Buscar

aulaVII_VIII_IX_aplicacoes_web_e_software_livre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Uso de aplicações web nas organizações; aplicações; Software Livre
Aula VII, VIII, IX
A sociedade contemporânea é marcada pelas tecnologias que dão origem a uma nova ordem econômica, social e organizacional. As organizações são diretamente afetadas pela revolução tecnológica e buscam estratégias de gestão que, apoiadas pelas novas tecnologias possam fazer frente à complexidade crescente da era atual. O presente artigo analisa as tendências na área de gestão de equipes, especialmente, em organizações intensivas em capital intelectual e os benefícios de incorporar as tecnologias da Internet, em especial, as ditas ferramentas colaborativas características da denominada Web 2.0. Tais tecnologias se configuram como apoio à comunicação e geração de ideias, estimulando a inovação. Analisa como as novas tecnologias provocam a emergência de comportamentos auto-organizantes, exigindo novas abordagens de gestão de recursos humanos.
Algumas aplicações existentes
Granatum: Controle financeiro empresarial
Se você não dominar a arte das planilhas, ou desejar uma maior agilidade e inteligência nos seus lançamentos diários (importando seus dados diretos do extrato bancário, por exemplo), uma excelente opção é o Granatum.
Além de uma navegação bem intuitiva (confira as funcionalidades do Granatum), o Granatum é integrado com uma metodologia de gestão financeira bem simples e funcional. Conheça melhor o Ciclo Financeiro Granatum.
Symbio: Gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas
O Symbio é um software de gestão empresarial 100% via web que mescla conceitos de ERP, CRM e BI totalmente focado em micro e pequenas empresas.
Através de seus módulos: Cadastro, Financeiro, Comercial, Estoque, PDV, Relatórios e Comunicação Interna, o symbio proporciona controle aos seus clientes. Através de seu exclusivo módulo de Pós-Venda, os clientes podem programar ações automáticas de acordo com o cadastro de seus consumidores finais e/ou seus hábitos de compra. Essas ações vão desde emails automáticos temáticos, pesquisas de satisfação, sms e muito mais, o que proporciona fidelidade e resultados diretos para a empresa.
O Symbio é muito fácil e intuitivo de usar e o fato de seus módulos serem todos integrados faz com que toda a gestão da empresa fique centralizada de uma maneira muito inteligente.
ISO Online: Ferramenta para implementação da norma ISO
A ISO Online é a 1ª plataforma para implementação da ISO 9001 baseado na web. Com navegação fácil e intuitiva, contém glossário, faq, fórum, interação com os consultores através de chamados e chat online.
Conforme o conteúdo avança, arquivos adicionais – modelos de documentos e formulários que você precisará preencher ou enviar via sistema para análise dos consultores, que devolverão com um parecer. Assim, todo o procedimento de implementação da ISO 9001 é supervisionado de perto por um consultor, fazendo com que o fator ‘online’ não seja algo “faça sozinho você mesmo”, mas sim faça com mais recursos.
A ISO Online foi desenvolvido pela Templum, empresa tradicional na implementação das normas ISO. A partir de abril de 2010, a ISO Online também passou a contar com o suporte da Empreendemia.
Client 2 Central: Aplicativo web para atendimento a clientes
O Client2Central.com.br é uma aplicação web que permite a empresas atender e acompanhar o suporte a seus clientes. Esta central de atendimento foi desenvolvida pensando nas empresas que precisam de um software online fácil e intuitivo para monitorar a abertura e o acompanhamento de chamados.
Empreendemia Premium: A forma mais rápida de vender pela internet
No Empreendemia (a rede para acelerar negócios entre empresas) o usuário pode optar pelo perfil de empresa Premium, que lhe dá várias possibilidades de customização da página, desde inserção da identidade visual e vídeo da empresa, até a criação páginas de produtos/serviços com fotos. Isso tudo com uma interface muito simples e intuitiva, que qualquer pessoa consegue atualizar.
Assim, o Empreendemia Premium é a forma mais rápida, fácil e barata para qualquer empresa se posicionar na web e vender muito mais, já que a página é aberta também a visitantes de fora da rede.
Software Livre
Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial). Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.
As duas principais organizações internacionais responsáveis pela proteção e promoção do software livre, a Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initiative (OSI), atuam também para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados de forma correta.
A Free Software Foundation considera um software como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários:
Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Para que as quatro liberdades sejam satisfeitas é necessário que o programa seja distribuído juntamente com o seu código-fonte e que não sejam colocadas restrições para que os usuários alterem e redistribuam esse código.
A liberdade de executar o programa significa que qualquer tipo de pessoa física ou jurídica pode utilizar o software em quantos computadores quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor.
A liberdade de redistribuir o programa executável (em formato binário) necessariamente inclui a obrigatoriedade de disponibilizar seus códigos-fonte. Caso o software venha a ser modificado e o autor da modificação queira distribuí-lo, gratuitamente ou não, será também obrigatória a distribuição do código-fonte das modificações, desde que elas venham a integrar o programa. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre assim o permitem.
A OSI, por conta da ambiguidade da palavra “free” em inglês, prefere a expressão Open Source, que em língua portuguesa é traduzida por software livre, software de código aberto ou software aberto. A disponibilidade do código-fonte não é condição suficiente para que ele seja considerado de código aberto. É necessário satisfazer dez critérios, inspirados nas Orientações sobre Software Livre do projeto Debian:
Livre redistribuição: Sua licença não pode restringir ninguém, proibindo que se venda ou doe o software a terceiros;
Código-fonte: O programa precisa obrigatoriamente incluir código-fonte e permitir a distribuição tanto do código-fonte quanto do programa já compilado;
Obras derivadas: A licença deve permitir modificações e obras derivadas que possam ser redistribuídas dentro dos mesmos termos da licença original;
Integridade do código do autor: A licença pode proibir que se distribua o código-fonte original modificado desde que a licença permita a distribuição de patch files com a finalidade de modificar o programa em tempo de construção;
Não discriminação contra pessoas ou grupos: A licença não pode discriminar contra pessoas ou grupos;
Não discriminação contra áreas de utilização: A licença não pode restringir os usuários de fazer uso do programa em uma área específica;
Distribuição da licença: Os direitos associados ao programa através da licençasão automaticamente repassados a todas as pessoas às quais o programa é redistribuído sem a necessidade de definição ou aceitação de uma nova licença;
Licença não pode ser específica a um produto: Os direitos associados a um programa não dependem de qual distribuição em particular aquele programa está inserido. Se o programa é retirado de uma distribuição, os direitos garantidos por sua licença continuam valendo;
Licenças não podem restringir outro software: A licença não pode colocar restrições em relação a outros programas que sejam distribuídos junto com o software em questão; e
Licenças devem ser neutras em relação as tecnologias: Nenhuma exigência da licença pode ser específica a uma determinada tecnologia ou estilo de interface.

Outros materiais