Buscar

Formação reticular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula de Neuroanatomia :12/03/2003
Transcrita por :Beatriz de Nazareth Figueira
Formação Reticular
 		Todo tipo de SN que se preze é formado por dois tipos de substancia : SC (axônio) e SB ( núcleo ou gânglio). Na realidade não é bem assim. Há no TE uma área, principalmente na região central do TE, um tecido que não é necessariamente fibra nem núcleo: há núcleos de vários formatos: predominantemente multipolares, piramidais, estrelados, etc. entrecortados por grandes quantidades de fibras em varias regiões. Não pode dizer que é fibra nem via, porque não tem só SB num feixe compacto nem que é núcleo porque são grupos dispersos de corpos de neurônios entrecortados por essas fibras. Parece uma rede de pesca: SB envolve corpos neuronais. 
 		Tem-se da parte mais superior da ME cervical até transição mesencéfalo com diencéfalo. Formação reticular (FR) surge na evolução quando surge cabeça do animal. Ela surge como um eixo ou plexo de neurônios com inúmeras sinapses ligadas ao controle. Ela aparece quando animal começa a organizar seus músculos, suas funções de forma mais elaboradas. Ela surge como um grande centro organizador no SN. 
 		Ela serve para controlar essas estruturas no organismo; comandando; controlando todas essas funções. Conforme vai evoluindo, ela vai trocando informações com estas outras estruturas. São funções básicas dela: 
 		Controlar ritmos viscerais primordiais: funciona sozinha, não precisa do cérebro para funcionar: ritmo cardíaco e respiratório; PA; centro respiratório. Cérebro é de certa forma dependente da FR. Ela controla também ritmos sono e vigília. Ela comanda => diretamente ligada ao controle da atividade elétrica cortical. Ela “liga/desliga” córtex. Ela que comanda sua atividade, é ela que “manda em quem pensa (córtex)”. 
 		Comportamento emocional se dá por ele quando em situações de perigo real, agindo de forma totalmente primitiva. Ela acompanha e controla grande parte do movimento: função motora. Antes do córtex organizar todo movimento complexo, há centros mais baixos na ME e TE que podem levar a movimentos de padrões rítmicos motores como marcha (ex.: quando lesa tracto cortico-espinhal, indivíduo pode desenvolver marcha.). 
 		Função importante também na sensibilidade => é o 1o centro receptor sensitivo, mesmo quando animal não tem córtex. Tem trabalho importante como centro de integração de informações, principalmente em alguns reflexos complexos que envolvem uma serie de fusos.
 		Assim, ela comanda estruturas básicas do indivíduo que com aparecimento do córtex, são transferidas algumas, mas em outras situações, ele que controla.
FR pode ser dividida sobre vários aspectos: histológico, bioquímico, de conexões. As duas primeiras não vai cobrar. 
 		Classificação sobre aspecto de conexões: pode separar formação reticular em 1/3 lateral e 2/3 mediais . Os 2/3 mediais é formado pela rafe mediana (mais interna) e pela zona intermédia (mais externa, lateral a ambos os lados da rafe mediana) , são estruturas predominantemente efetoras, por onde sai impulsos desta FR. A zona lateral é o 1/3 lateral da FR, tem como importância ser basicamente receptora.
A FR tem conexão nos 2 sentidos: com ME, com cerebelo, com córtex, com Te, conexões amplas com todo neuro-eixo. Ela é um elo de conexão com essas estruturas todas => deve-se à evolução. 
 		Aspectos Anatomofuncionais: o cérebro funciona a base de energia que é o pulso nervoso. O EEG mede atividade do cérebro, colocando-se sensores no couro cabeludo que captam estes. Atividade elétrica varia ao longo do dia. Esses estados são caracterizados por: 
ritmo beta de alta freqüência e baixa amplitude => acordado, vigília ;
ondas intercaladas de menor freqüência e maior amplitude que se intensificam conforme vai cochilando => estágio I do sono , são as ondas alfa .
ondas delta é o traçado do estágio IV
há um ritmo teta intermediário e pós estágio IV no qual o traçado se inverte e torna-se semelhante ao do beta que o de vigília.
Há um relaxamento cada vez mais profundo da musculatura => detectado pelo EMG (eletromiograma) no qual há diminuição da atividade da musculatura corporal. O EOG ( eletroculograma) mostra a alteração do globo ocular. O ECG (eletrocardiograma) também é feito durante o EEG porque o ECG monitora o coração, que se altera também durante o sono. 
