Oliveira Turma: Medicina Veterinária 2021.1 
O que é a bomba de Sódio e Potássio? 
Bomba de sódio e potássio é o nome que se dá a proteína que realiza o transporte que acontece nas células do corpo. Esse processo acontece devido ao desequilíbrio de íons sódio (Na+) e o potássio (K+) na parte intra e extracelular. 
Esse transporte é ativo pelo uso de ATP no seu processo, o uso do ATP acontece porque a bomba faz o controle contra o gradiente de concentração sendo assim é necessário uso de energia.
Como acontece?
A bomba de sódio potássio é onde se encontra o sitio catalítico para ligação do sódio, o sítio catalítico para a ligação do potássio e na parte intracelular se tem um sítio catalítico para ligação do ATP. Desse modo, quando há íons de sódio na parte intracelular da célula e potássios na área extracelular ocorre uma ligação com o ATP e logo em seguida ele se transforma em ADP com fosfato inorgânico, essa alteração gera energia necessária para a movimentação da polpa e assim a bomba consegue transferir os íons sódios do interior da célula para o exterior e ao mesmo tempo o processo inverso acontecerá com os íons potássios, ou seja, serão transferidos os potássios de fora para dentro da célula.

Outros materiais