Buscar

Psico Plano de Aula 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNO: Talvane Gomes Moraes – 1º Período Direito – Campus R9
Plano de Aula 11: Psicologia Aplicada ao Direito
Aplicação Prática Teórica
1. A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece, no capítulo VII: Da família, da criança, do adolescente e do idoso, no artigo 227, parágrafo 4º: “A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”.
Assegurado isso pela Constituição, a questão refere-se à evidência da ocorrência, uma vez que a maioria dos abusos em crianças (80%) são praticados por membros da família ou pessoas muito próximas que lhes impõem o silêncio. Sobre os procedimentos a serem adotados, de imediato, sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir:
 
I- Denunciar o fato ao Conselho Tutelar local;
II- Dialogar com o agressor esclarecendo a íntima relação do abuso sexual com outras situações de risco como maus tratos, negligência, pobreza e ainda, grande dificuldade de relacionamento social, agressividade, solidão, entre outras;
III- Buscar informações com outros profissionais da saúde e em livros especializados para estar preparado e apto a atender os casos de abuso sexual, uma vez que dificilmente ocorrem queixas ou denúncias;
IV- Dar oportunidade à criança ou ao adolescente de falar sobre o abuso e de expressar suas emoções e sentimentos após o fato, pois reações de depressão e ansiedade ocorrerão em virtude do trauma ser revivido durante algum tempo;
V- Afastar a vítima do agressor imediatamente, providenciando um local seguro e dando apoio emocional e psicológico, para, entre outros procedimentos, desculpabilizar a vítima.
 
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
(a) I e II;
(b) II e III;
(c) I, II e IV;
(d) I, IV e V;
(d) I, III e V.
(PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATIAIA- PSICÓLOGO/2007)
 
2. Em 2005, a esperança de vida do brasileiro alcançou os 71,9 anos. O Distrito Federal lidera o ranking da expectativa de vida nacional, com 74,9 anos seguindo-se os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Essa estatística do IBGE implica que:
 
(a) esse perfil demográfico gera demandas específicas nas mais diversas áreas da organização social, entre elas os aspectos previdenciários são os mais reconhecidos, mas estão longe de serem os únicos;
(b) A alteração desse perfil demográfico repercutirá de forma positiva na arrecadação de impostos especialmente nas contribuições para a Previdência Social;
(c) A expectativa de vida brasileira está próximaa de países como Japão, Suíça e Itália;
(d) A dramática situação da infância justifica o não atendimento adequado das necessidades dosidosos;
(e) A maior expectativa de vida em Brasília ocorre porque o Distrito Federal é a região mais rica da Federação.
(PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIS-PSICÓLOGO/2007)
 
3. Observe o seguinte relato: “Vivíamos uma situação econômica difícil. Um dia, briguei com meu irmão, e ele começou a gritar. Meu pai chegou e bateu nele, mas ele correu. Depois me bateu e dizia: chora, seu vagabundo, chora. Ele batia mais e foi batendo com a correia e sua fivela, depois com as mãos e depois 
Plano de Aula 11: Psicologia Aplicada ao Direito
com os pés, gritando: chora seu desgraçado, chora coisa ruim, tu num vai ser nada na vida. Isso não foi 
uma ou duas vezes, isso foi toda a minha infância”. Em função deste relato e dos fundamentos teóricos sobre a violência contra a criança, responda:
a)Que tipo de violência foi cometida neste caso relatado ?
RESPOSTA: Foi a violência física e psicológica porque há o uso da força para provocar lesões e visa causar danos à auto-estima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa.
b)Quais providências deveriam ser tomadas ?
RESPOSTA: A criança deve ser ouvida e afastada do agressor, deve também ter acompanhamento psicológico e o agressor ser enquadrado no crime de lesão corporal com aumento de pena por ser contra uma criança.
4. O ECA nasceu em resposta ao esgotamento histórico-jurídico e social do Código de Menores, em um momento em que o direito infanto juvenil deixa de ser considerado um direito menor, para se tornar um direito equiparado ao do adulto. A partir da afirmação acima, quais direitos foram adquiridos a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente?
(ADAPTAÇÃO-SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA – PSICÓLOGO/2008)
RESPOSTA: A criança e o adolescente têm os mesmos direitos que uma pessoa adulta e, além disso, têm alguns direitos especiais, por estarem em desenvolvimento físico, psicológico, moral e social. As crianças e os adolescentes não conhecem todos os seus direitos e por isso não têm condições de exigir, então é muito importante que todos conheçam o ECA para que se possa conseguir uma sociedade mais justa para todos.

Outros materiais