Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual (Cod _686827)

User badge image
Marielly

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Antropologia, apesar de recente, possui um vasto conjunto de conceitos e metodologias importantes não somente para si, mas empregados por outras disciplinas. É importante conhecer e empregar tais conceitos, incorporando-os a nossa reflexão acadêmica. Sobre alguns conceitos importantes na Antropologia ligados ao método etnográfico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Diário de Campo.
II- Distanciamento.
III- Trabalho de campo.
( ) Atitude voltada a assegurar a objetividade do conhecimento antropológico, implicando na distinção sobre o papel do pesquisador e do pesquisado.
( ) Recurso para a pesquisa antropológica, sendo um elemento de registro da reflexão pessoal e intelectual sobre a experiência do trabalho de campo e da vivência do pesquisador.
( ) Etapa da pesquisa antropológica marcada pela participação e presença do pesquisador no espaço cotidiano dos grupos estudados.
a) II - I - III.
b) I - II - III.
c) III - I - II.
d) II - III - I.

O Antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935-1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos à Antropologia Estrutural. Sobre essa corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Considera importante o estudo da Cultura, colocando como o elemento central da pesquisa e da investigação antropológica.
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suas relações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica se dá em torno das estruturas mentais inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Segundo François Laplatine (2000), no livro "Aprender antropologia", destacam-se três correntes na Antropologia que indicam as suas origens: americana, francesa e britânica. Estas apresentam maneiras distintas de produzir conhecimento antropológico. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Escola americana.
II- Escola francesa.
III- Escola britânica.
( ) Interessa-se pela ideia de representações sociais, tendo ligação com a Sociologia.
( ) Importância destacada para os estudos e problemas relacionados às minorias.
( ) É uma antropologia de campo, tendo um caráter antievolucionista e anti difusionista.
( ) Destaca a variedade de padrões e comportamentos, interessando-se pelo indivíduo.
A I - III - II - III.
B II - I - II - III.
C III - I - I - II.
D II - I - III - II.

Clifford Geertz é um antropólogo americano que desenvolveu as bases da Antropologia Interpretativista. Para Geertz (2008), a disciplina deveria ter um sentido mais interpretativo, buscando as teias de significado da cultura. Um de seus estudos clássicos foi realizado em Bali, onde empregou sua teoria para desvendar, dentre outras coisas, os sentidos das brigas de galo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A briga de galo deve ser entendida como um drama social recriado, em que os conflitos sociais são harmonizados e resolvidos de maneira simbólica.
( ) Os galos são entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
( ) As brigas de galo em Bali são práticas culturais de cunho religioso, envolvendo diversos grupos sociais rivais que lutam na rinha de galo.
( ) A briga de galo em Bali explicita aspectos culturais nos quais os homens se realizam simbolicamente no que lhe é proibido, o comportamento animal.
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D V - V - V - F.

A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas.
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

O antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo. Com relação à contribuição de Malinowski à Antropologia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos.
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete, utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos, cientistas etc.
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes da observação direta e interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Franz Boas foi um dos antropólogos que promoveu uma crítica ao evolucionismo. Os evolucionistas pensam a cultura em estágios de desenvolvimento, cujo ápice era a civilização europeia. Boas foi um autor do chamado particularismo cultural, sugerindo um novo ponto de vista para entender a cultura. Sobre Boas e seu trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A Para Boas, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
B Para Boas, a evolução da cultura tem três fases: a selvageria, a barbárie e a civilização, sendo que a cultura europeia era a superior.
C Para Boas, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
D Para Boas, não havia apenas uma cultura humana, mas diversas, sendo resultados de situações específicas que determinam o resultado da cultura.

Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração em geração.
De que conceito estamos falando?
A Etnocentrismo.
B Relativismo cultural.
C Antropologia.
D Cultura.