Quando acontece a inversão do traçado => sono profundo, há uma divergência entre EMG e EOG porque o globo ocular começa a se mexer absurdamente devido ao aumento da atividade cortical => é o sono paradoxal ou MOR ou REM. 
 		Tanto sono como acordar são atividades elétricas dadas pela FR que ira comandar isso. Pessoa não dorme porque está cansada, há influencia da musculatura, mas não é ela que leva a pessoa a dormir. A pessoa dorme porque a FR “desligou” o córtex. 
 		O cientista Branon fez dois experimentos. No primeiro, ele seccionou a transição bulbo medular, é a chamada preparação encéfalo isolado, na qual o animal continua mantendo ritmo sono-vigília normal. Depois seccionou a transição mesencéfalo e diencéfalo, entre colículos, é a chamada preparação cérebro isolado, nesta o animal não acorda mais, tem sono eterno. Então, Branon percebeu que entre ME e cérebro há neurônios que ativam o córtex cerebral, que quando isolados, o cérebro não consegue “desligar”, então animal dorme sempre. Este grupo de neurônios, que vão ao córtex ativá-lo, foi chamado de SARA, sistema reticular ascendente. 
 		Porque acordamos com despertador ? Não é porque ouvimos o barulho. A mesma via auditiva coclear que penetra no Te e vai para o córtex , envia um colateral que faz sinapse com SARA, bombardeando informações elétricas que não é o som que ouvimos, mas som do meio ambiente que desperta. Se você lesa os dois giros temporais, o indivíduo não ouve mais nada, mas acorda com barulho. Se você lesa conexões da via auditiva com SARA, você ouve mas não acorda com barulho. Também acordamos quando ascende luz, somos “cutucados” pela atividade do SARA, devido pessoa/ animal acordar com qualquer variação do meio, pois é uma forma de defesa contra predadores. 
 		Ela seleciona sensibilidade das funções, faz uma filtração e integração das funções para que selecionemos a nossa atenção. Ela atua bloqueando áreas do córtex , esses impulsos e também conexões destas vias no TE. 
 		Se você se programa, você acorda devido à programação cortical. Há um relógio biológico no qual o córtex cerebral tem conexões (lobo frontal, parietal, hipotálamo) com FR, embora não se auto acorde, você é capaz de acordar porque FR ativa córtex cerebral. Se você está sozinho, você é capaz de acordar na hora devido ao condicionamento: ansiedade vai estimular FR. Pesadelo e sono quando muito bom, você acorda porque córtex estimula FR e acorda córtex cerebral => você desperta. 
 		O sono é causado por inibição cortical, que é uma função ativa. Se lesar região media da ponte, indivíduo não dorme mais porque há um sistema inibidor de forma localizada nas regiões baixas da ponte ativa causa sono porque ele inibe córtex cerebral através de fibras que atuam hiperpolarizando de forma que dificulta a atuação do SARA. 
 		A privação do sono no indivíduo relaciona-se com memória, sistema imunológico (muito acordado ocorre baixa imunológica que favorece infecções levando ao óbito.). 
 		Ao acordar espontaneamente, normalmente pessoa encontra-se no sono sonho paradoxal. Inicialmente está entre o estágio de vigília para profundo, levando a mistura de memória e acorda achando que está continuando sonho.
		Doenças do sono normalmente afeta dois estágios: 
estágio fase IV ;
estágio de despertar => Burderling.
 		O sonambulismo ocorre entre o dormir e acordar , ou seja, entre estágio I e vigília plena. É um distúrbio ligado ao estagio pre- despertar.
		Insônia é o contrario, acontece mais comumente por ansiedade, doenças (depressão que altera a serotonina que é fundamental para este estágio), drogas ( alucinógenos, anfetaminas). 
		Paralisia do sono: acorda mas não fica totalmente desperto: fica entreo estágio acordar e despertar. 
		Distúrbios do sono: Epilepsia é um exemplo : observa-se como traçados diferentes do EEG que indica alteração elétrica que pode gerar uma convulsão. O EEG monitora varias fases do sono, monitora atividade elétrica do córtex. 
Gente,
Espero que gostem da transcrição, fiz o melhor que pude. Boa prova para todos!!
Beatriz
“Que belíssima cena de destruição/ Não teremos mais problemas com a super população/ Veja que uniforme lindo fizemos pra você/ E lembre-se sempre que Deus está do lado de quem vai vencer.” A Canção do Senhor da Guerra. Renato Russo. PAZ!

Outros materiais