A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Sobre a educação não formal atender a necessidades que se apresentam na sociedade

Pré-visualização | Página 1 de 1

Sobre a educação não formal atender a necessidades que se apresentam na sociedade, podemos exemplificar, como aquelas que auxiliam o bem comum e público: a) investimentos em projetos sociais de valorização e promoção da cultura e da cidadania; b) projetos educativos ambientais; c) projetos que incentivam a capacitação e a profissionalização de classes sociais menos favorecidas e com poucas oportunidades; d) projetos envolvendo planejamento financeiro e de consumo; e) projetos de conscientização política; dentre tantas outras iniciativas. Todos esses projetos voltados para a comunidade em geral tendem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer bons retornos sociais. Sobre exemplos de projetos de bem comum, mas privados, considere as opções a seguir:
I. Projetos de capacitação interna em empresas, que visem melhorias profissionais em geral.
II. Projetos de empresas, porém, voltados a atendimento da população.
III. Projetos de saúde para funcionários de empresas, dentre outras inciativas.
IV. Projetos de fornecimento de material escolar para escolas privadas de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais são os exemplos certos:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
I, II e III, apenas.
Alternativa assinalada
e)
II, III e IV, apenas.
2)
Os resultados das ações educacionais nos espaços não formais ou não escolares podem ser muitos, tais como, por exemplo e de acordo com os postulados de Gohn (2006): conscientizar e organizar as ações coletivas; reconstruir concepções de mundo; favorecer o sentimento de identidade de uma comunidade; formar o indivíduo para a vida e para as adversidades que ela traz; resgatar o sentimento de valorização própria e da autoestima e; reconhecimento de si na sua própria prática cotidiana.
Ainda segundo a autora, estes espaços precisam apresentar algumas características ou garantias básicas. Sobre isso, analise as afirmativas identificando quais são verdadeiras e quais são falsas.
 
( ) O aprendizado das diferenças, pois aprende-se a conviver com demais e socializa-se o respeito mútuo.
( ) A adaptação do grupo a diferentes culturas e o reconhecimento dos indivíduos e do papel do outro.
( ) A construção da identidade individual num grupo.
( ) O balizamento de regras psicológicas relativas às condutas não aceitáveis socialmente.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequências de Verdadeiros e Falsos:
Alternativas:
a)
V – V – V – F
Alternativa assinalada
b)
V – V – F – V
c)
V – V – F – F
d)
V – F – F – V
e)
F – V – V – F
3)
No âmbito das práticas pedagógicas, tem-se como fundamento as teorias educacionais, que junto com as práticas orientadas, visam os objetivos específicos, para que haja resultados de aprendizagem esperados. Ou seja, o conjunto de ideias, sistematizadas, consagradas, confirmadas cientificamente embasam as práticas pedagógicas intencionais. Isso vale para a educação de espaços escolares e de espaços não escolares em que haja processos de ensino e aprendizagem. A esse respeito, analise as asserções a seguir e a sua relação entre elas:
 
Como no campo das práticas pedagógicas partimos desse conjunto de conhecimentos e fundamentos, somos respaldados pela Didática, que aponta aspectos necessários para encontrarmos os melhores caminhos de se oferecer boas situações de aprendizagem e ensinamento
PORQUE
não cabe aqui discorrer sobre a Didática, mas recorremos a ela para relembrar algumas de suas clássicas perguntas, que tanto permeiam, acompanham e orientam as práticas educativas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as asserções e a relação entre elas:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
As respostas para as perguntas tradicionais da Didática (Educação para quê? Para quem? Como? Quais saberes são necessários? Quais os caminhos oferecer para se aprender o que é necessário? Quem são os sujeitos do processo? Do que precisam? O que queremos desenvolver nas pessoas e o que elas próprias querem desenvolvem em si mesmas?) podem variar de acordo com o contexto em que as fazemos, se na educação formal ou não formal, se em determinadas comunidades ou regiões, se em determinados períodos. Na educação não formal, isso pode variar consideravelmente,
Assinale a alternativa CORRETA que complementa a frase:
Alternativas:
a)
pois as possibilidades de aprendizagem não têm limites ou referências contadas.
Alternativa assinalada
b)
pois as possibilidades de aprendizagem são limitadas à algumas referências restritas de educação.
c)
pois as possibilidades de aprendizagem são limitadas às referências da psicologia da educação, que é a base da Didática em espaços não formais.
d)
pois as possibilidades de aprendizagem são ilimitadas para a Didáticas, mas limitadas para a filosofia da educação nesses espaços.
e)
pois as possibilidades de aprendizagem são ilimitadas para as práticas pedagógicas didáticas e limitadas nas teorias da psicologia da educação.
5)
É importante compreender que uma boa prática educativa possui bases de conhecimento científico educacional, ou seja, princípios gerais que regem qualquer contexto educacional, formal e não formal. Possuem ainda princípios de formação humana, embasados nos conhecimentos científicos historicamente construídos pelos homens, reconhecidos por sua comunidade de pares. Nesse sentido, Severo (2015) reforça algumas questões sobre esse conhecimento tão fundamental. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
 
I.As instituições sociais de caráter formativo necessitam desenvolver mecanismos de fortalecimento de inter-relações quando se considera a importância de construir um projeto de sociedade com base em uma dinâmica educativa ampliada.
II. As instituições sociais de caráter formativo devem ter como objetivo que as pessoas tenham oportunidade de aprender para se situarem de forma melhor quanto aos seus objetivos e para que a socialização de saberes e práticas culturais implique um contexto de maior participação e conscientização social.
III. A dinâmica proposta pelas instituições sociais de caráter formativo deve promover aprendizados que permitam às pessoas transferir conhecimentos adquiridos em contextos escolares e reservar aos contextos não escolares a possibilidade de desenvolver habilidades voltadas ao trabalho manual e técnico, complementares ao trabalho intelectual desenvolvido na escola.
IV. A dinâmica proposta pelas instituições de caráter formativo devem manter sua dinâmica educativa em uma estrutura com base em aspectos da diversidade de saberes em fluxo nas relações humanas, incorporando múltiplas possibilidades de promoção de aprendizagens significativas.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais afirmações são verdadeiras:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
e)
II, III e IV, apenas
Alternativa assinalada

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.