A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas.
( ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
( ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes.
( ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
( ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiência social de grupos e indivíduos.
A I - III - II - I.
B II - I - III - II.
C III - I - II - III.
D I - II - II - III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A Antropologia, apesar de recente, possui um vasto conjunto de conceitos e metodologias importantes não somente para si, mas empregados por outras disciplinas. É importante conhecer e empregar tais conceitos, incorporando-os a nossa reflexão acadêmica. Sobre alguns conceitos importantes na Antropologia ligados ao método etnográfico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Diário de Campo.
II- Distanciamento.
III- Trabalho de campo.
( ) Atitude voltada a assegurar a objetividade do conhecimento antropológico, implicando na distinção sobre o papel do pesquisador e do pesquisado.
( ) Recurso para a pesquisa antropológica, sendo um elemento de registro da reflexão pessoal e intelectual sobre a experiência do trabalho de campo e da vivência do pesquisador.
( ) Etapa da pesquisa antropológica marcada pela participação e presença do pesquisador no espaço cotidiano dos grupos estudados.
a) II - I - III.
b) I - II - III.
c) III - I - II.
d) II - III - I.

O Antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935-1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos à Antropologia Estrutural. Sobre essa corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Considera importante o estudo da Cultura, colocando como o elemento central da pesquisa e da investigação antropológica.
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suas relações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica se dá em torno das estruturas mentais inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Segundo François Laplatine (2000), no livro "Aprender antropologia", destacam-se três correntes na Antropologia que indicam as suas origens: americana, francesa e britânica. Estas apresentam maneiras distintas de produzir conhecimento antropológico. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Escola americana.
II- Escola francesa.
III- Escola britânica.
( ) Interessa-se pela ideia de representações sociais, tendo ligação com a Sociologia.
( ) Importância destacada para os estudos e problemas relacionados às minorias.
( ) É uma antropologia de campo, tendo um caráter antievolucionista e anti difusionista.
( ) Destaca a variedade de padrões e comportamentos, interessando-se pelo indivíduo.
A I - III - II - III.
B II - I - II - III.
C III - I - I - II.
D II - I - III - II.

Clifford Geertz é um antropólogo americano que desenvolveu as bases da Antropologia Interpretativista. Para Geertz (2008), a disciplina deveria ter um sentido mais interpretativo, buscando as teias de significado da cultura. Um de seus estudos clássicos foi realizado em Bali, onde empregou sua teoria para desvendar, dentre outras coisas, os sentidos das brigas de galo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A briga de galo deve ser entendida como um drama social recriado, em que os conflitos sociais são harmonizados e resolvidos de maneira simbólica.
( ) Os galos são entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
( ) As brigas de galo em Bali são práticas culturais de cunho religioso, envolvendo diversos grupos sociais rivais que lutam na rinha de galo.
( ) A briga de galo em Bali explicita aspectos culturais nos quais os homens se realizam simbolicamente no que lhe é proibido, o comportamento animal.
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D V - V - V - F.

A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas.
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

O antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo. Com relação à contribuição de Malinowski à Antropologia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos.
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete, utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos, cientistas etc.
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes da observação direta e interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Franz Boas foi um dos antropólogos que promoveu uma crítica ao evolucionismo. Os evolucionistas pensam a cultura em estágios de desenvolvimento, cujo ápice era a civilização europeia. Boas foi um autor do chamado particularismo cultural, sugerindo um novo ponto de vista para entender a cultura. Sobre Boas e seu trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A Para Boas, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
B Para Boas, a evolução da cultura tem três fases: a selvageria, a barbárie e a civilização, sendo que a cultura europeia era a superior.
C Para Boas, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
D Para Boas, não havia apenas uma cultura humana, mas diversas, sendo resultados de situações específicas que determinam o resultado da cultura.

Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração em geração.
De que conceito estamos falando?
A Etnocentrismo.
B Relativismo cultural.
C Antropologia.
D Cultura.

A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas.
( ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
( ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes.
( ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
( ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiência social de grupos e indivíduos.
A I - III - II - I.
B II - I - III - II.
C III - I - II - III.
D I - II - II - III.

Prévia do material em texto

1.A Antropologia, apesar de recente, possui um vasto conjunto de conceitos e metodologias importantes não somente para si, mas empregados por outras disciplinas. É importante conhecer e empregar tais conceitos, incorporando-os à nossa reflexão acadêmica. Sobre alguns conceitos importantes na Antropologia ligados ao método etnográfico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Diário de Campo.
II- Distanciamento.
III- Trabalho de campo.
( ) Atitude voltada a assegurar a objetividade do conhecimento antropológico, implicando na distinção sobre o papel do pesquisador e do pesquisado.
( ) Recurso para a pesquisa antropológica, sendo um elemento de registro da reflexão pessoal e intelectual sobre a experiência do trabalho de campo e da vivência do pesquisador.
( ) Etapa da pesquisa antropológica marcada pela participação e presença do pesquisador no espaço cotidiano dos grupos estudados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
I - II - III.
C
II - I - III.
D
III - I - II.
2.O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935-1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos à Antropologia Estrutural. Sobre essa corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
I- Considera importante o estudo da Cultura, colocando como o elemento central da pesquisa e da investigação antropológica.
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suas relações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica se dá em torno das estruturas mentais inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas III e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
3.Segundo François Laplatine (2000), no livro "Aprender antropologia", destacam-se três correntes na Antropologia que indicam as suas origens: americana, francesa e britânica.Estas apresentam maneiras distintas de produzir conhecimento antropológico. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola americana.
II- Escola francesa.
III- Escola britânica.
( ) Interessa-se pela ideia de representações sociais, tendo ligação com a Sociologia.
( ) Importância destacada para os estudos e problemas relacionados às minorias.
( ) É uma antropologia de campo, tendo um caráter antievolucionista e anti difusionista.
( ) Destaca a variedade de padrões e comportamentos, interessando-se pelo indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
A
I - III - II - III.
B
II - I - II - III.
C
III - I - I - II.
D
II - I - III - II.
4.Clifford Geertz é um antropólogo americano que desenvolveu as bases da Antropologia Interpretativista. Para Geertz (2008), a disciplina deveria ter um sentido mais interpretativo, buscando as teias de significado da cultura. Um de seus estudos clássicos foi realizado em Bali, onde empregou sua teoria para desvendar, dentre outras coisas, os sentidos das brigas de galo. Segundo Geertz, sobre estas lutas em rinha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A briga de galo deve ser entendida como um drama social recriado, em que os conflitos sociais são harmonizados e resolvidos de maneira simbólica.
( ) Os galos são entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
( ) As brigas de galo em Bali são práticas culturais de cunho religioso, envolvendo diversos grupos sociais rivais que lutam na rinha de galo.
( ) A briga de galo em Bali explicita aspectos culturais nos quais os homens se realizam simbolicamente no que lhe é proibido, o comportamento animal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - V.
C
V - F - F - V.
D
V - V - V - F.
5.A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa III está correta.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
6.O antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo. Com relação à contribuição de Malinowski a Antropologia, analise as sentenças a seguir:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos.
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete, utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos, cientistas etc.
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes da observação direta e interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
7.Franz Boas foi um dos antropólogos que promoveu uma crítica ao evolucionismo. Os evolucionistas pensam a cultura em estágios de desenvolvimento, cujo ápice era a civilização europeia. Boas foi um autor do chamado particularismo cultural, sugerindo um novo ponto de vista para entender a cultura. Sobre Boas e seu trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A
Para Boas, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
B
Para Boas, a evolução da cultura tem três fases: a selvageria, a barbárie e a civilização, sendo que a cultura europeia era a superior.
C
Para Boas, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional
D
Para Boas, não havia apenas uma cultura humana, mas diversas, sendo resultados de situações específicas que determinam o resultado da cultura
8.Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
A
Etnocentrismo.
B
Relativismo cultural.C
Antropologia.
D
Cultura.
9.A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas.
( ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
( ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes.
( ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
( ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiência social de grupos e indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II - I.
B
II - I - III - II.
C
III - I - II - III.
D
I - II - II - III.
10.Enquanto ciência, a antropologia surgiu no final do século XIX. Assim como outras ciências da época, sofreu forte influência do evolucionismo de Charles Darwin e do filósofo inglês Herbert Spencer. A teoria de Spencer ficou conhecida como Evolucionismo Unilinear. Do que se trata este modelo de pensamento?
A
Refere-se ao particularismo histórico, que percebe a evolução humana como uma causa do desenvolvimento particular de cada cultura.
B
Refere-se à perspectiva culturalista, que compreende a evolução das culturas por meio da igualdade racial.
C
Refere-se às trocas entre as diferentes culturas, proporcionando uma evolução igualitária.
D
Diz respeito à noção de estágios evolutivos, no qual as sociedades se desenvolvem por etapas.

Mais conteúdos dessa disciplina